Código de falha P047C – sensor de pressão de exaustão “B” entrada baixa

O código de falha P047C soa como “sensor de pressão de exaustão “B” entrada baixa”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Pressure Sensor “B” Low Input”.

Descrição técnica e descodificação do erro P047C

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P047C é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P047C – sensor de pressão de exaustão

O código de erro P047C OBD2 indica que o sinal de entrada do sensor de pressão de escape ‘B’ não corresponde à pressão do colector de admissão. Isto pode ser uma falha do circuito eléctrico.

Esta falha pode estar presente ao mesmo tempo que a P047B. A principal diferença é que o P047C é um problema eléctrico. E P047B pode ser o resultado de uma falha mecânica ou eléctrica.

Recomenda-se normalmente começar por fixar primeiro o P047C (eléctrico), e depois passar ao P047B (eléctrico/mecânico). Desta forma, se o problema for eléctrico, a probabilidade de reparação é aumentada.

As acções de resolução de problemas podem variar em função do fabricante, gasolina ou gasóleo. E também o tipo de sensor de pressão de escape e a cor do feixe de cabos.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P047C para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. Perda de potência do motor.
  3. O regulador de pressão dos gases de escape pode ser desactivado.

A avaria P047C é considerada grave, pois pode causar alguns problemas de manuseamento e desempenho. A falha em si é facilmente resolvida através da substituição do sensor de pressão de escape defeituoso.

Causas do erro

O código P047C pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Circuito aberto na linha de sinal entre o sensor de pressão de escape e o PCM.
  • Danos no circuito de alimentação eléctrica entre o sensor de pressão de escape e o PCM.
  • Falha à terra no circuito de sinal do sensor de pressão de escape.
  • O sensor de pressão de exaustão está defeituoso (falha interna no solo).
  • Em casos raros, o módulo de controlo de transmissão (PCM) pode ser defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P047C

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P047C:

  1. Primeiro, ligar um scanner OBD-II ao computador de bordo do veículo e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Em seguida, limpar os códigos de erro da memória PCM e testar o veículo para ver se o erro P047C aparece novamente.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, confirmar que existe um problema e continuar com o diagnóstico.

Diagnosticar e resolver problemas

Localize o sensor “B” para pressão de escape no seu carro. Desligar o tubo que liga o sensor ao colector de escape. Se isto não for possível, passar um pequeno pedaço de arame para remover qualquer fuligem presa no interior.

Se o tubo estiver limpo, inspeccionar os conectores e a cablagem. Procurar abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior dos conectores.

Em seguida, certifique-se de que a tubagem que liga o turbocompressor ao colector de admissão é apertada. Verificar visualmente todas as ligações de tubagem em redor do turbocompressor e do colector de admissão. Apertar todas as braçadeiras de mangueira.

Se tiver um scanner de erros, limpe os códigos de erro de diagnóstico da memória e veja se o código P047C regressa. Se não o fizer, é muito provável que haja um problema de ligação.

Se o código regressar, será necessário testar o sensor e circuitos associados. O sensor de pressão de escape tem normalmente 3 fios. Utilizar um multímetro digital para verificar o circuito de alimentação de 5V que vai para o sensor.

Se tudo estiver bem, verificar se o sensor de pressão de escape está ligado à terra de forma segura. Ligar a lâmpada de teste, se não se acender, isto indica um circuito defeituoso. Se acender, sacudir o feixe de fios que vai para o sensor para ver se a luz de aviso pisca, indicando uma ligação intermitente.

Se o código P047C ainda é exibido quando todos os testes são executados, provavelmente indica um sensor de pressão de escape defeituoso. Mas um módulo PCM falhado também não pode ser excluído até que o sensor seja substituído.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P047C pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford
  • Mercedes-Benz
  • Nissan
  • Renault
  • Volkswagen

Com o código de falha P047C é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P047A, P047B, P047D, P047E.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário