- Descrição técnica e descodificação do erro P2783
- Sintomas de mau funcionamento
- Causas do erro
- Como eliminar ou limpar o código de falha P2783
- Diagnosticar e resolver problemas
- Solenóide de embreagem de conversor de torque (TCC)
- Módulo de Controlo de Transmissão (MTC)
- Em que veículos este problema é mais comum
- Vídeo
O código de falha P2783 soa como “temperatura do conversor de torque demasiado alta”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Torque Converter Temperature Too High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2783
O código de diagnóstico de falha P2783 é definido quando o PCM ou TCM detecta que a temperatura do conversor de torque é demasiado elevada. As transmissões automáticas controladas por computador utilizam pressões hidráulicas variáveis para mudar de velocidade e operar a embraiagem do conversor de torque (TCC).
Nos veículos modernos equipados com transmissões automáticas, é utilizado um conversor de torque entre o motor e a transmissão. É utilizado para aumentar o binário de saída do motor e a tracção das rodas.
O motor e a transmissão estão efectivamente ligados através de um mecanismo de embraiagem hidráulico dentro do conversor de torque. O que aumenta o torque até as velocidades se igualarem.
Solenóides do conversor de torque (TCC), dirigir o fluido hidráulico e engatar a embraiagem do conversor de torque para criar uma forte ligação e aumentar a eficiência.
Quando o solenóide de transmissão é defeituoso, na maioria dos casos o problema não está na parte eléctrica. Embora o erro P2783 possa indicar apenas isso. O problema é geralmente causado por material estranho que obstrui o funcionamento mecânico do solenóide ou o fluxo de fluido através do corpo da válvula de transmissão.
A válvula solenóide de pressão linear regula a pressão de descarga da bomba de óleo. De acordo com as condições de condução, em resposta a um sinal enviado do Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) ou do Módulo de Controlo de Potência (PCM).
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2783 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- O carro entra no modo de emergência da caixa de velocidades.
- A transmissão escorrega durante a mudança de velocidades.
- Encravamentos de transmissão em engrenagens.
- As mudanças de velocidades são difíceis.
- Sobreaquecimento da transmissão.
- Aumento do consumo de combustível.
- Problemas com o acoplamento e desengate da embraiagem de bloqueio do conversor de torque.
A avaria P2783 é bastante grave, uma vez que a sua ocorrência pode levar a problemas de condução. Podem ocorrer problemas de transmissão, afectando o funcionamento do motor. É aconselhável rectificá-lo o mais rapidamente possível para evitar consequências mais graves.
Causas do erro
O código P2783 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A válvula solenóide de embreagem do conversor de torque (TCC) está defeituosa.
- Fluido contaminado ou filtro de transmissão entupido.
- Baixo nível de fluido de transmissão.
- As passagens do fluido de transmissão estão obstruídas.
- Bomba de transmissão defeituosa ou carcaça da válvula de transmissão.
- Outras avarias mecânicas no interior da transmissão.
- Problema de cablagem ou conector danificado.
- Em casos raros, mau funcionamento da PCM ou da MTC.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2783
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2783:
- Mudar o fluido ATF e o filtro.
- Encher o fluido de transmissão até ao nível requerido.
- Lavagem para limpar as condutas internas da transmissão.
- Teste, se necessário substituir a válvula solenóide de controlo de pressão avariada.
- Reparar ou substituir a bomba de transmissão avariada e a caixa da válvula de transmissão.
- Verificar os conectores bem como a cablagem.
- Flash ou substituir o PCM/TCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Antes de iniciar o processo de resolução de problemas P2783, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.
Em seguida, deve verificar o nível do fluido e verificar o estado do fluido quanto a contaminação. Antes de substituir o fluido, deve verificar os registos do veículo para ver quando o filtro e o fluido foram trocados pela última vez.
Deverá então efectuar uma inspecção visual detalhada para verificar o estado da cablagem em busca de defeitos óbvios. Verificar os conectores e a cablagem para a válvula solenóide do conversor de torque e PCM ou TCM.
As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A verificação da continuidade da cablagem deve ser sempre efectuada com a energia desligada do circuito. Para evitar curto-circuitos e criar danos adicionais.
A resistência ou falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito. Isto exigirá reparação ou substituição.
Solenóide de embreagem de conversor de torque (TCC)
Verificar a resistência na solenóide TCC e na cablagem interna de transmissão depois de remover o conector do feixe de cabos. O multímetro deve ser ajustado à escala de ohm com condutores positivos e negativos nos pinos para o circuito de potência e controlo do TCC.
A resistência deve estar dentro das especificações do fabricante. Se for muito elevado ou excedido. Remover a panela de óleo da transmissão para inspeccionar o solenóide dentro da transmissão, se possível. Verificar a tensão no circuito de alimentação do solenóide TCC ou no conector do feixe de cabos na MTC.
Módulo de Controlo de Transmissão (MTC)
Uma vez que a embraiagem do conversor de torque é activada apenas durante certas condições de condução. Será necessário monitorizar a MTC com a ferramenta de diagnóstico avançado. Para determinar se o MTC está a enviar um comando para o solenóide TCC e quais são as leituras reais do feedback.
Para verificar se o MTC está realmente a enviar um sinal, será necessário um multímetro gráfico preparado para o ciclo de trabalho ou um osciloscópio de armazenamento digital. Ligar o fio positivo do multímetro, ao feixe de cabos que vai para o MTC. E o fio negativo para uma boa terra.
O ciclo de trabalho deve ser o mesmo que o estabelecido pela MTC na leitura da ferramenta de diagnóstico alargado. Se o ciclo se mantiver a 0% ou 100% ou for intermitente, verificar novamente as ligações. Se todos os cabos e o solenóide estiverem OK, mas o erro P2783 permanece, a MTC pode estar defeituosa.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2783 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Dodge
- Ford
- Mazda
- Mercedes-Benz (Sprinter, W204, W205, W212)
Com o código de falha P2783 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2756, P2757, P2758, P2759, P2760, P2761, P2762, P2763, P2764.