Código de falha P0613 – erro do processador do módulo de controlo da transmissão

O código de falha P0613 soa como “erro do processador do módulo de controlo da transmissão”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Transmission Control Module (TCM) Processor Error”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0613

O código de falha OBD-II P0613 é definido como ‘Transmission Control Module Processor Error’ em veículos com transmissão automática. É definido quando um erro de programação ou falha de componente é detectado na MTC.

Código de falha P0613 – erro do processador do módulo de controlo da transmissão

As transmissões automáticas costumavam funcionar sem qualquer controlo informático há algumas décadas atrás. Mas a crescente procura dos consumidores por uma melhor experiência de condução, criou a necessidade de um controlo mais preciso das transmissões automáticas.

Note-se que este código se refere especificamente a defeitos ou falhas no módulo de controlo de transmissão. Defeitos e falhas gerais na própria transmissão irão gerar diferentes códigos de erro.

Cada vez que a ignição é ligada e a energia é aplicada ao PCM, são efectuados vários auto-testes do controlador. Para além dos auto-testes internos dos controladores, os dados são trocados através do bus CAN para comparar os sinais de cada módulo individual. Para assegurar que os vários controladores estão a comunicar correctamente.

Ao monitorizar o funcionamento da MTC, se a MTC detectar um problema, o código P0613 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) poderá acender-se. Dependendo da gravidade percebida da falha, podem ser necessários vários ciclos de falha para que a MIL se ilumine.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0613 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Mudanças de marcha bruscas, erráticas ou imprevisíveis.
  3. A transmissão não pode mudar em absoluto.
  4. O velocímetro pode não estar a funcionar ou pode não estar a funcionar correctamente.
  5. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.

A avaria P0613 é bastante grave, uma vez que pode levar a problemas de deslocação e dirigibilidade. Recomenda-se que a falha seja rectificada o mais rapidamente possível para evitar um agravamento do problema.

Causas do erro

O código P0613 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Módulo de MTC/PCM com defeito.
  • Erro de programação TCM/PCM.
  • Cablagem ou conectores danificados e corroídos.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no circuito CAN.
  • Fusível da caixa de controlo queimado.
  • Baixa voltagem da bateria.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0613

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0613:

  1. Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
  2. Desligar e verificar cada contacto no autocarro CAN com uma ferramenta de diagnóstico especializada.
  3. Inspeccionar e verificar o fusível e a ligação fusível.
  4. Verificar se a bateria está em bom estado.
  5. Se o problema persistir, o módulo MTC/PCM poderá ter de ser substituído e reprogramado.

Diagnosticar e resolver problemas

O código de diagnóstico P0613 pode ser uma tarefa assustadora mesmo para o técnico mais experiente e bem equipado. No entanto, há alguns testes preliminares que podem ser realizados antes de entrar em serviço para a substituição da MTC.

Comece por inspeccionar visualmente todos os fios e arneses visíveis associados aos controladores do veículo. Utilizando um multímetro, verificar a ligação à terra do motor e da carroçaria para ter a certeza de que estão bem.

Ligação da bateria

Para descartar todas as possibilidades de erro P0613, inspeccionar visualmente os cabos, verificar a voltagem da bateria. Os terminais e cabos da bateria também devem ser verificados quanto a ligações soltas.

Assegurar que a tensão do sistema é a especificada no manual. O sistema de carregamento está totalmente operacional e a bateria está em bom estado, iniciar o procedimento de diagnóstico.

Mais testes

Localizar a unidade de controlo de MTC/PCM e inspeccioná-la para detectar danos causados por água, calor ou colisão. Se a MTC for danificada, especialmente pela água, é provável que seja defeituosa e deve ser substituída.

A seguir, verificar os fusíveis e relés da unidade de potência da MTC. Inspeccionar e substituir os fusíveis queimados, bem como o conector do relé.

Se houver também um código de TCM PSU presente juntamente com o erro P0613, corrigi-lo primeiro antes de corrigir esta falha.

Após a realização dos testes, verificar novamente a existência de um erro, se o erro persistir, é provável que o módulo de MTC esteja com defeito. A substituição do MTC ou qualquer outro controlador requer normalmente uma reprogramação para se adequar ao veículo.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0613 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Chrysler
  • Dodge (RAM)
  • Hyundai
  • Jeep
  • Land Rover (Evoque, Range Rover)
  • Saturn (Ion)
  • LADA (Vesta)

Com o código de falha P0613 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0113, P0606, P0614, P0700.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário