Código de falha P2278 – O2 sinais de sensores trocados (Banco 1, Sensor 3/Banco 2, Sensor 3)

O código de falha P2278 soa como “O2 sinais de sensores trocados (Banco 1, Sensor 3/Banco 2, Sensor 3)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O2 Sensor Signals Swapped (Bank 1, Sensor 3 / Bank 2, Sensor 3)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2278

O código de erro P2278 significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou que a cablagem para os sensores de oxigénio O₂ foi trocada. O computador do veículo utiliza as leituras do sensor de oxigénio para ajustar a quantidade de combustível que precisa de ser injectado no motor para o funcionamento mais eficiente.

Código de falha P2278 – O2 sinais de sensores trocados (Banco 1, Sensor 3/Banco 2, Sensor 3)

Durante o funcionamento normal, o sensor O₂ responde a alterações no teor de oxigénio do fluxo de escape.  Dependendo do tipo de sensor, detecta alterações tanto na tensão do sinal como na resistência eléctrica. Que o PCM utiliza para manter a relação ar/combustível tão próxima quanto possível da relação ideal de 14,7:1.

O PCM monitoriza as leituras do sensor O₂ para o correcto funcionamento do motor. Por exemplo, se der um comando para adicionar mais combustível ao banco 2, mas depois vê que o sensor de oxigénio no banco 1 reage. Trata a informação e correlaciona o que considera serem dados incorrectos, este código é então accionado.

O código de falha P2278 é pouco frequente e só se aplica a veículos com motores que tenham mais do que uma fila de cilindros. Se tiver apenas um motor em linha, não obterá este código.

O erro aplica-se aos sensores de oxigénio O₂ número 3. A ligação é misturada entre si, mais precisamente entre o Banco 1 e o Banco 2.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2278 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  3. Operação defeituosa ou de emergência.
  4. Redução do desempenho do motor.
  5. Aumento do consumo de combustível.

O código de gravidade da falha P2278 é elevado. Se esta falha for ignorada, existe uma elevada probabilidade de falha do conversor catalítico. Isto pode acabar por custar uma quantia considerável de dinheiro.

Causas do erro

O código P2278 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Os conectores do sensor de oxigénio n.º 3 (Banco 1 e Banco 2) estão misturados.
  • Os fios de ligação dos sensores de oxigénio n.º 3 (Banco 1 e Banco 2) são misturados.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Quase sempre o problema começa após a reparação ou substituição dos sensores de oxigénio O₂. É provável que os fios eléctricos tenham sido misturados durante a ligação.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2278

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2278:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro.
  2. Ler todos os códigos de erro armazenados para descobrir quando e em que circunstâncias o erro ocorreu.
  3. Apagar os erros da memória do computador e testar o carro para ver se o código P2278 aparece novamente.
  4. Se o código de erro aparecer, inspeccionar visualmente os conectores e os cabos dos sensores de oxigénio (Banco 1 e Banco 2) para ver se estão misturados.
  5. Se não for encontrado qualquer problema, teste o módulo PCM, substitua-o se necessário.

Diagnosticar e resolver problemas

A primeira coisa a fazer ao diagnosticar uma falha P2278 é lembrar se foi recentemente realizado algum trabalho nos sensores de escape e oxigénio O₂. Se assim for, esta é muito provavelmente a causa do problema. Muito provavelmente, os conectores eléctricos ou fios do sensor de oxigénio O₂ No. 3 do Banco 1 para o Banco 2 foram trocados durante a ligação.

Inspeccionar visualmente todos os conectores e cabos para o sensor de oxigénio O₂. Ver se os fios estão danificados, arranhados ou derretidos, e repará-los, se necessário.

É provável que os conectores tenham sido trocados. Pode tentar trocar os dois conectores da cablagem de oxigénio como primeiro passo de reparação. Em seguida, limpar os códigos de falha e realizar um teste de condução para ver se o código regressa. Se não regressar, este foi muito provavelmente o problema.

Se o erro P2278 aparecer novamente, inspeccionar cuidadosamente o sensor de oxigénio O₂ cablagem e conectores no lado PCM. Verificar se os feixes de cabos estão nos pontos de contacto correctos que vão para o PCM. Inspeccionar fios desalinhados ou danificados, reparar se necessário.

Se necessário, verificar a continuidade de cada fio individual do PCM para o sensor O₂, reparar ou substituir, se necessário.

A falha do PCM só deve ser considerada como um último recurso se todos os outros controlos falharem. Se o PCM falhar, mandar repará-lo ou substituí-lo por um técnico qualificado.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2278 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford (Escape)
  • Opel
  • Peugeot (308)
  • Volkswagen

Com o código de falha P2278 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0040, P0041, P2416, P2417.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário