O código de falha P2138 soa como “correlação de tensão “D”/”E” do acelerador/sensor de posição do pedal/interruptor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Throttle/Pedal Position Sensor/Switch (TPPS) “D”/”E” Voltage Correlation”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2138
Código de falha do carro P2138 “Throttle position or pedal acelerador erro de correlação de voltagem ‘D’/’E'”. Indica um problema com a capacidade da válvula do acelerador para abrir e fechar correctamente.
A tecnologia de controlo de aceleração começou a ser amplamente adoptada nos anos 90. O seu objectivo, proporcionar mais controlo sobre emissões, economia de combustível, controlo de tracção e estabilidade, controlo de cruzeiro e resposta de transmissão.
Antes disso, o controlo da válvula de acelerador num carro era simplesmente um cabo com uma ligação directa entre o pedal do acelerador e o acelerador. O sensor de posição do acelerador (TPS) está localizado em frente à ligação do acelerador.
O TPS converte o movimento e a posição do acelerador num sinal de voltagem e envia-o para o computador de gestão do motor. Que utiliza o sinal de tensão alternada para formar a estratégia de controlo do motor.
A tecnologia de controlo electrónico de válvulas de acelerador compreende um sensor de posição do pedal do acelerador, uma válvula de acelerador controlada electronicamente. Assim como dois sensores de posição do acelerador integrados para rácios de correlação e um computador de gestão do motor.
O computador monitoriza a relação de ambas as tensões. Quando ambas as tensões coincidem, o sistema funciona normalmente. Quando se desviam por dois segundos, o código P2138 é definido, indicando uma falha algures no sistema.
Com este erro, podem estar presentes outros códigos de falha que identificam melhor o problema. Deve ser entendido que a perda do controlo do acelerador pode ser perigosa.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2138 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- Ignição de Jerky/falcão ao ralenti ou sob carga.
- O motor pára ou arranca mal.
- O motor não pode ser acelerado e a resposta do acelerador não responde.
- Má aceleração.
- Queda de potência do motor devido à resposta lenta do acelerador.
A avaria P2138 é bastante grave, uma vez que a sua ocorrência pode causar problemas de motor e manuseamento. A fim de evitar situações perigosas na estrada, recomenda-se que o erro seja rectificado o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P2138 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Falha do sensor de posição do acelerador ou do sensor de posição do pedal do acelerador (TPPS).
- Falha no circuito do sensor de posição do acelerador ou má ligação eléctrica.
- A cablagem do sensor de posição do acelerador está curto-circuitada à terra ou a outro fio.
- A cobertura do corpo do acelerador está deformada, impedindo a rotação adequada das engrenagens.
- O corpo de acelerador electrónico está defeituoso.
- Corrosão do conector MAP ou TPS.
- Apreensão da mola de retorno da válvula de estrangulamento.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2138
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2138:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias apareceu o erro P2138.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
- Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e as ligações relacionadas com os sensores de posição do acelerador “D” e “E” para verificar a sua folga e danos.
- Comparar os sensores de posição do acelerador “D” e “E” utilizando uma ferramenta de varrimento, substituir o sensor defeituoso, se necessário.
- Verificar se a mola de retorno está operacional.
- Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema está resolvido.
Diagnosticar e resolver problemas
Verificar cuidadosamente o sensor de posição do acelerador (TPS), o conector do feixe de cabos e o feixe de cabos em busca de rupturas, etc. Reparar ou substituir, se necessário, para eliminar o erro P2138.
Verificar a voltagem do sensor de posição do acelerador (TPS), deve estar entre 0,45-0,17 volts (alguns veículos podem ter valores diferentes). Se a voltagem for demasiado baixa ou demasiado alta, há um problema. Substituir o sensor, se necessário.
Se recentemente substituído, poderá ser necessário ajustar o TPS. Em alguns carros, as instruções de instalação exigem que o sensor seja devidamente ajustado ou treinado.
Inspeccionar a cobertura superior do corpo do acelerador para detectar fissuras ou deformações. Se o forem, substituir o corpo do acelerador.
Usar um voltímetro para verificar o sensor do pedal do acelerador (APP). Ligar a chave e carregar lentamente no pedal. A voltagem deve subir suavemente de 0,5 para 5,0. Substituir o sensor se a voltagem for constantemente alta ou se simplesmente não houver voltagem no cabo do sinal.
Se não houver sintomas, o problema pode ser intermitente e a limpeza do código pode resolvê-lo temporariamente. Neste caso, deve definitivamente verificar a cablagem para se certificar de que não está a sofrer fricção em lado nenhum, desgastada, etc.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2138 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura (TL)
- Audi (A4)
- Cadillac (Escalade)
- Chery
- Chevrolet (Aveo, Captiva, Cruze, Epica, Impala, Silverado, TrailBlazer)
- Dodge (Caliber)
- Ford (Focus, Fusion, Transit)
- Geely (Emgrand X7)
- Honda (Accord, Pilot)
- Hyundai (ix35)
- Infiniti
- Kia (Ceed, Rio, Sorento, Sportage)
- Lifan (X60)
- Mazda (3, 6)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi (Grandis, L200, Outlander)
- Nissan (Almera, Juke, Maxima, Note, Qashqai, Teana, Tiida, Titan, Versa, X-Trail)
- Opel (Antara, Astra, Corsa, Insignia)
- Pontiac (G6, Grand Prix GXP)
- Skoda (Octavia)
- Subaru (Legacy)
- Toyota
- Volkswagen (Golf, Tiguan)
- Vortex (Estina)
- GAZelle (Business)
- LADA (Granta, Kalina, Largus, Niva, Priora)
- UAZ (Patriot)
- VAZ (2114)
Com o código de falha P2138 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0068, P0120, P0121, P0122, P0123, P0124, P0134, P0137, P0223, P0300, P0302, P0306, P0504, P0510, P1125, P2106, P2121, P2122, P2123, P2125, P2127, P2135, P2136, P2137, P2139, P2140, P2251.