O código de falha P0253 soa como “bomba de injecção controlo da medição de combustível “A” baixa (câmara/motor/injector)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Injection Pump Fuel Metering Control “A” Low (Cam/Rotor/Injector)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0253
O código de falha OBD-II P0253 é um código de falha genérico definido como um sinal de controlo “A” de bomba doseadora de combustível baixo. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta um nível de sinal baixo nos circuitos de feedback.
São detectadas características incorrectas entre o sensor de controlo da dosagem de combustível, o actuador da quantidade de combustível. Também outros sensores que estão envolvidos na determinação da pressão e volume do combustível.
Todos os sistemas de injecção diesel Common Rail utilizam um ‘actuador de controlo electrónico de medição de combustível’. Para medir a quantidade de combustível que é permitida na câmara de bombeamento de uma bomba de gasóleo de alta pressão.
É assim que se determina o volume e a pressão do combustível que acaba por entrar na calha de combustível. No entanto, a pressão na calha do combustível deve ser controlada dentro de um intervalo muito estreito.
Para este fim, na maioria dos casos é utilizado um sensor de pressão de resistência variável para transmitir a pressão real para o PCM. Isto é feito para assegurar que a pressão real na calha do combustível corresponda à pressão calculada.
Num sistema de combustível totalmente funcional, o sensor de pressão converte a pressão do combustível num sinal de tensão. Isto é utilizado pelo PCM para calcular a largura do pulso do injector e o tempo de injecção. Para assegurar que a quantidade correcta de combustível é injectada nos cilindros em todas as condições de funcionamento.
Assim, as tensões de sinal do actuador electrónico de combustível e do sensor de controlo de contagem de combustível devem corresponder. Para que o PCM possa calcular a estratégia apropriada de entrega de combustível para assegurar o funcionamento eficiente do motor a todas as rpm e cargas.
O código de avaria P0253 relacionado com a bomba doseadora de combustível “A” pode ser definido devido a problemas mecânicos ou eléctricos. O mecânico pode incluir um problema EVAP e o eléctrico pode incluir uma falha no circuito do sensor PRFV.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0253 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- A perda de energia pode ser observada.
- O motor pode tornar-se irregular.
- Aumento do consumo de combustível.
O código de gravidade da falha P0253 depende da causa da falha e pode variar de média a grave. Em qualquer caso, a falha não deve ser ignorada e é aconselhável corrigi-la o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P0253 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de posição do carril de combustível (PRFV) defeituoso.
- Actuador de quantidade de combustível defeituoso (FQA).
- Fios ou conectores danificados, queimados, em curto-circuito, desconectados, corroídos.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0253
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0253:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se o erro P0253 aparece novamente.
- Verificar o sensor de posição do carril de combustível (PRFV).
- Testar o actuador da quantidade de combustível (FQA).
- Inspeccionar os conectores e a cablagem quanto a danos, soltura e corrosão.
Diagnosticar e resolver problemas
Antes de começar a diagnosticar o código P0253, verifique os Boletins de Serviço Técnico (TSB) do seu veículo. O problema pode ser um problema conhecido com uma reparação conhecida emitida pelo fabricante, poupando tempo e dinheiro.
A seguir, localize o sensor de posição do carril de combustível (PRFV) no seu carro. Está normalmente localizada perto da bomba de injecção, aparafusada ao motor.
Inspeccionar visualmente o conector e os fios, procurando arranhões, arranhões, fios expostos, áreas queimadas ou plástico derretido. Desmontar o conector e inspeccionar cuidadosamente os terminais dentro do conector.
Se necessário, utilizar um limpador de contacto eléctrico e uma escova de plástico para limpar os terminais. Deixá-los secar e aplicar massa lubrificante eléctrica nas áreas de contacto.
Utilizando um scanner OBD-2, limpar os códigos de falha de diagnóstico da memória e ver se a falha se repete. Se não o fizer, o problema estava muito provavelmente nas ligações.
Verificar o sensor e a cablagem
Se o código P0253 regressar, verificar o sensor PRFV e circuitos associados. Com a ignição desligada, desligar o conector eléctrico do sensor PRFV.
Ligar o fio preto do voltímetro digital ao terminal de terra no conector da cablagem do sensor. Ligar o fio vermelho do voltímetro digital ao terminal de fornecimento de energia no conector do arnês de sensores.
Rodar a chave de ignição, sem ligar o motor, o voltímetro deve ler 12 ou 5 volts. Se não o fizer, o problema pode estar relacionado com os fios de alimentação ou de terra, ou relacionado com um PCM defeituoso.
Para verificar o PCM, o condutor de sinal deve ser testado. Com o conector desligado, mover o condutor do voltímetro vermelho do terminal do condutor de alimentação para o terminal do condutor de sinal. O voltímetro deve ler 5 volts, se não, reparar o cabo de sinal ou substituir o PCM.
Se todas as verificações forem aprovadas mas continuar a receber o erro P0253, o problema é provavelmente um sensor de PRFV defeituoso. Pode verificar o sensor com um ohmímetro e, se estiver avariado, substituí-lo por um novo.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0253 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet (Captiva)
- Dodge (RAM)
- Ford
- GMC
- Hyundai (Grand Starex, H1, Porter, Santa Fe, Starex)
- Jeep
- Kia (Bongo, Ceed, Sorento)
- Mercedes-Benz
- Opel (Antara)
- Ssangyong
Com o código de falha P0253 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0251, P0252, P0254, P0255.