Código de falha P2003 – eficiência do filtro de partículas diesel abaixo do limiar (Banco 2)

O código de falha P2003 soa como “eficiência do filtro de partículas diesel abaixo do limiar (Banco 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Diesel Particulate Filter (DPF) Efficiency Below Threshold (Bank 2)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2003

O código de falha P2003 está relacionado com a eficácia do filtro de fuligem e está relacionado com o dispositivo de controlo de emissões. Um filtro de partículas diesel é instalado em veículos diesel a partir de 2007 e foi concebido para eliminar a fuligem emitida pelos gases de escape.

Código de falha P2003 – eficiência do filtro de partículas diesel abaixo do limiar (Banco 2)

O filtro de partículas diesel (DPF) captura e armazena as emissões de partículas que são produzidas quando o veículo é conduzido em condições de baixa carga. Quando o veículo é conduzido sob condições de carga elevada, o módulo de controlo do motor (ECM) emite um comando para injecção de combustível adicional.

Isto aumenta a temperatura do DPF para entre 450 e 600°C, o que é suficiente para queimar e limpar completamente o filtro sem libertar quaisquer emissões nocivas para a atmosfera. Este processo chama-se regeneração DPF que normalmente tem lugar automaticamente a cada 400 a 1.000 km.

À medida que o DPF recolhe as emissões de partículas, a resistência ao fluxo de gases de escape aumenta gradualmente, resultando numa queda de pressão progressivamente maior. Um ciclo de regeneração da DPF deve começar num determinado período, mas apenas nas condições certas.

Se as condições forem insuficientes para um ciclo de regeneração DPF, o filtro de partículas continua simplesmente a recolher as emissões. Mas deve entender-se que o filtro de partículas tem uma certa capacidade que o ECM continua a monitorizar.

Assim que o DPF atingir uma certa capacidade, o ECM avisará o condutor de que é necessário um ciclo de regeneração. A Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) acenderá e o código de diagnóstico P2003 será armazenado na memória do sistema.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2003 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso do motor no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória do ECM como uma falha).
  2. A lâmpada de aviso do filtro de partículas pode acender-se.
  3. O rendimento do motor pode ser reduzido.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. Excessiva quantidade de fuligem emitida com os gases de escape do veículo.

A avaria P2003 não é considerada muito grave, mas se deixada por resolver durante muito tempo, o módulo de controlo do motor (ECM) pode fazer com que o veículo entre no modo de emergência. Isto resultará na limitação da velocidade do veículo e numa queda na potência do motor.

Causas do erro

O código P2003 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Viagens curtas frequentes impedem que o ciclo de regeneração DPF se inicie.
  • Utilização de combustível com elevado teor de enxofre.
  • Filtro de partículas defeituoso.
  • Elemento filtrante de ar contaminado.
  • Vazamento de ar em frente ao DPF altera a leitura do sensor.
  • Uma estratégia de ECM incorrecta impede uma regeneração correcta.
  • Por vezes a causa é um módulo de ECM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2003

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2003:

  1. Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Testar o carro para ver se a avaria reaparece.
  4. Se o código aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos eléctricos, conectores.
  5. Verificar o filtro de partículas e também o sensor da contrapressão dos gases de escape.
  6. Reparar ou substituir quaisquer componentes danificados ou defeituosos.
  7. Testar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (ECM).

Diagnosticar e resolver problemas

Ao tentar eliminar o erro P2003, deve entender-se que o DPF não está muito provavelmente defeituoso, mas apenas temporariamente entupido com partículas de fuligem. Portanto, iniciar o processo de eliminação de falhas com uma inspecção visual.

Inspeccionar o DPF na unidade número 2 para verificar se existem ligações soltas no lado do motor onde este se prende ao tubo de escape. Verificar também visualmente os sensores de pressão diferencial à frente e atrás do DPF (Banco 2).

Procurar fios queimados, conectores soltos ou corroídos. Desconectar os conectores, os contactos não devem ser dobrados ou corroídos. Verificar se os fios do sensor não estão a tocar no filtro de partículas. Ligar o motor e verificar a existência de fugas no DPF ou em torno dele.

Se não forem encontrados problemas, conduzir o carro à velocidade da auto-estrada durante aproximadamente 30 minutos. Para aumentar a temperatura dos gases de escape o suficiente para regenerar o filtro de partículas.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2003 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Chevrolet
  • Dodge
  • Ford
  • GMC
  • Hyundai
  • Lexus
  • Mercedes-Benz (W210, W211)
  • Nissan (Altima)
  • Opel
  • Volkswagen
  • UAZ

Com o código de falha P2003 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P245E, P245F, P2460, P2461, P2462.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário