O código de falha P0732 soa como “relação incorrecta da engrenagem 2”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Gear 2 Incorrect Ratio”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0732
Este código de falha de diagnóstico (DTC) é um código de transmissão genérico. O erro P0732 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Este código pode aparecer em veículos com transmissão automática. Quando há um problema com a mudança para a 2ª velocidade ou quando se conduz na 2ª velocidade. A transmissão automática controlada por computador utiliza várias relações de transmissão. Aumentar a velocidade do veículo enquanto se maximiza a potência do motor.
Os carros mais recentes podem ter mais de quatro relações de transmissão para melhorar a economia de combustível. O computador determina quando mudar para cima ou para baixo, dependendo da posição do acelerador e da velocidade do veículo.
O módulo de controlo do motor (ECM), o módulo de controlo da transmissão (PCM) ou (TCM) utiliza a entrada de vários sensores. Para verificar o correcto funcionamento da transmissão e dos seus componentes. A velocidade do motor é muitas vezes calculada a partir do sensor de velocidade de transmissão para determinar a relação do conversor de torque e o deslizamento.
Se o cálculo não corresponder ao valor desejado, o código de diagnóstico P0732 OBD2 é definido e a lâmpada de verificação do motor acende-se. Códigos de proporção incorrectos, normalmente requerem verificações mecânicas bem como de diagnóstico por scanner.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0732 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- Atraso na mudança ou não mudança para a 2ª velocidade.
- Deslizamento automático da transmissão.
- Aumento do consumo de combustível.
- Por vezes, os condutores podem não notar qualquer indicação desta falha.
Causas do erro
O código P0732 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Fluido de transmissão ATF de baixo nível ou sujo.
- Passagens obstruídas do fluido de transmissão.
- Falha mecânica da transmissão.
- Bloqueio no interior do regulador principal de transmissão.
- Solenóide de turno defeituoso.
- Módulo PCM danificado ou defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0732
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0732:
- Todos os circuitos e conectores do sistema danificados devem ser verificados, reparados ou substituídos.
- Quaisquer componentes danificados ou defeituosos no interior da transmissão devem ser substituídos.
- Verificar e, se necessário, substituir o PCM defeituoso.
- Se o problema for fluido de transmissão ATF baixo ou contaminado, o fluido deve ser reabastecido ou substituído.
Deve também prestar atenção a outros códigos de erro. Que pode ter aparecido em conjunto com o código P0732. Estes podem ajudar a determinar quais as peças que necessitam de reparação ou substituição.
Diagnosticar e resolver problemas
Certifique-se de verificar o nível e o estado do fluido ATF antes de continuar com o diagnóstico. Níveis incorrectos de fluido ou fluido sujo podem causar problemas de deslocação. Afetando o funcionamento de várias engrenagens.
As embraiagens de transmissão são normalmente controladas por solenóide ou pressão de fluido. Se houver um problema eléctrico com o solenóide de turno. Deve ser exibido um código relativo a esta falha. Eliminar o problema eléctrico antes de prosseguir.
Condutas obstruídas prejudicam a circulação de fluidos dentro da transmissão, o que também pode causar erro P0732. Se houver vários códigos com erros de relação de transmissão, mas a transmissão estiver a funcionar correctamente. Pode haver um problema mecânico com o conversor de torque, controlo principal da transmissão ou problemas de pressão.
Poderá ser necessário utilizar um scanner de diagnóstico para determinar qual o equipamento que a transmissão está a controlar. E determinar se a velocidade do motor corresponde à velocidade de saída calculada a partir do sensor de transmissão.
A resolução deste tipo de falhas requer frequentemente o conhecimento da operação e revisão da transmissão. Consultar o manual de serviço da fábrica para procedimentos específicos de diagnóstico de veículos.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0732 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- BMW
- Chevrolet (Captiva)
- Chrysler (Town and Country)
- Dodge (Durango, Intrepid, Neon, RAM)
- Ford (Escape, Explorer, Focus, Maverick)
- Hyundai (Accent, Getz, Grand Starex, Santa Fe, Sonata, Tiburon)
- Infiniti (G35)
- Jeep (Grand Cherokee)
- Kia (Picanto, Rio)
- Land Rover (Freelander)
- Mazda (6)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi (Galant)
- Nissan (Pathfinder)
- Opel
- Saturn
- Ssangyong (Actyon, Kyron)
- Subaru (Forester, Impreza)
- Volkswagen
Com o código de falha P0732 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0320, P0562, P0639, P0700, P0720, P0725, P0730, P0731, P0733, P0734, P0735, P0736, P0841, P0845, P0846, P0992.