O código de falha P240A soa como “sistema de detecção de emissões evaporativas circuito de controlo do aquecedor da bomba/abrir”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Evaporative Emission (EVAP) System Leak Detection Pump Heater Control Circuit/Open”.
Descrição técnica e descodificação do erro P240A
Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P240A é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O código indica que uma parte do sistema de controlo EVAP já não está a funcionar correctamente. O sistema EVAP é composto por muitas partes incluindo (mas não limitado a) tampa do tanque, linhas de combustível, tanque de carbono, válvula de ar e outros.
O EVAP impede que os vapores de combustível escapem do sistema de combustível do veículo. O vapor de combustível é encaminhado através de mangueiras para um recipiente de carbono para armazenamento. Mais tarde, quando o motor está em funcionamento, a válvula de controlo da purga abre-se, permitindo que o vapor de combustível seja aspirado sob vácuo.
O sopro da lata EVAP é controlado por uma válvula que, devido ao vácuo criado pelo funcionamento do motor, permite que os vapores de combustível sejam aspirados. Estes fluem do tanque de combustível para o motor para combustão, em vez de fugirem para a atmosfera.
Em alguns sistemas EVAP, uma bomba electrónica de detecção de fugas é utilizada para pressurizar o sistema. O sistema pode, portanto, ser verificado quanto a fugas ou vazamentos.
Os orifícios de referência de detecção de fugas podem ser colocados num ponto ou em vários pontos em todo o sistema EVAP. Os orifícios de detecção de fugas são normalmente lineares, de modo a que o fluxo possa ser medido com precisão quando a bomba é activada.
A PCM utiliza os sinais de entrada dos sensores de pressão e fluxo EVAP em conjunto com o orifício de referência para determinar se o sistema está a funcionar correctamente.
O orifício de referência de detecção de fugas EVAP é geralmente pequeno, com um filtro ou apenas uma secção da linha EVAP. Restringe o fluxo para que a pressão EVAP ou o sensor de fluxo possa obter uma amostra precisa.
Se o PCM detectar um circuito aberto no controlo do aquecedor da bomba de detecção de fuga de vapor de combustível, o código P240A será armazenado. A Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) também pode acender.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P240A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Em alguns casos, pode estar presente um odor a combustível.
- Ligeira redução no desempenho do motor.
- Um ligeiro aumento no consumo de combustível.
- Na maioria dos casos não notará quaisquer sintomas para além da lâmpada de controlo (MIL) iluminada.
O código de gravidade da falha P240A é médio. O veículo poderá continuar a circular, mas as emissões aumentarão. Na prática, não será capaz de passar no teste de emissões.
Causas do erro
O código P240A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Aquecedor de bomba com detecção de fugas defeituosas.
- Circuitos ou conectores do sistema corroídos, quebrados ou em curto-circuito.
- Sensor de pressão EVAP defeituoso.
- Linha EVAP danificada.
- Tampa de enchimento de combustível mal colocada.
- A caixa de carbono está danificada ou entupida.
- Solenóide de controlo de purga ou ventilação defeituosa.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P240A
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P240A:
- Verificar o aquecedor da bomba de detecção de fugas.
- Testar os circuitos eléctricos e os conectores e reparar, se necessário.
- Inspeccionar as linhas EVAP danificadas.
- Verificar o sensor de pressão EVAP.
- Inspeccionar as linhas EVAP, bem como a lata de carbono.
- Substituir o PCM se a situação o exigir.
Diagnosticar e resolver problemas
Ao iniciar a correcção do erro P240A verificar se todas as mangueiras EVAP estão ligadas correctamente e em bom estado. Verificar os feixes de cabos quanto a danos óbvios, devido a desgastes ou encaminhamento incorrecto. Inspeccionar os conectores eléctricos quanto à corrosão, os pinos devem ser rectos e correctamente montados.
Verificar se a mangueira de escape através da qual o ar fresco entra na vasilha não está bloqueada, entupida ou esmagada. Se o ar for insuficiente durante o ciclo de purga, isto pode fazer com que este código de falha seja activado.
Inspecção visual
Uma vez que o código P240A é um código de falha geral, pode muitas vezes estar relacionado com cabos danificados ou corroídos. Também um sensor defeituoso ou uma bomba de detecção de fugas.
Localizar o recipiente EVAP debaixo do veículo. Pode ser fixado ao depósito de combustível ou ser separado dele pelas mangueiras que vão para a bomba de combustível. Verificar se o conector do sensor de pressão do sistema de controlo EVAP está totalmente inserido e fixado.
Inspeccionar o conector quanto a corrosão, desligar o sensor e inspeccionar os pinos terminais. Para garantir que estão limpos e livres de humidade. Verificar os fios do sensor para determinar se existem rasgões, inchaços no isolamento dos fios. O que pode indicar corrosão no interior do fio.
Verificar a tensão no sensor e na bomba
Verificar se há 5 volts no fio de controlo e verificar se o circuito de terra está intacto. Verificar o fio de sinal com um multímetro para determinar a voltagem, deve ser cerca de 3 volts.
Remover a mangueira ligada ao sensor de pressão EVAP e à bomba e criar um vácuo usando um manómetro de vácuo, monitorizando as mudanças de voltagem no multímetro. Se a tensão muda quando o vácuo é aplicado, tudo está a funcionar. Se a voltagem não mudar, então existe uma falha.
Realizar um teste de agitação para determinar se existe um problema. Ao agitar ou abanar os fios, observe a leitura no multímetro para ver se existe uma flutuação de voltagem. Se a tensão subir ou descer acentuadamente quando se vira uma secção de fio, é provável que tenha uma ruptura que precisa de ser reparada.
No caso de o teste de agitação falhar, desligar a bomba EVAP e verificar a tensão. Se a tensão permanecer alta com a bomba desligada, verificar o feixe de cabos para um fio de sinal curto-circuitado.
Se a tensão de referência e a leitura de terra estiverem correctas, uma bomba EVAP avariada é muito provavelmente o problema. Por conseguinte, terá de ser substituído para corrigir o erro P240A.
Ocasionalmente, quando a bomba é desligada, a alta voltagem desaparece, o circuito de terra está intacto e a voltagem de referência está correcta. Isto indica que a mangueira de purga EVAP está entupida. Desconectar a mangueira da válvula de purga e soprá-la com ar comprimido. Se o bloqueio não puder ser removido, substituir a mangueira.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P240A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW (X5)
- Mercedes-Benz
- Volkswagen (Jetta)
Com o código de falha P240A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P240B, P240C.