Código de falha P286F – desempenho do tempo de desengate “A” da embraiagem demasiado lento

O código de falha P286F soa como “desempenho do tempo de desengate “A” da embraiagem demasiado lento”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Clutch “A” Disengagement Time Performance Too Slow”.

Descrição técnica e descodificação do erro P286F

O código de anomalia OBD-II P286F é um código genérico definido como ‘A embraiagem ‘A’ fora do tempo demasiado lento’. É definido quando o Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) detecta que o garfo ‘A’ é lento a responder aos comandos dados.

Código de falha P286F – desempenho do tempo de desengate

A embraiagem opera normalmente em posições entre embraiagem totalmente engatada (embraiagem fechada) e totalmente desengatada (embraiagem aberta). Neste caso, a MTC verifica se a embraiagem está presa numa posição que esteja mais próxima da posição fechada do que a posição solicitada.

Isto é causado ou por uma falha mecânica na embraiagem ou por uma válvula solenóide de embraiagem bloqueada. Isto faz com que a pressão do fluido seja demasiado baixa e que a embraiagem se agarre.

A válvula solenóide de embreagem tem a característica mostrada na figura abaixo. Quando a corrente da válvula solenóide é elevada, a válvula abre e a pressão do fluido desengata a estranha embraiagem.

Quando a MTC detecta um tempo de libertação da embraiagem ‘A’ demasiado lento, estabelece o código P286F e a luz de aviso acende. O código aparece quando o módulo de controlo detecta um garfo de embraiagem encravado que necessita de ser substituído.

Isto pode ocorrer por muitas razões, mas na maioria das vezes o erro deve-se a causas mecânicas, tais como o desgaste mecânico do garfo móvel.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P286F para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Mau funcionamento da caixa de velocidades.
  3. Masturbação no início.
  4. Mudança de velocidade Jerky (particularmente da 1ª para a 2ª velocidade).
  5. O carro pode estar configurado para funcionar mal ou em modo de colisão.

A gravidade do código de falha P286F é elevada e a operação de transmissão pode ser afectada. Podem ocorrer problemas de mudança de velocidades, causando um risco de segurança.

Causas do erro

O código P286F pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Forquilhas de turno coladas.
  • Desgaste da embraiagem.
  • Falha mecânica da transmissão.

Como eliminar ou limpar o código de falha P286F

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P286F:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o carro para ver se o código P286F aparece novamente.
  3. Se o código aparecer novamente, é provável que a caixa de velocidades tenha de ser removida para rectificar falhas internas.
  4. Uma vez retirada a caixa de velocidades, o disco de embraiagem e os garfos de mudança precisam de ser substituídos. Quando esta falha ocorre, são estas partes que falham.
  5. Após a substituição do kit de reparação e a reinstalação da transmissão, deve ser efectuada uma adaptação.

Diagnosticar e resolver problemas

É muito provável que, quando ocorre o erro P286F, haja uma falha mecânica na transmissão. Se não for particularmente hábil na desmontagem e resolução de problemas de caixas de velocidades, é melhor chamar um centro de serviço para efectuar a reparação.

Se tiver capacidade suficiente e equipamento especializado para rectificar a falha. A caixa de velocidades deve ser removida para a desmontar, a fim de substituir o disco de embraiagem e os garfos de mudanças.

A substituição da embraiagem envolve normalmente a utilização de um kit de reparação que, para além da própria embraiagem e dos garfos, inclui a placa de desengate e os vedantes de óleo. Todas estas são também recomendadas a serem alteradas aquando da substituição, para evitar problemas futuros.

Para resolver completamente o erro P286F, após a substituição das peças defeituosas, deve ser efectuada uma adaptação ou uma aprendizagem.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P286F pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford (EcoSport, Fiesta, Focus)

Com o código de falha P286F é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2872, P2877, P287A.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário