Código de falha P201D – actuador de controlo de ar do colector de admissão avaria interna (Banco 1)

O código de falha P201D soa como “actuador de controlo de ar do colector de admissão avaria interna (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Manifold Air Control Actuator Internal Malfunction (Bank 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P201D

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P201D é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P201D – actuador de controlo de ar do colector de admissão avaria interna (Banco 1)

O colector de admissão é concebido para aumentar ou diminuir a velocidade a que o ar de admissão passa através dele. O ajuste é feito por meio de um actuador de controlo.

O grau de abertura depende da velocidade do motor e de outras condições de funcionamento. Tais como a posição do acelerador e a velocidade. E também factores ambientais tais como a pressão atmosférica e a temperatura ambiente.

É necessário um elevado grau de controlo para que o sistema funcione correctamente. O código P201D diz respeito principalmente a circuitos eléctricos abertos no circuito de controlo do actuador. Mas as fugas de vácuo, também podem causar este código em alguns casos. Uma vez que os sensores podem produzir um sinal que não é o desejado.

Em alguns veículos, este código é retido e a luz de aviso acende-se nos primeiros ciclos de avaria. Mas mais frequentemente ocorrem vários ciclos de falhas antes da lâmpada indicadora se iluminar.

Se o PCM detecta uma falha interna em qualquer parte do sistema de controlo do actuador. O que impede uma comunicação eficaz entre o PCM e o actuador, definirá o código P201D e acenderá a luz de aviso.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P201D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. Motor a funcionar mal à velocidade de ralenti.
  3. Binário reduzido e perda de potência a baixas velocidades do motor.
  4. Funcionamento irregular e irregular do motor ao acelerar.

O erro P201D é considerado grave, uma vez que existe a possibilidade de danificar o motor devido ao funcionamento incorrecto do motor.

Causas do erro

O código P201D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sistema de controlo de actuadores defeituosos.
  • Fios e conectores danificados, em curto-circuito ou corroídos.
  • Linhas de vácuo danificadas.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P201D

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P201D:

  1. Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Testar o carro para ver se a avaria reaparece.
  4. Se o código aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos eléctricos, conectores e linhas de vácuo para detectar desgaste e danos.
  5. Medir a tensão no circuito de controlo do actuador utilizando um multímetro.
  6. Reparar ou substituir quaisquer componentes danificados ou defeituosos.

Diagnosticar e resolver problemas

Efectuar uma inspecção visual minuciosa de todas as ligações e linhas. Procurar cabos e conectores danificados, queimados, desconectados ou corroídos. Efectuar reparações se necessário.

Verificar todas as linhas de vácuo quanto a fissuras, lascas, endurecimento ou perfuração. Assegurar que todas as ligações são estanques e que todas as válvulas de retenção de vácuo só permitem o fluxo de ar na direcção especificada. Efectuar reparações conforme necessário.

Se o código P201D permanecer, mas não houver danos visíveis na cablagem, testar com um voltímetro para resistência, terra e voltagem de referência. Comparar todas as leituras com os valores indicados no manual. Para garantir que todos os valores eléctricos estão dentro das gamas especificadas pelo fabricante.

Retirar todos os códigos após a substituição, test drive para ver se o código volta.

Seguindo estes passos, quase de certeza que já resolveu o código P201D. Mas se o erro persistir, um PCM defeituoso pode estar a causar o problema. Contudo, a falha de PCM é extremamente rara, sendo a causa mais provável as falhas eléctricas intermitentes.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P201D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Jeep (Grand Cherokee)
  • Mercedes-Benz (W203)
  • Opel (Astra)
  • Smart

Com o código de falha P201D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P201B, P201C, P201E, P20F8, P20F9.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário