O código de falha P0A0E soa como “intertravamento do sistema de alta tensão circuito de intertravamento intermitente”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “High Voltage System Interlock Circuit Intermittent”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0A0E
O código de falha P0A0E destina-se apenas a ser exibido em automóveis híbridos. Indica que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um sinal intermitente no circuito de encravamento do sistema de alta tensão.
O sistema de alta voltagem de um veículo híbrido está equipado com vários dispositivos de segurança. Estes são concebidos para reduzir o risco de choque eléctrico durante os trabalhos de reparação no veículo ou em caso de acidente.
Se o Módulo de Controlo do Motor (PCM) detectar que algum dos dispositivos de segurança está desactivado ou não ligado, o sistema híbrido será desligado. Quando o PCM detecta que o sistema híbrido está desligado, define o código P0A0E.
Este problema é uma falha eléctrica e é mais frequentemente causado por conectores mal inseridos ou por uma “verificação” da bateria de alta tensão, após reparações terem sido feitas.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0A0E para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- O sistema de alta tensão pode não funcionar.
- Em muitos casos, o carro não funcionará de todo.
A falha P0A0E é bastante grave, uma vez que pode haver problemas com o sistema eléctrico. Pode também afectar a plena funcionalidade do veículo.
Causas do erro
O código P0A0E pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Arnês de encravamento de alta tensão solto ou em curto-circuito.
- A ficha de desconexão de serviço está incorrectamente ligada (pino de cavilha).
- Falha do dispositivo de segurança de alta tensão.
- Inversor defeituoso.
- Mau funcionamento do módulo de controlo de potência.
- O software do módulo de potência está a ser executado com um erro e precisa de ser actualizado.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0A0E
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0A0E:
- Inspeccionar os feixes de cabos e conectores em busca de danos.
- Verificar se a ficha de desconexão do serviço está correctamente ligada.
- Verificar o inversor.
- Inspeccionar os fusíveis, substituir os queimados.
- Se o erro persistir, verificar o módulo PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de problemas P0A0E é verificar os Boletins do Serviço Técnico (TSB). Para problemas conhecidos com um determinado veículo.
Se tiverem sido feitas quaisquer reparações e os conectores tiverem sido desligados antes da ocorrência do erro, estes devem ser verificados. A ficha de desligamento do serviço de bateria de alta voltagem também deve ser examinada.
A resolução de outros problemas deve continuar com uma inspecção visual do feixe de cabos para possíveis danos ou falhas. Qualquer dano possível deve ser reparado imediatamente.
Se o erro P0A0E permanecer após estas etapas, então é melhor contactar um centro de serviço especializado. Como outras medidas requerem conhecimentos especializados para rectificar a falha.
É por vezes possível que o PCM tenha funcionado mal ou que haja um problema com o software. Neste caso é necessário substituir e reprogramar o PCM, o que é difícil de fazer sem conhecimentos especiais.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0A0E pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Lexus
- Mazda
- Toyota
Com o código de falha P0A0E é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0A0A, P0A0B, P0A0C, P0A0D.