Código de falha P0C2F – módulo de controlo interno motor/gerador – desempenho do sensor de velocidade do motor

O código de falha P0C2F soa como “módulo de controlo interno motor/gerador – desempenho do sensor de velocidade do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Internal Control Module Drive Motor/Generator – Engine Speed Sensor Performance”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0C2F

O código armazenado P0C2F significa que o Módulo de Controlo Powertrain (PCM) detectou um erro de desempenho interno. Associado ao circuito do sensor de velocidade do motor de accionamento.

Código de falha P0C2F – módulo de controlo interno motor/gerador – desempenho do sensor de velocidade do motor

Várias funções de autoteste do controlador são realizadas durante a monitorização do módulo de controlo interno. Os sinais de entrada e saída do sistema de controlo são auto-testados e monitorizados continuamente pelo PCM.

O sensor de velocidade do motor de accionamento é um electromagnete que comunica com um anel dentado ligado ao eixo do motor de accionamento. Correndo próximo do sensor, os entalhes no anel criam interrupções no circuito do sensor electromagnético.

Estas interrupções são recebidas pelo PCM como padrões em forma de onda. Quanto mais rápido forem introduzidos os padrões de forma de onda no controlador, maior será a velocidade estimada do motor de accionamento. Se a forma de onda de entrada for gerada lentamente, a estimativa da velocidade do motor percebida pelo controlador é reduzida.

Se o PCM detectar um desajuste interno entre o motor de accionamento e a CPU do sistema de sensor de velocidade do motor. Então o código P0C2F será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.

O código de diagnóstico P0C2F só é aplicável em automóveis eléctricos e híbridos.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0C2F para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Padrões instáveis de mudança de velocidades.
  3. Reflexão errada, intermitente ou inexacta da velocidade do motor de accionamento.
  4. Desvios no consumo de combustível ou na produção prevista da bateria.

O código do processador do módulo de controlo interno deve ser classificado como grave. As razões pelas quais o erro P0C2F persiste podem causar vários problemas de controlo.

Causas do erro

O código P0C2F pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Motor de accionamento defeituoso.
  • Circuito aberto ou curto-circuito nos circuitos do sensor de velocidade do motor de accionamento.
  • Curto-circuito ou circuito aberto em circuito CAN ou conectores.
  • Pobre fundamentação do módulo de controlo.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0C2F

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0C2F:

  1. Ler todos os erros armazenados utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os erros e executar um test drive para descobrir se o erro P0C2F aparece novamente.
  3. Se o código aparecer novamente, inspeccionar os fios e conectores em busca de danos.
  4. Testar o circuito do sensor de velocidade do motor de tracção; se houver um problema, substituir o sensor defeituoso.
  5. Inspeccionar a cablagem eléctrica e as ligações dos sensores ligados.
  6. Flash ou substituir o PCM, se necessário.

Diagnosticar e resolver problemas

Para corrigir o código P0C2F, a solução mais comum é substituir e reprogramar o PCM. No entanto, a cablagem defeituosa também deve ser considerada como uma causa deste erro.

Efectuar uma inspecção visual minuciosa de todos os pontos em que o feixe de cabos se prende à carroçaria. Estes pontos representam as ligações à terra. Muitas vezes podem ser encontradas ligações soltas ou mesmo fios de terra pendurados após qualquer reparação.

Se tiverem sido encontradas e reparadas más ligações de terra, remover todos os códigos e voltar a digitalizar o sistema para ver se algum código regressa. Em alguns casos pode ser necessário reintegrar ou mesmo reprogramar alguns controladores após uma falha de comunicação.

Se todas as ligações à terra estiverem seguras, efectuar uma inspecção visual minuciosa de todas as cablagens do carro. Note-se que esta inspecção pode exigir a remoção do painel de instrumentos, assentos, tapetes e até dos painéis de revestimento para ter acesso a todos os feixes de cabos.

Se não forem encontrados danos na cablagem, mas o código P0C2F permanece apesar de seguir os passos acima indicados. Uma opção pode ser a substituição de todo o arnês eléctrico. Contudo, isto não resolverá o problema, uma vez que o problema pode estar relacionado com o controlador.

Os problemas típicos com controladores incluem controladores defeituosos, falha de memória ou outros componentes por qualquer número de razões. Por este motivo, não se recomenda a substituição de todo o arnês. Até terem sido realizados testes de diagnóstico exaustivos em todos os controladores, incluindo o PCM.

Verificação e reprogramação

Se o PCM foi recentemente substituído, há uma boa hipótese de que tenha sido incorrectamente programado ou não tenha sido programado de todo. Também não é permitida a utilização de um controlador de outro veículo. A menos que tenha sido reprogramado especificamente para o veículo em questão.

O firmware de pós-venda (alto desempenho) pode não ser reconhecido por outros controladores, fazendo com que o P0C2F persista.

Os controladores incorrectamente programados ou substituídos podem ser reprogramados pela ferramenta de varrimento de fábrica. Se não for possível aceder a tal scanner, a maioria dos concessionários oferecem programação PCM por uma taxa nominal.

Alguns fabricantes de PCM de pós-venda oferecem controladores pré-programados para certos modelos. Contacte o seu fornecedor do mercado de reposição para obter o número de identificação do veículo, quilometragem e outros dados relevantes.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0C2F pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Chevrolet
  • Ford
  • Nissan
  • Tesla
  • Toyota

Com o código de falha P0C2F é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0C1B, P0C23, P0C2B, P0C47, P0C73.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário