Código de falha P008D – circuito de controlo da bomba de arrefecimento de combustível baixo

O código de falha P008D soa como “circuito de controlo da bomba de arrefecimento de combustível baixo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Cooler Pump Control Circuit Low”.

Descrição técnica e descodificação do erro P008D

O código de avaria P008D destina-se a ser afixado em veículos equipados com motores diesel. Indica que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um baixo nível de sinal no circuito de controlo da bomba de refrigeração do combustível. Que é utilizado para assegurar o bom funcionamento do motor diesel.

Código de falha P008D – circuito de controlo da bomba de arrefecimento de combustível baixo

O circuito de controlo da bomba de refrigeração do combustível é concebido para controlar o funcionamento da bomba de refrigeração do combustível. Esta função é específica para veículos com motor diesel e foi concebida para arrefecer o combustível em excesso. Antes de ser introduzida de novo no sistema de combustível.

O combustível é arrefecido pelo radiador de combustível, que funciona de forma semelhante ao radiador de arrefecimento do motor, utilizando líquido de arrefecimento para remover o calor do combustível.

A temperatura da bomba de combustível é controlada pelo circuito de controlo da bomba de refrigeração do combustível. Que activa a bomba para correr através do conjunto do refrigerador, antes de o combustível ser devolvido ao depósito de combustível.

O código P008D é definido pelo PCM quando é detectado um sinal baixo no circuito de controlo da bomba de refrigeração do combustível. Dependendo do modelo do veículo, o PCM pode activar outros códigos e também activar a luz Check Engine.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P008D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Ruídos inusitados da bomba de refrigeração do combustível.
  3. Masturbação ao ralenti ou sob carga.
  4. Redução do desempenho do motor.
  5. Aumento do consumo de combustível.

A gravidade do erro P008D é elevada, a causa deve ser corrigida o mais rapidamente possível. A alta temperatura do combustível é indesejável e pode causar um desgaste excessivo dos componentes do sistema de combustível. Também desgaste excessivo dos componentes internos do motor, se não for corrigido a tempo.

Causas do erro

O código P008D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Bomba de refrigeração de combustível defeituosa.
  • Conector corroído ou danificado.
  • Feixe de cabos defeituoso ou danificado.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P008D

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P008D:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Test-drive o veículo para ver se o erro P008D aparece novamente.
  4. Inspeccionar visualmente os fios e conectores da bomba de refrigeração do combustível.
  5. Se o erro persistir, verificar o módulo PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo no processo de resolução de problemas P008D, é o estudo dos Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo a longo prazo, apontando-lhe a direcção certa.

O passo seguinte é localizar quaisquer componentes associados ao circuito de controlo da bomba de refrigeração do combustível. Isto inclui a bomba de refrigeração do combustível, o reservatório de refrigeração e o módulo PCM.

Uma vez encontrados estes componentes, deve ser realizada uma inspecção visual minuciosa para verificar todos os cabos e conectores associados para detectar defeitos óbvios. Procurar arranhões, abrasões, cabos expostos ou áreas ardentes.

Sinais de fuga de refrigerante, nível e condição do refrigerante também devem ser incluídos neste processo.

Verificação do circuito

A regulação da tensão depende do motor específico, da configuração do circuito de controlo da bomba de óleo combustível e dos componentes instalados. Deve ser feita referência aos dados técnicos para obter a gama de tensão correcta e a sequência de resolução de problemas apropriada.

A tensão correcta numa bomba de refrigeração de combustível inoperante é normalmente uma indicação de uma falha interna. Uma bomba de combustível defeituosa pode também emitir um som de rangido que irá progredir ao ponto de produzir um ruído semelhante ao de um cão a ladrar.

Se este processo revelar falta de alimentação eléctrica ou ligação à terra, poderá ser necessário verificar a continuidade da cablagem e dos conectores para encontrar o erro P008D. Os testes de continuidade são sempre realizados com a fonte de alimentação desligada do circuito.

As leituras normais devem ser de 0 ohms de resistência, salvo indicação em contrário nas especificações. Resistência ou ausência de continuidade é uma indicação de cabos defeituosos, conectores curtos ou abertos, que devem ser reparados ou substituídos.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P008D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Chevrolet
  • Dodge (RAM)
  • Ford
  • GMC

Com o código de falha P008D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P008C, P008E.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário