O código de falha P2608 soa como “aquecedor de ar de admissão circuito “B” alto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Air Heater “B” Circuit High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2608
O código de falha OBD-II P2608 é definido como “Alto nível de sinal no circuito de aquecimento do ar de admissão ‘B'”. É definido quando o PCM (Powertrain Control Module) detecta uma tensão de entrada anormal no circuito do aquecedor de ar de admissão.
Os sistemas típicos de aquecimento do ar de admissão consistem num elemento de aquecimento, um ventilador para mover o ar aquecido para dentro do motor. Assim como vários componentes eléctricos, incluindo cabos, conectores, sensor de temperatura e relé.
A função do aquecedor do ar de admissão é aquecer o ar de admissão para melhorar a combustão a baixas temperaturas.
Ter em mente que o pré-aquecedor do ar de admissão só entra em acção quando a temperatura ambiente desce abaixo do nível especificado pelo fabricante. O pré-aquecimento da entrada de ar tem várias vantagens, entre as quais uma redução no consumo de combustível. Uma vez que a mistura de ar quente e combustível se combusta mais completamente do que a mistura fria.
As variações de tensão no circuito de entrada que estão fora do intervalo especificado gerarão o código de falha P2608. Segue-se a activação da lâmpada de controlo, que sinaliza a ocorrência do erro.
Nem sempre é o caso de a primeira falha definir um código e activar a lâmpada indicadora. Em alguns casos são necessários vários ciclos de falhas antes que a lâmpada indicadora se ilumine.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2608 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como código de falha).
- Pode não haver outros sintomas para além do código de falha armazenado.
- Tempo de arranque do motor mais longo do que o normal.
- Ociosidade desigual a baixas temperaturas.
- O motor pode estagnar ao ralenti a temperaturas muito baixas.
- Aumento do consumo de combustível.
O erro P2608 é geralmente suave, mas pode por vezes ser grave, dependendo dos sintomas específicos da falha. Recomenda-se, portanto, que a falha seja corrigida o mais depressa possível se for detectado um problema.
Causas do erro
O código P2608 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Relé de elemento de aquecimento defeituoso.
- O elemento de aquecimento em si é defeituoso.
- Conector corroído ou danificado.
- Feixe de cabos defeituoso ou danificado.
- Condutas de ar danificadas ou entupidas.
- Motor do ventilador defeituoso.
- Sensor de temperatura defeituoso.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2608
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2608:
- Verificar e, se necessário, substituir o relé do elemento de aquecimento.
- O elemento de aquecimento é defeituoso e deve ser substituído em caso de defeito.
- Limpar qualquer corrosão nos conectores.
- Reparar ou substituir o feixe de cabos.
- Substituir condutas de ar e condutas de ar danificadas.
- Substituição do motor do ventilador.
- Verificar e, se necessário, substituir o sensor de temperatura.
- Se o erro persistir, verificar o módulo PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de problemas P2608, é estudar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo a longo prazo, apontando-lhe a direcção certa.
O aquecedor pode não ser activado automaticamente se a temperatura ambiente do ar ou do motor estiver acima do limite estabelecido pelo fabricante. O circuito deve ser activado quando o comando “ON” é dado com o scanner ou quando a alimentação é aplicada manualmente.
Passos alargados
Os passos avançados para diagnosticar o erro P2608 são muito específicos e requerem equipamento sofisticado para um desempenho preciso. Estes procedimentos requerem um multímetro digital e manuais técnicos específicos para veículos.
Os requisitos de tensão variam em função do ano específico do modelo, modelo e tipo de motor do veículo.
Se a tensão for aplicada a um componente que não esteja a funcionar, é provável que esse componente esteja defeituoso e necessite de ser substituído. Se não houver energia disponível para o funcionamento do circuito, poderá ser necessária uma verificação de continuidade para identificar cabos ou componentes defeituosos.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2608 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet
- Ford
Com o código de falha P2608 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0541, P0633, P2605, P2606, P2607.