Código de falha P062F – módulo de controlo interno erro de memória só leitura apagável electronicamente

O código de falha P062F soa como “módulo de controlo interno erro de memória só leitura apagável electronicamente”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Internal Control Module Electronically Erasable Read Only Memory (EEPROM) Error”.

Descrição técnica e descodificação do erro P062F

O código armazenado P062F indica que o módulo de controlo de transmissão (PCM) detectou um erro de memória permanente apagável electronicamente (EEPROM) no módulo de controlo interno. Outros controladores podem também detectar um erro interno de memória apagável electrónica PCM e fazer com que este código seja armazenado.

Código de falha P062F – módulo de controlo interno erro de memória só leitura apagável electronicamente

O módulo de controlo interno que monitoriza os processadores é responsável por várias funções de auto-diagnóstico do controlador e pela responsabilidade geral do módulo de controlo interno. Os sinais de entrada e saída da EEPROM são auto-testados e constantemente monitorizados pelo PCM e outros controladores relevantes.

Nos automóveis, a EEPROM é utilizada como um meio para ler, apagar e sobregravar pequenas quantidades de memória programável. Usando programação especial, a EEPROM pode ser apagada e subsequentemente sobrescrita novamente.

A EEPROM é um bloco de transístores constituído por três partes. É normalmente amovível e é fixado numa ranhura especialmente concebida dentro do PCM. Ao substituir um PCM defeituoso, a memória permanente deve normalmente ser removida e reutilizada no novo PCM.

A EEPROM e a nova PCM devem ser programadas como uma só unidade. Embora a EEPROM possa ser programada para mais de 1 milhão de alterações e tenha sido concebida para durar centenas de anos, pode ser susceptível de sobreaquecimento e humidade.

Quando a ignição é ligada e a energia é aplicada ao PCM, é iniciado um auto-teste da memória permanente apagável electrónica (EEPROM). Além de realizar o autoteste, a rede de controladores (CAN) também compara os sinais de cada módulo individual. Para assegurar que cada controlador está a funcionar correctamente, estes testes são realizados em simultâneo.

Se o PCM detectar um desajuste na funcionalidade EEPROM, o código P062F será armazenado. Em alternativa, se o PCM detectar um desajuste entre qualquer um dos controladores de bordo. O que indica um erro interno da EEPROM, este código também será armazenado.

Podem ser necessários vários ciclos de falha para a activação da MIL, dependendo da percepção da gravidade da falha.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P062F para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Numerosos problemas com o controlo do motor e da transmissão.
  3. O motor não arranca.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. Rotações flutuantes, e tentativas de parar quando ocioso.
  6. Ocasionalmente, o ventilador de arrefecimento pode não funcionar.

A falha relacionada com o módulo interno deve ser classificada como um código severo. Um erro armazenado P062F pode de repente e sem aviso prévio levar a graves problemas de condução.

Causas do erro

O código P062F pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A memória electrónica apagável permanente (EEPROM) está defeituosa.
  • Danos por água ou sobreaquecimento.
  • Relé de potência do controlador defeituoso ou fusível queimado.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no circuito de cablagem.
  • Conector eléctrico corroído.
  • O autocarro CAN pode estar avariado e ter um curto-circuito de ligação à terra ou uma ruptura de fio.
  • Insuficiente fundamentação do módulo de controlo.
  • Por vezes a causa é o próprio PCM.

Como eliminar ou limpar o código de falha P062F

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P062F:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro com uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P062F.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Verificar a memória permanente apagável electronicamente (EEPROM).
  4. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente a cablagem eléctrica e o conector do módulo de controlo (PCM).
  5. Medir a voltagem da bateria e comparar o valor com o valor especificado nas especificações do fabricante.
  6. Verificar a integridade dos circuitos de potência e de terra do Módulo de Controlo (PCM) usando um multímetro.
  7. Avaliar o funcionamento do módulo de controlo (PCM), seguindo o procedimento do fabricante do veículo.
  8. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar o veículo para determinar se o problema foi resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

Se estiverem presentes códigos de potência ECM/PCM, estes devem ser apagados antes de se tentar diagnosticar o erro P062F.

A seguir, ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do veículo e recuperar quaisquer códigos e dados armazenados. Tome nota desta informação caso o código pareça ser intermitente.

Após gravar toda a informação necessária, limpar os códigos e testar o veículo até o código ser limpo ou o PCM entrar em modo de espera. Se o PCM entrar em modo de espera, o código é intermitente e será mais difícil de diagnosticar.

Verificação do controlador e das peças eléctricas

Utilizar um multímetro para verificar os fusíveis e o relé de potência no controlador. Verificar e substituir os fusíveis queimados, se necessário. Os fusíveis devem ser verificados quando o circuito é carregado.

Se todos os fusíveis e retransmissores estiverem a funcionar como deveriam, deve ser realizada uma inspecção visual dos cabos e arneses do controlador. O chassi e a ligação à terra do motor também devem ser verificados.

Inspeccionar visualmente os controladores do sistema para detectar sinais de água, temperatura ou danos por colisão. Qualquer controlador que seja danificado, especialmente por água, deve ser considerado defeituoso.

Se os circuitos de alimentação e de terra do controlador não estiverem danificados, é provável que o próprio controlador esteja defeituoso ou que exista um erro de programação. A reprogramação do módulo de controlo será necessária para a sua substituição.

Ao contrário da maioria dos outros códigos, o erro P062F é susceptível de ser causado por um controlador ou erro de programação defeituoso.

Alguns fabricantes de PCM de pós-venda oferecem controladores pré-programados para certos modelos. Contacte o seu fornecedor do mercado de reposição com o número de série do veículo, quilometragem e outras informações relevantes.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P062F pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Buick (Enclave, Regal)
  • Cadillac
  • Chevrolet (Impala, Traverse)
  • Ford (F-150)
  • GMC (Acadia)
  • Honda
  • Mercedes-Benz
  • Nissan (Altima, Pathfinder, Versa, X-Trail)
  • Opel (Antara, Vivaro)
  • Subaru
  • Suzuki
  • Toyota (Hilux, Land Cruiser, RAV4)
  • Volvo
  • MAZ

Com o código de falha P062F é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0625, P0626, P062A, P062C.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário