Código de falha P200A – desempenho do controlo do colector de admissão (Banco 1)

O código de falha P200A soa como “desempenho do controlo do colector de admissão (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Manifold Runner Control (IMRC) Performance (Bank 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P200A

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P200A é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P200A – desempenho do controlo do colector de admissão (Banco 1)

As abas do colector são concebidas para aumentar ou diminuir a taxa a que o ar de admissão flui através do colector de admissão. As abas são ajustadas por meio de um actuador.

O grau de abertura depende da velocidade do motor e de outras condições de funcionamento. Tais como a posição do acelerador e a velocidade. E também factores ambientais tais como a pressão atmosférica e a temperatura ambiente.

É necessário um elevado grau de controlo para que o sistema funcione correctamente. O código P200A diz respeito tanto a falhas mecânicas como a circuitos eléctricos abertos nos comandos do actuador. Mas as fugas de vácuo, também podem causar este código em alguns casos. Como o sensor de posição do amortecedor pode produzir um sinal que não corresponde à posição desejada.

Quando se utiliza uma válvula de controlo de actuador de colector de admissão (IMRC) no sistema, o PCM monitoriza as posições reais da aba. Se o módulo de controlo não vir uma alteração significativa na pressão ou temperatura do ar do colector a partir de um sensor (MAP). E percebe que a mudança de posição da aba desejada não está a ocorrer, então o código P200A será armazenado.

Em alguns veículos este código é armazenado e a luz de aviso acende-se nos primeiros ciclos de avaria. Contudo, na maioria das vezes, ocorrerão vários ciclos de avarias antes de a lâmpada indicadora se acender.

Quando ocorre o erro P200A, as próprias válvulas de redemoinho são da maior preocupação. Isto deve-se ao facto de estarem localizados dentro do colector de admissão. Se falharem, as peças podem cair e entrar no motor. Por exemplo, os parafusos caídos que entram nos cilindros causam danos muito graves.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P200A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. Motor a funcionar mal à velocidade de ralenti.
  3. Binário reduzido e perda de potência a baixas velocidades do motor.
  4. Funcionamento irregular e irregular do motor ao acelerar.

P200A é considerado uma falha grave, pois existe a possibilidade de um amortecedor de geometria do colector de admissão danificado ou de as suas peças entrarem no motor. Isto pode resultar em danos graves e mesmo em falha completa do motor.

Causas do erro

O código P200A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Válvula solenóide de modificação da geometria do colector de admissão defeituosa.
  • Fios e conectores danificados, em curto-circuito ou corroídos.
  • Amortecedor do sistema de ajuste da geometria do colector de admissão defeituoso (Banco 1).
  • Abas de redemoinho sujas.
  • Linhas de vácuo danificadas.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P200A

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P200A:

  1. Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Testar o carro para ver se a avaria reaparece.
  4. Se o código aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos eléctricos, conectores e linhas de vácuo para detectar desgaste e danos.
  5. Inspeccionar visualmente o sensor de posição e a válvula solenóide de modificação da geometria do colector de admissão para detectar danos.
  6. Verificar o funcionamento da válvula solenóide de controlo da geometria do colector de admissão e do amortecedor utilizando uma bomba de vácuo manual.
  7. Medir a tensão no circuito de controlo utilizando um multímetro.
  8. Reparar ou substituir quaisquer componentes danificados ou defeituosos.

Diagnosticar e resolver problemas

Efectuar uma inspecção visual minuciosa de todas as ligações e linhas. Procurar cabos ou conectores danificados, queimados, desconectados ou corroídos. Efectuar reparações se necessário.

Verificar todas as linhas de vácuo quanto a fissuras, fendas, endurecimento ou perfuração. Assegurar que todas as ligações são estanques e que todas as válvulas de retenção de vácuo só permitem o fluxo de ar na direcção especificada. Efectuar reparações conforme necessário.

Se o código P200A permanecer, mas não houver danos visíveis na cablagem, testar com um voltímetro para resistência, terra e tensão de referência. Comparar todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual. Para garantir que todos os valores eléctricos estão dentro das gamas especificadas pelo fabricante.

Verifique o interruptor de posição e substitua-o, se necessário. Observar o actuador de vácuo para ver se o vácuo se mantém. Se o vácuo cair, ainda que lentamente, então o actuador está defeituoso e deve ser substituído.

Remover quaisquer códigos após a substituição, test drive para ver se o código volta.

Se tiver um actuador eléctrico, use um scanner para comandar as abas para abrir completamente a partir da posição totalmente fechada várias vezes. Para verificar a existência de uma condição instável. A tensão do sinal apresentado deve ser sempre a mesma tanto na posição totalmente aberta como na totalmente fechada, independentemente de quantas vezes o sistema for activado pelo scanner.

Ao seguir estes passos, resolveu quase certamente o código P200A. Mas se o erro persistir, um PCM defeituoso pode estar a causar o problema. No entanto, a falha PCM é extremamente rara, sendo a causa mais provável uma falha eléctrica intermitente.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P200A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet (Captiva)
  • Dodge (RAM)
  • Hyundai (Sonata)
  • Kia (Forte, Optima, Sorento, Sportage)
  • Mercedes-Benz (Sprinter, W203)
  • Nissan (Pathfinder)
  • Opel (Antara)
  • Volvo (S80)

Com o código de falha P200A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P200B, P2004, P2006, P2008, P2009, P2010.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário