- Descrição técnica e descodificação do erro P029E
- Sintomas de mau funcionamento
- Causas do erro
- Como eliminar ou limpar o código de falha P029E
- Diagnosticar e resolver problemas
- Verificar o sensor de oxigénio e a bomba de combustível
- Verificar o feixe de cabos e os injectores
- Em que veículos este problema é mais comum
- Vídeo
O código de falha P029E soa como “corte de combustível, cilindro 2 limite máximo de controlo atingido”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Trim (FT), Cylinder 2 Maximum Control Limit Reached”.
Descrição técnica e descodificação do erro P029E
Este código de diagnóstico de anomalia é comum e aplica-se a todos os veículos a gasolina OBD-II. No entanto, a ação exacta para corrigir o erro P029E pode diferir consoante a configuração do grupo motopropulsor.
O PCM utiliza o sistema de regulação do combustível para ajustar a mistura combustível-ar que entra nos cilindros do motor. O ajuste de curto prazo é calculado pelo PCM continuamente, com base nos parâmetros mínimos e máximos da relação combustível/ar.
Pequenos desvios são normais e não causam a persistência do código P029E. Os parâmetros máximos de ajuste do combustível situam-se normalmente na gama dos vinte e cinco por cento. A ultrapassagem deste limite máximo provoca a persistência deste tipo de código.
O motor funciona com uma eficiência óptima quando os parâmetros mínimos e máximos da mistura combustível-ar se situam entre zero e dez por cento. Estes parâmetros são definidos no PCM do veículo e podem variar de veículo para veículo.
Se o PCM detetar um escape pobre, a quantidade de combustível deve ser aumentada, caso em que a correção de combustível reflectirá uma percentagem positiva. Se o escape for demasiado rico, o motor necessita de menos combustível e o controlo do combustível deve refletir uma percentagem negativa.
O código P029E significa que o módulo de controlo do grupo motopropulsor (PCM) detectou um nível de combustível extremamente baixo num determinado cilindro do motor, neste caso, o cilindro n.º 2.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P029E para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz indicadora “Check engine” no painel de controlo acende-se (o código é guardado na memória do ECM como uma falha).
- Rotações flutuantes, o motor do veículo pode funcionar de forma irregular.
- Potência reduzida do motor.
- O motor pára ou não arranca corretamente.
- Ignição intermitente/ausente ao ralenti ou sob carga.
- Presença de códigos de mistura pobre armazenados no escape.
- Podem estar presentes códigos de ignição em falta.
A gravidade do erro P029E é elevada, pelo que deve tomar medidas para o corrigir o mais rapidamente possível. Uma vez que o veículo pode ter problemas graves que podem afetar o desempenho do motor.
Causas do erro
O código P029E pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Injetor de combustível avariado ou com fugas.
- Bomba de combustível avariada.
- Fuga de vácuo do motor (incluindo falha da válvula EGR).
- Defeito no sensor de oxigénio.
- Defeito no fluxo de massa de ar (MAF) ou no sensor de pressão de ar do coletor (MAP).
- Por vezes causado por um módulo ECM avariado.
Como eliminar ou limpar o código de falha P029E
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P029E:
- Ler todos os dados armazenados e os códigos de erro com uma ferramenta de controlo OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Teste a condução do veículo para ver se o erro P029E reaparece.
- Verifique o funcionamento dos injectores de combustível.
- Verifique a fuga de vácuo e a válvula EGR.
- Teste o sensor de oxigénio, o sensor de fluxo de massa de ar e a pressão de ar do coletor.
- Se não forem encontrados problemas, verifique o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
Para começar a reparar o erro P029E, deve efetuar uma verificação completa do sistema para detetar todos os códigos de avaria OBD2. Se estiverem presentes códigos relacionados com erros do sensor MAF ou MAP, corrija-os primeiro antes de passar à correção do erro principal.
Continue o seu diagnóstico com uma inspeção geral da área do coletor de admissão do motor e preste atenção às fugas de vácuo. Procure sons sibilantes que possam indicar uma fuga.
Verifique se existem fissuras ou rupturas em todas as mangueiras e linhas de plástico. Inspeccione os bordos do coletor de admissão para detetar sinais de falha da junta. Inspeccione também os injectores de combustível para detetar sinais de fuga de combustível. Se o injetor estiver molhado de combustível, pode assumir que falhou.
Verificar o sensor de oxigénio e a bomba de combustível
Monitorize o sensor de oxigénio para determinar se existe realmente um estado de esgotamento dos gases de escape. Se for detectado um estado de escape pobre, utilize um manómetro de combustível para verificar a pressão do combustível e compare-a com as especificações do fabricante.
Se a pressão do combustível estiver abaixo dos valores mínimos, utilize um multímetro para verificar o relé e a tensão na bomba de combustível. Normalmente, esta deve corresponder à tensão fornecida pela bateria.
Se a tensão for normal, retire o filtro de combustível e verifique se está entupido com detritos; se estiver, substitua-o. Se o filtro estiver limpo, a bomba de combustível deve ser testada para verificar se não está a funcionar corretamente.
Verificar o feixe de cabos e os injectores
Depois de verificar a pressão do combustível, se estiver em conformidade com as especificações, verifique se o feixe de cabos está desgastado e se o conetor tem contactos soltos ou um fecho partido. Repare se necessário e verifique se o erro P029E regressa.
Desligue o conetor do PCM e ligue-o ao circuito do controlador do injetor de combustível. Qualquer resistência indica um problema. Uma resistência infinita indica uma rutura no circuito. Localize e repare, depois tente novamente.
Se não encontrar qualquer problema com o arnês, mas o acionador do injetor de combustível não funcionar, verifique a alimentação e a terra do PCM. Se estiverem correctos, o próprio PCM pode estar avariado.
Se a parte eléctrica estiver boa, o mais provável é que o injetor esteja entupido ou sujo. Tente limpá-lo. Um kit de lavagem é barato e também ajudará o resto dos injectores a funcionar melhor. Se a limpeza não resolver o problema, o injetor tem de ser substituído.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P029E pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Ford
- Land Rover
- Mercedes-Benz
- Peugeot
Com o código de falha P029E é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P029A, P02A2, P02A6, P02AA, P02AE, P02B2, P02B6, P02BA, P02BE, P02C2, P02C6.