- Descrição técnica e descodificação do erro P077D
- Sintomas de mau funcionamento
- Causas do erro
- Como eliminar ou limpar o código de falha P077D
- Diagnosticar e resolver problemas
- Cablagem eléctrica
- Sensor de velocidade do eixo de saída
- Sensor de temperatura do fluido de transmissão
- Em que veículos este problema é mais comum
- Vídeo
O código de falha P077D soa como “circuito sensor de velocidade de saída alta”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Output Speed Sensor (OSS) Circuit High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P077D
O código de diagnóstico P077D indica um nível de alta tensão no circuito do sensor de velocidade de saída (OSS). Sem um sinal de velocidade de saída preciso, o Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) não pode mudar correctamente de velocidade, pelo que este código é definido.
Nas transmissões controladas electronicamente, o sensor de velocidade do eixo de saída (OSS) está localizado no final da transmissão em frente dos eixos de transmissão ou do eixo de transmissão. A velocidade do eixo de saída lida pode ser utilizada para determinar quando se deve mudar. Assim como a temporização do conversor de torque e o controlo electrónico da pressão no interior da transmissão.
Se for detectada uma falha pelo módulo de controlo de transmissão (TCM), o PCM/ECM pode anular os valores com base noutros sensores para determinar o tempo de turno. Isto ajusta o conversor de torque e a pressão quando a informação do sensor OSS não está disponível.
O sensor OSS é também normalmente utilizado para exibir a leitura do velocímetro, pelo que os dados nele contidos podem não estar correctos.
Em certos automóveis, o sensor OSS está em linha com o sensor de temperatura do fluido de transmissão (TFT). Se o sensor TFT ou a cablagem associada estiver avariada, o sensor OSS também pode ter um mau funcionamento.
Portanto, se houver outros erros associados ao sensor TFT com o código P077D, procurar um possível problema com qualquer um destes sensores ou com a cablagem entre eles.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P077D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- O velocímetro ou tacómetro não está a funcionar, ou está avariado.
- As mudanças de velocidades são difíceis.
- Problemas com a mudança de velocidades.
- O motor não acelera bem.
- Ignição de Jerky/falcão ao ralenti ou sob carga.
- O motor pode estagnar ou não arrancar.
- Redução da potência do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
O erro P077D é bastante grave, uma vez que as condições que o causaram podem causar danos na transmissão.
Causas do erro
O código P077D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de velocidade do eixo de saída (OSS) está defeituoso.
- O sensor de temperatura do fluido de transmissão (TFT) falhou.
- Cablagem ou conectores abertos, em curto-circuito ou em curto-circuito nos circuitos dos sensores listados.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P077D
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P077D:
- Ler todos os erros armazenados utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os erros e realizar um test drive para ver se o erro P077D aparece novamente.
- Se o código aparecer novamente, inspeccionar os fios e conectores em busca de danos.
- Testar a velocidade do eixo de saída e os circuitos de entrada do sensor de temperatura do fluido de transmissão, substituir o sensor defeituoso se houver um problema.
- Flash ou substituir o PCM, se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Vale a pena procurar primeiro os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para a sua marca específica de carro com erro P077D. Se o problema existente tiver sido descrito, seguir as instruções pode poupar-lhe tempo e dinheiro no diagnóstico e correcção do problema.
Inspeccionar visualmente todos os cabos e conectores que conduzem à velocidade do eixo de saída e ao sensor de temperatura do fluido de transmissão. Inspecção cuidadosa de abrasões, fios expostos ou quebras. Procurar também áreas derretidas ou danificadas de outra forma. Reparação, se necessário.
Cablagem eléctrica
Verificar o feixe de cabos para conexões soltas, fios soltos ou terminais sujos. Desligar todas as ligações do feixe de cabos do veículo, sensor de velocidade do eixo de saída, sensor TFT e unidade PCM/ECM.
Utilizando um multímetro numa escala ohm, verificar a existência de resistência excessiva. Se a resistência for muito elevada, rastrear o feixe de fios através do circuito entre cada conector para determinar a causa.
Se a resistência indicar acima do limite, procurar fios partidos ou danificados. Verificar se existe uma falha de terra nas secções de cablagem movendo o condutor positivo ou negativo para uma boa ligação à terra.
Se houver resistência, pode haver um curto-circuito à terra. Os feixes de cabos devem ser verificados quanto a danos nos feixes de cabos ou áreas que possam ser agarradas por contacto com o chassis do carro.
A cablagem defeituosa pode frequentemente ser a causa de erro P077D.
Sensor de velocidade do eixo de saída
Alguns veículos utilizam uma engrenagem de plástico no final do sensor OSS. Remover o sensor OSS e verificar o estado do pinhão. Para determinar se algum dente está em falta ou gasto, substituir o pinhão, se necessário.
Verificar o feixe de cabos quanto a possíveis sinais de cabos danificados ou ligações soltas. Medir a resistência removendo o conector e utilizando um multímetro digital adaptado à escala ohm. Se a resistência estiver fora do alcance ou acima do limite, substituir o sensor.
Verificar se o sensor e o conector do feixe de cabos PCM estão energizados utilizando o diagrama de cablagem de fábrica. Se o sensor OSS estiver na mesma linha que o sensor TFT, a voltagem variará dependendo da temperatura do fluido de transmissão.
Sensor de temperatura do fluido de transmissão
Também um sensor de temperatura do fluido de transmissão (TFT) defeituoso pode ser a causa do erro P077D. Isto é normalmente visto em veículos equipados com o sensor TFT instalado em linha com o sensor OSS.
O sensor TFT também é verificado quanto à resistência utilizando um multímetro montado numa escala de ohm. Se a leitura estiver fora das especificações ou exceder o limite, substituir o sensor TFT dentro da caixa de velocidades.
Verificar o conector do feixe de cabos quanto à energia do PCM / ECM, utilizando o diagrama de cablagem de fábrica como referência. Colocar um multímetro na escala de volt com o chumbo positivo no cabo de alimentação do PCM / ECM. E colocar o chumbo negativo no chão.
Dependendo do modelo do veículo, a leitura da tensão deve ser de 12 volts ou uma tensão de referência de 5 volts. Se a voltagem não estiver dentro das especificações, pode suspeitar-se de uma falha à terra.
Também não descartam um PCM/ECM defeituoso ou um problema de cablagem entre a caixa de velocidades e o PCM/ECM.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P077D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Toyota
Com o código de falha P077D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0720, P0721, P0722, P0723, P077A, P077B, P077C.