Código de falha P2785 – temperatura demasiado elevada do actuador da embraiagem

O código de falha P2785 soa como “temperatura demasiado elevada do actuador da embraiagem”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Clutch Actuator Temperature Too High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2785

O código de falha OBD-II P2785 é definido como ‘temperatura do actuador da embraiagem demasiado elevada’. Definido quando o módulo de controlo PCM ou TCM detecta temperatura excessiva no actuador da embraiagem.

Código de falha P2785 – temperatura demasiado elevada do actuador da embraiagem

O MTC analisa a temperatura do actuador quando a embraiagem é engatada e desengatada e também utiliza informação de vários sensores. Para calcular o torque correcto para a mudança de velocidade.

A mudança de marcha é desencadeada por um comando do MTC para engatar o actuador da embraiagem para desengatar a embraiagem. Os vários actuadores dentro da transmissão desengatam depois a engrenagem actual. E, dependendo das condições de funcionamento actuais, uma velocidade mais alta ou mais baixa é contratada.

Alguns actuadores utilizam mecanismos do tipo solenóide para controlar o cilindro principal da embraiagem. A potência nestes é transmitida por fluido dos travões, enquanto outros modelos utilizam sensores electrónicos controlados por microprocessadores.

Independentemente da concepção, todos os sistemas de accionamento da embraiagem visam melhorar o desempenho da condução, eliminando a necessidade de operação manual.

Os sistemas de accionamento de embraiagem controlados por computador funcionam normalmente em sistemas de embraiagem dupla. Onde uma embraiagem controla a mudança de velocidades de número par. A outra, controla a mudança de velocidades de número ímpar.

Quando o módulo de controlo (MTC) detecta um aumento de temperatura demasiado elevado no actuador da embraiagem. O código P2785 está definido e a luz de aviso do motor ou luz de aviso da transmissão acende-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2785 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada indicadora “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. A luz de aviso de transmissão acende-se.
  3. Qualquer equipamento não pode ser engatado.
  4. A transmissão pode estar em modo de emergência.
  5. A transmissão pode estagnar numa só mudança.
  6. O motor pode estagnar enquanto conduz.
  7. O motor pode não arrancar por razões de segurança.

Um código de falha armazenado P2785 é considerado grave, uma vez que pode causar problemas de condução e segurança. As condições que contribuíram para o código armazenado devem ser corrigidas o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P2785 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Actuador de embraiagem com defeito.
  • Falhas eléctricas internas nos motores ou solenóides do actuador.
  • Sensores de movimento ou de embreagem defeituosos.
  • Feixe de cabos em curto-circuito ou danificado.
  • Contacto solto ou defeituoso com o solo na unidade de controlo.
  • Conector corroído, danificado ou solto.
  • Fusível defeituoso ou ligação fusível.
  • O módulo de controlo de transmissão (MTC) pode estar defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2785

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2785:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Testar o veículo para descobrir se o erro P2785 aparece novamente.
  4. Inspeccionar visualmente os fios e conectores relevantes em busca de danos.
  5. Verificar os sensores de movimento ou de embreagem de viagem.
  6. Se necessário, reparar os componentes defeituosos.
  7. Testar o módulo de controlo de transmissão (MTC).

Diagnosticar e resolver problemas

A primeira coisa a fazer ao diagnosticar o código P2785 é verificar se a secção eléctrica está danificada. Nos automóveis modernos, os sinais eléctricos e electrónicos exigem uma boa cablagem para uma transmissão de dados adequada.

Quaisquer falhas, tais como quebras, conectores desconectados ou corrosão, podem interromper os sinais, resultando em falhas no controlo da transmissão. A seguir, verificar a bateria, uma vez que alguns módulos PCM e TCM são sensíveis à baixa tensão.

Se a bateria estiver fraca, o sistema pode detectar isto como uma falha. Certifique-se de que a bateria está a fornecer um mínimo de 12 volts e que o alternador está a funcionar correctamente, com um mínimo de 13 volts ao ralenti.

Verificação eléctrica

Verificar os sensores de movimento ou de viagem da embraiagem, executar uma verificação de terra, potência e continuidade de todos os cabos. Além disso, certifique-se de efectuar uma verificação da amperagem do solenóide do actuador, bem como do sensor de posição do actuador.

Estes componentes fazem parte do circuito de controlo e devem ser verificados juntamente com todos os outros. Se necessário, reparar ou substituir os componentes e depois voltar a testar o sistema para ver se o código regressa.

Se todos os valores estiverem dentro das especificações, consulte o manual de serviço para saber como aplicar a potência directamente ao mecanismo de accionamento da embraiagem. Se o mecanismo não responder, verificar todas as ligações e ligação à terra.

Certifique-se de verificar a continuidade e resistência do mecanismo antes de aplicar directamente a energia.

Se o mecanismo funcionar, verificá-lo várias vezes para detectar ocasionais avarias ou sinais de sobreaquecimento. Se a unidade sobreaquecer ou funcionar intermitentemente, substitua-a, mas lembre-se que, em alguns casos, a sua substituição pode requerer reprogramação.

O Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) falha muito raramente, por isso, ao diagnosticar o erro P2785, deve ser verificado se todas as outras verificações foram efectuadas.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2785 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Peugeot

Com o código de falha P2785 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0900, P0901, P0902, P0903.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário