O código de falha P245A soa como “circuito de controlo de recirculação de gases de escape circuito de controlo de desvio do refrigerador/aberto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Gas Recirculation Cooler Bypass Control Circuit/Open”.
Descrição técnica e descodificação do erro P245A
Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P245A é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O código de falha OBD-II está relacionado com o circuito de controlo de recirculação de gases de escape (EGR). O objectivo do circuito é abrir e fechar a válvula de desvio EGR sob condições especificadas. Para evitar a sobrecarga do refrigerador EGR, conhecido como entupimento, que afecta o desempenho e a eficiência do motor diesel.
O Módulo de Controlo do Motor (ECM) controla o funcionamento deste circuito ao receber tensões de referência do interruptor de temperatura EGR. Assim como outros componentes relacionados, para controlar a válvula de bypass do refrigerador EGR. Que devolve os gases de escape ao orifício de admissão para a re-combustão.
Quando o ECM detecta uma tensão ou resistência incorrecta no circuito de controlo de bypass do refrigerador EGR, o código P245A é definido. O Indicador de Verificação do Motor, o Indicador de Manutenção do Motor, ou ambos, também podem acender.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P245A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O motor pode reprovar no teste de emissões.
- Um ruído de batida pode ser ouvido durante a aceleração.
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- A severidade do código P245A pode variar de médio a grave, dependendo dos sintomas específicos da falha. Assim como o nível de desempenho do refrigerador e da válvula de alívio.
Uma válvula de recirculação de gás de escape ou circuito de controlo defeituoso, pode causar combustão excessiva, bem como ignição precoce. Isto pode causar danos em pistões, válvulas e outros componentes internos do motor relacionados.
Causas do erro
O código P245A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sistema de recirculação de gás de escape sujo ou entupido (válvula de recirculação de gás de escape).
- Válvula solenóide de controlo da ventilação de recirculação de gases de escape defeituosa.
- Relé de temperatura defeituoso.
- A ventilação do sistema de recirculação de escape está entupida.
- Excesso de fuligem ou acumulação de carbono nas paredes.
- Cabos eléctricos em curto-circuito ou quebrados relacionados com o sistema de recirculação de gases de escape.
- Conectores eléctricos debilitados, corroídos ou danificados relacionados com o sistema de recirculação de gases de escape.
- Em casos raros, mau funcionamento do módulo de controlo do motor (ECM).
Como eliminar ou limpar o código de falha P245A
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P245A:
- Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se o código P245A aparece novamente.
- Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sistema de recirculação de gases de escape.
- Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
- Se o problema persistir, verificar as condutas do sistema de recirculação de gás de exaustão para verificar a obstrução. Inspeccionar as linhas de vácuo e efectuar uma verificação minuciosa de fugas de vácuo.
- Verificar o funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape e da válvula solenóide de controlo de ventilação.
- Medir a tensão no circuito da válvula solenóide de controlo de ventilação do sistema utilizando um multímetro digital.
- Comparar o valor medido com o valor indicado na folha de dados do fabricante, substituir a válvula avariada, se necessário.
- Se o problema persistir, verificar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de problemas P245A é o estudo dos Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com um determinado veículo.
As etapas de diagnóstico avançadas são muito específicas do veículo. Podem exigir equipamento e conhecimentos especializados para executar as etapas com precisão.
Permita que o motor do seu veículo arrefeça. Na maioria dos casos, os sistemas de recirculação de gases de escape são muito quentes. Uma vez que são normalmente instalados directamente no sistema de escape. Portanto, se não permitir que o motor arrefeça, poderá queimar-se.
Danos visuais
Localizar todos os componentes associados ao circuito de recirculação dos gases de escape e examiná-los para detectar danos físicos óbvios. Consoante o veículo específico, este circuito pode incluir vários componentes. Interruptor de temperatura, válvula de desvio, válvula de recirculação de gás de escape, refrigerador de recirculação de gás de escape e unidade de controlo do motor.
Efectuar uma inspecção visual minuciosa para verificar se os feixes de cabos apresentam defeitos óbvios tais como arranhões, arranhões, fios expostos ou marcas de queimaduras. Em seguida, verificar os conectores e ligações quanto à segurança, corrosão e danos por contacto.
Certifique-se de verificar cuidadosamente a integridade dos arneses de cabos. Estes correm frequentemente ao longo e à volta do tubo de escape. Por conseguinte, é essencial fixar quaisquer fios soltos. Se encontrar um fio soprado, solde-o e assegure-se de que está devidamente isolado.
Verificação de voltagem
Ao verificar a tensão, deve identificar a ausência de uma fonte de alimentação ou ligação à terra. Isto requer a verificação da continuidade da cablagem, conectores e outros componentes.
As leituras normais de resistência para cablagem e ligações devem ser de 0 ohms. A presença de resistência ou falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa. Que está aberto, curto-circuitado ou corroído e deve ser reparado ou substituído para corrigir o erro P245A.
A tensão de referência e as gamas admissíveis podem variar em função do veículo e da configuração específica do circuito.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P245A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet
- Dodge (RAM)
- Ford
- GMC
- Hyundai
- Jeep
- Land Rover (Freelander, Range Rover)
- Mercedes-Benz (W639)
- Nissan
- Opel
- Ssangyong (Rexton)
- Volkswagen
- Volvo
Com o código de falha P245A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0103, P0113, P0671, P245B, P245C, P245D.