O código de falha P2610 soa como “ECM/PCM desempenho do temporizador da oferta interna do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “ECM/PCM Internal Engine Off Timer Performance”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2610
O código de falha OBD-II P2610 é um código genérico que é definido como “mau funcionamento do temporizador interno de paragem do motor no módulo de controlo (ECM/PCM)”. É definido quando o módulo de controlo não consegue determinar se o motor foi ou não desligado, ou há quanto tempo o motor foi desligado.
O módulo de controlo utiliza os sinais de entrada dos sensores do motor para determinar se o motor está em funcionamento. Estes indicadores de sinal incluem o sensor de posição do virabrequim, a pressão do combustível e a tensão de ignição primária.
Se o ECM/PCM não conseguir detectar um sinal de um destes indicadores indicando que o motor foi desligado. Nenhum comando é enviado para o temporizador interno e também é incapaz de reconhecer se o motor foi desligado.
O temporizador interno de paragem do motor ECM/PCM é crítico para a monitorização dos ciclos de ignição. O que ajuda a calcular a entrega de combustível e o tempo de ignição, bem como os padrões de mudança de velocidades.
Se o ECM / PCM for incapaz de declarar o motor desligado e iniciar o controlo da temporização entre os ciclos de ignição. Então o código P2610 será armazenado e a luz indicadora de mau funcionamento pode acender-se.
Normalmente são necessários vários ciclos de falha de ignição para que a lâmpada indicadora de mau funcionamento se ilumine.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2610 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Na maioria dos casos, provavelmente não haverá sintomas óbvios.
- Em alguns casos, o consumo de combustível pode aumentar.
- Com o tempo, podem ocorrer sintomas de fraca controlabilidade do motor.
- Redução do desempenho do motor.
- O veículo pode reprovar num teste de emissões porque o autoteste EVAP não pode ser iniciado.
O código de falha diagnóstica P2610 não é considerado grave, mas é melhor repará-lo mais cedo. Uma vez que muitos factores dependem do desempenho do temporizador interno de paragem do motor ECM/PCM.
Causas do erro
O código P2610 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Módulo ECM / PCM defeituoso.
- Falha do software ECM / PCM.
- Cablagem ou conectores danificados e corroídos.
- Circuito de terra PCM danificado ou dispositivo de saída de dados defeituoso.
- Circuito aberto ou curto-circuito no circuito CAN.
- Sensor de posição do virabrequim (CPS) defeituoso ou curto-circuito na cablagem.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2610
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2610:
- Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
- Desligar e verificar cada contacto no autocarro CAN com uma ferramenta de diagnóstico especializada.
- Verificar o sensor de posição do virabrequim (CPS).
- Se o problema persistir, o PCM poderá ter de ser substituído e reprogramado.
Diagnosticar e resolver problemas
Diagnosticar um código P2610 pode ser uma tarefa assustadora mesmo para o técnico mais experiente e bem equipado. No entanto, há alguns testes preliminares que podem ser realizados antes de se chamar ao serviço para substituir o PCM.
Comece por inspeccionar visualmente todos os cabos e arneses visíveis associados aos controladores do veículo. Utilizando um multímetro, verificar as ligações de terra ao motor e à carroçaria para garantir que estão OK.
Como o temporizador interno de paragem do motor utiliza dados da posição da cambota (CPS) e sensores de pressão de combustível. Também vale a pena verificar se estes estão em boas condições de funcionamento.
Ligar a bateria
Para excluir todas as variantes de erro P2610, inspeccionar visualmente a cablagem, verificar a tensão da bateria. Os terminais e cabos da bateria também devem ser verificados quanto a ligações soltas.
Assegurar que a tensão do sistema corresponde ao valor especificado no manual. O sistema de carregamento está totalmente operacional e a bateria está em bom estado, iniciar o procedimento de diagnóstico.
Outras verificações
Localizar o ECM / PCM e inspeccioná-lo para detectar danos causados por água, calor ou colisão. Se o PCM for danificado, especialmente pela água, é provável que esteja defeituoso e deve ser substituído.
A seguir, verificar os fusíveis e relés da unidade de potência ECM / PCM. Inspeccionar e substituir os fusíveis queimados, bem como o conector do relé.
Se o código da fonte de alimentação ECM / PCM também estiver presente juntamente com o erro P2610, corrigi-lo primeiro antes de corrigir esta falha.
Após a realização dos testes, verificar novamente o erro; se este persistir, é provável que o módulo ECM / PCM esteja defeituoso. A substituição do ECM / PCM ou qualquer outro controlador requer normalmente uma reprogramação para se adequar ao veículo.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2610 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet (Aveo, Cruze, Lacetti, Lanos, Silverado)
- Chrysler
- Daewoo (Gentra, Nexia)
- Dodge
- Ford (Focus)
- GMC
- Honda (Accord)
- Hyundai (Santa Fe)
- Kia (Cerato, Optima)
- Land Rover
- Lexus
- Mazda (3, 5, 6, CX-5, Miata)
- Mercedes-Benz (Sprinter)
- Nissan (Rogue)
- Opel (Astra)
- Ravon (R3)
- Subaru
- Toyota (Camry, Corolla)
Com o código de falha P2610 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0606, P0607, P0613, P0614.