Código de falha P0419 – sistema secundário de injecção de ar relé do circuito “B” falha de funcionamento

O código de falha P0419 soa como “sistema secundário de injecção de ar relé do circuito “B” falha de funcionamento”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Secondary Air Injection (SAI) System Relay “B” Circuit Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0419

O código de erro P0419 refere-se ao sistema de emissões. A bomba AIR direcciona o ar para o escape para reduzir as emissões. Absorve ar exterior e bombeia-o através de duas válvulas unidireccionais sem retorno para cada grupo de saída de escape.

Código de falha P0419 – sistema secundário de injecção de ar relé do circuito

Um código armazenado significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma falha no circuito de relé de injecção de ar secundário (SAI). Um ‘B’ indica um relé específico se houver mais do que um no sistema.

O objectivo do sistema é forçar o ar atmosférico a entrar no sistema de escape durante os arranques a frio.

Isto ajuda à combustão de moléculas de hidrocarbonetos não queimadas ou parcialmente queimadas no fluxo de gases de escape. Isto resulta da combustão incompleta durante os arranques a frio quando o motor está a funcionar com uma mistura combustível-ar altamente enriquecida.

Os sistemas de ar secundários consistem geralmente numa bomba de ar de alta capacidade sob a forma de turbina, um relé para controlar o arranque e o desligamento do motor da bomba. Assim como um solenóide e uma válvula anti-retorno para controlar o fluxo de ar. Além disso, existem vários tubos e condutas, apropriados para a aplicação.

Nos veículos equipados com bombas eléctricas, o PCM monitoriza os sensores de pressão SAI e liga a bomba quando necessário. O relé do sistema é utilizado para transmitir a voltagem da bateria através do painel de fusíveis ou da ligação fusível à bomba SAI.

Se o PCM detecta uma entrada de tensão do circuito de relé SAI que indica que ocorreu uma falha. O código P0419 será armazenado e a luz indicadora de falha poderá acender-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0419 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Em alguns veículos europeus, a luz de controlo da contaminação iluminar-se-á.
  3. A bomba SAI não é activada.
  4. Por vezes pode não haver sintomas, apesar de um código de falha armazenado.

A severidade deste código não é elevada, mas é pouco provável que o veículo passe num teste de emissões. Porque quando o erro P0419 é exibido, as emissões irão aumentar.

Causas do erro

O código P0419 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Relé de bomba de ar secundária SAI com defeito.
  • Bomba SAI com defeito.
  • Humidade na bomba e no motor.
  • Abrir ou interromper o fornecimento de energia ao sistema SAI devido a más ligações ou cabos danificados.
  • Fusível do sistema SAI queimado.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0419

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0419:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do veículo e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Eliminar quaisquer outros erros que possam estar presentes antes de continuar com o diagnóstico do código P0419.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sistema SAI.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Verificar o relé da bomba de ar secundária SAI.
  6. Testar a resistência da bomba de ar secundária.

Diagnosticar e resolver problemas

O código P0419 é definido quando não há ar exterior para queimar o excesso de hidrocarbonetos no sistema de escape durante um arranque a frio. Isto faz com que a tensão no sensor de oxigénio frontal não baixe para o nível definido.

O procedimento de diagnóstico exige que o motor esteja frio, idealmente com o veículo parado durante pelo menos 10-12 horas. Depois disto, a ferramenta de diagnóstico deve ser ligada e o motor deve arrancar.

A voltagem no sensor de oxigénio frontal deve descer abaixo de 0,125 volts após aproximadamente 5-10 segundos. Uma falha no sistema de ar secundário será confirmada se a voltagem não descer a este valor.

Se a voltagem não cair para 0,125 volts, mas se ouvir a bomba de ar a funcionar, verifique todas as mangueiras, linhas de ar, válvulas e solenóides quanto a fugas. Lembre-se também de verificar todas as mangueiras, condutas e válvulas em busca de obstruções, tais como acumulação de carbono ou outros bloqueios.

Se a bomba de ar não arrancar, verificar todos os fusíveis, relés, cablagem e motor da bomba relevantes para assegurar a continuidade. Substituir ou reparar componentes defeituosos, se necessário.

Quando todas as verificações tiverem sido efectuadas mas a falha P0419 persistir, poderá ser necessário remover o colector de escape ou a cabeça do cilindro. Para ter acesso aos portos do sistema a fim de limpar a incrustação.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0419 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • BMW (328i)
  • Chevrolet
  • Dodge (RAM)
  • Ford
  • GMC
  • Lexus (LX570)
  • Toyota (Sequoia, Tundra)
  • Volkswagen

Com o código de falha P0419 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0410, P0411, P0412, P0413, P0414, P0415, P0416, P0417, P0418, P041F, P044F, P0491, P0492.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário