Código de falha P2858 – desempenho do acoplamento de pressão da embreagem “B”

O código de falha P2858 soa como “desempenho do acoplamento de pressão da embreagem “B””. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Clutch “B” Pressure Engagement Performance”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2858

O código de falha OBD-II P2858 é um código genérico que é definido como ‘incompatibilidade das características de acoplamento da embraiagem ‘B”. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta uma falha geral.

Código de falha P2858 – desempenho do acoplamento de pressão da embreagem

Os sinais dos interruptores e sensores controlam o solenóide de controlo da pressão da embraiagem. A pressão da embraiagem é assim ajustada de acordo com a carga do motor e o modo de condução do veículo. Isto torna possível controlar a pressão hidráulica da embraiagem com alta precisão e conseguir uma mudança de velocidades mais suave.

Num sistema totalmente funcional, a transmissão deve ser desengatada quando parada. Se a transmissão não se desengatar correctamente, o código de falha P2858 será armazenado.

Isto pode ocorrer por muitas razões, embora o erro indique uma falha eléctrica. Por vezes aparece devido a causas mecânicas.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2858 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Má aceleração.
  3. Rotações flutuantes durante a aceleração.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. O carro pode entrar em modo de mau funcionamento ou de emergência.

O código de gravidade da falha P2858 é geralmente médio, mas pode rapidamente tornar-se severo. Podem ocorrer problemas de mudança de velocidades, causando um risco de segurança.

Causas do erro

O código P2858 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A válvula de controlo da pressão da embraiagem está defeituosa.
  • Fusível ou elo fusível é queimado.
  • Conector corroído ou danificado.
  • Feixe de cabos defeituoso ou danificado.
  • Má ligação eléctrica no circuito.
  • Falha mecânica de transmissão.
  • Por vezes, um módulo PCM defeituoso é a causa.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2858

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2858:

  1. Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
  2. Verificar os fusíveis ou as ligações fusíveis.
  3. Limpar qualquer código de falha de diagnóstico do PCM e realizar um test drive para ver se o código de falha de diagnóstico P2858 é devolvido.
  4. Verificar a válvula de controlo da pressão da embraiagem.
  5. Se tudo estiver OK, o PCM pode precisar de ser substituído e reprogramado.

Diagnosticar e resolver problemas

Para excluir todas as possibilidades de erro P2858, inspeccionar visualmente a cablagem, bem como os conectores. Verificar todos os fusíveis do sistema e substituir os queimados, se necessário.

Localize a tomada de diagnóstico, ligue uma ferramenta de digitalização e recupere todos os códigos e dados armazenados. Tome nota desta informação, pois pode ajudá-lo no diagnóstico posterior. Eliminar os códigos e testar o veículo para ver se o código P2858 reaparece após a reinicialização.

Localizar a válvula de controlo da pressão da embraiagem e inspeccionar para detectar danos físicos óbvios. Efectuar uma inspecção visual minuciosa, para defeitos óbvios tais como arranhões, abrasões, fios expostos ou marcas de queimaduras.

Se durante a inspecção verificar que falta a alimentação eléctrica ou a ligação à terra, poderá ser necessário verificar a continuidade do circuito. Deve ser sempre realizada uma verificação de continuidade com a energia desligada.

As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A resistência ou ausência de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito e requer reparação ou substituição.

Em caso de erro P2858 não é irrazoável verificar os fusíveis do sistema. Os fusíveis que possam parecer normais quando testados pela primeira vez podem falhar quando o circuito está sob carga.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2858 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Honda (Vezel)
  • Nissan (Sentra, Versa)

Com o código de falha P2858 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2854, P2856, P2857, P285A.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário