Código de falha P278F – embraiagem “B” aprendizagem adaptativa no limite

O código de falha P278F soa como “embraiagem “B” aprendizagem adaptativa no limite”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Clutch “B” Adaptive Learning at Limit”.

Descrição técnica e descodificação do erro P278F

O código de falha OBD-II P278F é um código genérico definido como ‘Aprendizagem adaptativa da embraiagem ‘B’ no limite’. É definido quando o Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) detecta que a embraiagem ‘B’ já não pode ser adaptada.

Código de falha P278F – embraiagem

Nos veículos equipados com caixas de velocidades de dupla embraiagem, o computador lê os dados de vários sensores. A fim de criar uma estratégia de mudança de velocidades específica para se adequar ao estilo de condução do proprietário.

A embraiagem funciona normalmente em posições entre embraiagem totalmente engatada (embraiagem fechada) e totalmente desengatada (embraiagem aberta). Se o MTC já não conseguir detectar uma estratégia de mudança apropriada, este código é definido.

O aparecimento do erro pode ser causado por uma falha mecânica interna na embraiagem, por exemplo, desgaste. Ou eléctrico, o que pode incluir, maus contactos ou falha da unidade electrónica.

Portanto, quando a MTC já não consegue detectar uma estratégia de mudança adequada, estabelece o código P278F, Adaptive Clutch Learning “B” no limite. Uma luz de aviso é então acesa para assinalar a ocorrência de um problema.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P278F para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. Mau funcionamento da caixa de velocidades.
  4. As mudanças de velocidades podem ser difíceis.
  5. Deslizamento da embraiagem ou da transmissão.
  6. Sobreaquecimento da transmissão.
  7. Aumento do consumo de combustível.
  8. O carro pode ser colocado em modo de falha ou de emergência.

A gravidade do código de falha P278F é elevada, a transmissão pode ser interrompida. Podem ocorrer problemas de mudança de velocidades, causando um risco de segurança.

Causas do erro

O código P278F pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Avaria no funcionamento da transmissão interna.
  • Desgaste da embreagem.
  • Falha mecânica da transmissão.
  • Problema com a cablagem ou conectores.
  • Fluido de transmissão de baixo nível ou sujo.
  • Solenóide de controlo de pressão defeituoso.
  • Por vezes, a causa é o módulo de MTC defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P278F

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P278F:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o carro para ver se o código P278F aparece novamente.
  3. Verificar o nível e a qualidade do fluido de transmissão.
  4. Inspeccionar os cabos e conectores eléctricos.
  5. Verificar o actuador e os sensores solenóides.
  6. Se a embraiagem estiver gasta, deve ser substituída.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo é realizar uma adaptação correcta da transmissão, tal como especificado na documentação técnica do fabricante. Em alguns casos, o concessionário deve ser contactado para este procedimento.

A seguir, ao diagnosticar o código P278F, vale a pena verificar se a secção eléctrica está danificada. Nos veículos modernos, os sinais eléctricos e electrónicos requerem uma boa cablagem para uma transmissão de dados adequada.

Quaisquer falhas, tais como quebras, conectores desconectados ou corrosão, podem interromper os sinais, levando a falhas no controlo de transmissão. A seguir, verificar a bateria, uma vez que alguns módulos PCM e TCM são sensíveis à baixa tensão.

Se a bateria estiver fraca, o sistema pode detectar isto como uma falha. Certifique-se de que a bateria está a fornecer um mínimo de 12 volts e que o alternador está a funcionar correctamente, um mínimo de 13 volts ao ralenti.

O Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) falha muito raramente, mas isso pode acontecer. Portanto, ao diagnosticar o erro P278F, deve ser verificado se todas as outras etapas foram concluídas.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P278F pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford (EcoSport, Focus)

Com o código de falha P278F é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2789, P286F, P2872, P2877, P287A.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário