Código de falha P2069 – sensor de nível de combustível “B” circuito intermitente/errático

O código de falha P2069 soa como “sensor de nível de combustível “B” circuito intermitente/errático”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Level Sensor “B” Circuit Intermittent/Erratic”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2069

O código de falha OBD-II P2069 é definido como “sinal intermitente no circuito do sensor do indicador de combustível ‘B'”. Definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta um sinal intermitente do conjunto do sensor de nível de combustível.

Código de falha P2069 – sensor de nível de combustível

Inicialmente o PCM não sabe quanto combustível está no depósito de combustível. A única informação que o controlador tem sobre o nível de combustível é baseada na tensão do sinal gerado pela unidade transmissora.

Quer o tanque esteja cheio ou vazio, o controlador espera ver uma tensão de sinal pré-determinada que corresponda a essa condição. Se, por exemplo, um curto-circuito produzir uma resistência que seja incompatível com qualquer uma das condições, o controlador definirá o código P2069 e activará a lâmpada de sinalização.

Este erro é uma falha eléctrica, por outras palavras, se o circuito de entrada para a unidade transmissora estiver totalmente funcional, o código normalmente não será definido. Se houver um problema mecânico que impeça a alavanca de flutuação de se mover. A leitura do indicador de combustível simplesmente não reflectirá as mudanças no nível real de combustível no tanque.

Se o sinal do nível de combustível para o módulo da bomba de combustível for intermitente durante um período de tempo. O módulo que controla o circuito de nível de combustível registará este código de falha.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2069 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O nível de combustível especificado pode ser diferente do nível de combustível real.
  3. O indicador do nível de combustível pode acender-se mesmo que haja combustível suficiente no tanque.
  4. O motor pode ser desligado, embora o indicador de nível de combustível indique que existe combustível suficiente.

O código de gravidade da falha P2069 é baixo. O veículo poderá continuar a conduzir, mas é pouco provável que o condutor seja capaz de determinar com precisão a quantidade de combustível no depósito.

Causas do erro

O código P2069 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Mau funcionamento do sensor de nível de combustível.
  • O circuito de sinal do sensor de combustível está aberto.
  • O circuito de terra está aberto ou tem uma alta resistência devido à ferrugem.
  • Circuito aberto na resistência do sensor da alavanca de combustível à terra.
  • Danos no flutuador do sensor de nível de combustível.
  • Os danos no depósito de combustível podem causar problemas no circuito do nível de combustível.
  • Por vezes, um módulo PCM defeituoso é a causa.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2069

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2069:

  1. Ler todos os códigos de falha armazenados utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Em seguida, limpar os códigos de erro da memória PCM e tentar determinar em que circunstâncias ocorreu primeiro o erro P2069.
  3. Verificar o sensor do nível de combustível para ver se está a dar a leitura correcta.
  4. Inspeccionar a cablagem, substituir se necessário.
  5. Se o problema persistir, testar o módulo PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

O sensor do nível de combustível funciona normalmente sem falhas durante toda a vida útil da bomba de combustível. Portanto, se ainda tiver o código P2069, faça uma inspecção visual do depósito de combustível e do arnês de cabos.

Procure danos no tanque indicando um impacto que possa ter danificado a bomba de combustível ou o sensor. Inspeccionar a presença de arcos de terra onde o tanque de combustível está ligado à armação e a presença de ferrugem excessiva.

Verificar o conector do feixe de cabos quanto a danos, reparar se necessário. Verificar se a tensão no sensor de nível de combustível está presente no feixe de cabos da bomba de combustível. Se não estiver presente, reparar o circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.

Realizar um teste de queda de tensão entre o terminal positivo da bateria e o solo na estrutura do veículo. Ao testar a queda de tensão, deve ser de aproximadamente 0,1 volts.

Valores superiores indicam uma falha no circuito de entrada. Se necessário, reparar ou substituir o arnês de cabos.

Depois de verificar a cablagem, verificar o próprio sensor de nível de combustível. Estes sensores são bastante fiáveis, mas por vezes é um sensor defeituoso que causa erro P2069.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2069 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford
  • Hyundai
  • Infiniti
  • Isuzu
  • Kia
  • Mazda
  • Mercedes-Benz (E320, W211, W220)
  • Nissan
  • Subaru

Com o código de falha P2069 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2065, P2066, P2067, P2068.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário