Código de falha P0728 – circuito de entrada de velocidade do motor intermitente/errático

O código de falha P0728 soa como “circuito de entrada de velocidade do motor intermitente/errático”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Engine Speed Input (RPM) Circuit Intermittent/Erratic”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0728

O código de falha diagnóstica P0728 significa que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou uma interrupção na comunicação com o sinal de entrada do sensor de velocidade do motor. Este tipo de código pode ser causado por um problema eléctrico.

Código de falha P0728 – circuito de entrada de velocidade do motor intermitente/errático

Este sensor pode por vezes ser chamado de sensor de velocidade do motor ou sensor de velocidade do eixo de entrada. Está normalmente localizado no cárter da caixa de velocidades perto da frente do eixo primário.

O funcionamento do sensor é baseado no efeito Hall. É montado de tal forma que o anel dentado pode passar muito próximo da sua ponta magnética. As áreas salientes dos dentes servem para fechar electromagneticamente o circuito de entrada de velocidade do motor, enquanto os recessos entre os dentes interrompem o circuito.

Estas interrupções rápidas geram uma forma de onda electrónica que representa uma frequência e um grau de tensão específicos. A forma de onda é reconhecida pelo PCM como a velocidade do motor de entrada.

Se o PCM detectar uma entrada de velocidade intermitente do motor durante um determinado período de tempo e sob certas circunstâncias. Então o código de erro P0728 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento pode acender-se.

Em alguns casos, o Módulo de Controlo de Transmissão (TCM) ou o Módulo de Controlo do Motor (PCM) podem colocar o veículo num modo à prova de falhas ou de emergência.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0728 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. Velocímetro ou taquímetro não funciona, ou funciona mal.
  4. Funcionamento defeituoso ou defeituoso.
  5. Deslizamento da transmissão ou atraso no acoplamento.
  6. A caixa de velocidades não se desloca nem se desloca erraticamente.
  7. A mudança de velocidades é rude.
  8. Aumento do consumo de combustível.

O erro P0728 é bastante grave, uma vez que as condições que levaram à sua persistência podem causar danos na caixa de velocidades.

Causas do erro

O código P0728 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de velocidade do motor defeituoso.
  • Anel sensor de velocidade do virabrequim danificado ou gasto.
  • Cablagem aberta ou em curto-circuito ou conectores no circuito de entrada do sensor de velocidade do motor.
  • Depósitos excessivos de metal na ponta magnética do sensor.
  • Baixo nível ou contaminação do fluido de transmissão.
  • Em casos raros, mau funcionamento da PCM ou da MTC.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0728

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0728:

  1. Ler todos os erros armazenados utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os erros e realizar um test drive para ver se o erro P0728 aparece novamente.
  3. Se o código aparecer novamente, inspeccionar os fios e conectores em busca de danos.
  4. Verificar o nível e o estado do fluido de transmissão.
  5. Testar o circuito de entrada do sensor de velocidade do motor, substituir o sensor se houver um problema.
  6. Flash ou substituir PCM/TCM se necessário.

Diagnosticar e resolver problemas

Ao diagnosticar o código de falha relacionado com a transmissão P0728, comece por verificar o estado e o nível do fluido da transmissão. Preste também atenção ao cheiro do fluido de transmissão. Se o fluido cheirar mal, parecer muito preto, ou tiver uma tonalidade metálica, é provável que tenha ocorrido uma falha de transmissão mecânica.

Se o nível do fluido de transmissão for baixo, verificar a transmissão, as linhas e o refrigerador quanto a fugas e reparar se necessário. Preencher a transmissão de acordo com as recomendações do fabricante e verificar a existência de fugas.

Se houver uma grande fuga de fluido de transmissão a partir da área do conversor de torque, reparar. Poderá ser necessário remover a transmissão e determinar a extensão da reparação após exame.

Verificar cablagem e testes

Quando a transmissão estiver cheia de fluido e não houver mais fugas, inspeccionar visualmente os cabos e conectores para detectar danos, corrosão ou derretimento. Uma vez determinado que não há danos visíveis nos cabos ou conectores, ligar a ferramenta de digitalização.

Recuperar quaisquer códigos armazenados, tomar nota desta informação, pois pode ser útil à medida que o seu diagnóstico avança. Eliminar os códigos e testar o veículo para ver se o erro P0728 aparece novamente.

Se o erro aparecer, voltar a ligar a ferramenta de digitalização e observar a introdução da velocidade do motor no ecrã de visualização de dados. Levar o veículo para um test drive e anotar a entrada de velocidade do motor.

Se a velocidade de entrada do motor for significativamente diferente da RPM, o sensor de entrada de velocidade do motor é muito provavelmente defeituoso. Também não esquecer um anel reactivo danificado ou desgastado.

Utilizar um multímetro para verificar o sensor de velocidade de entrada do motor. Consultar as especificações na fonte de informação do veículo e seguir as recomendações do teste.

Verificar também a ponta magnética do sensor quanto a depósitos excessivos de metal e o anel reactivo quanto a defeitos.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0728 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Dodge
  • Ford
  • GMC
  • Iveco
  • Jeep
  • Nissan
  • Toyota
  • Volkswagen
  • Volvo

Com o código de falha P0728 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0725, P0726, P0727.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário