Código de falha P2767 – entrada/sensor de velocidade da turbina circuito “B” sem sinal

O código de falha P2767 soa como “entrada/sensor de velocidade da turbina circuito “B” sem sinal”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Input/Turbine Speed Sensor “B” Circuit No Signal”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2767

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P2767 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2767 – entrada/sensor de velocidade da turbina circuito

O código de falha P2767 é exibido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta uma falha no circuito para o sensor de velocidade do turbo, conhecido como ‘B’. A designação ‘B’ é normalmente reservada aos veículos equipados com OBD-II que utilizam sensores de entrada múltipla ou de velocidade de turbina.

O sensor de velocidade de entrada da turbina é normalmente um sensor electromagnético de três fios. Utilizado para monitorizar a velocidade de transmissão de entrada (reconhecida pelo PCM como revoluções por minuto).

O sensor está localizado perto da parte de trás do conversor de torque (no eixo de entrada da transmissão). É aparafusado ou aparafusado directamente no cárter de transmissão.

Existem ranhuras especiais no eixo principal de transmissão que funcionam perto da extremidade do sensor. Quando as ranhuras passam pelo transdutor, o circuito é interrompido e é gerado um pulso electrónico. Este pulso, é recebido pelo PCM como um padrão de forma de onda, que reconhece como a entrada de velocidade da turbina.

A velocidade de entrada da turbina é comparada com a velocidade do motor, percentagem de carga do motor e velocidade de saída da transmissão. Isto é feito para determinar a velocidade de entrada rpm desejada. Se a velocidade real não corresponder à velocidade desejada, o código P2767 será armazenado e a luz de avaria ‘Check engine’ acenderá.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2767 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos iluminar-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. Velocímetro flutuante ou leitura odométrica.
  3. Mudanças de velocidades duras ou instáveis.
  4. A transmissão automática não muda.
  5. Aumento do consumo de combustível.
  6. Rotações flutuantes do motor e tentativas de paralisação.
  7. O motor pára quando está em marcha lenta.
  8. Possíveis brechas de ignição nos cilindros do motor. Também o motor do veículo pode funcionar erraticamente.

Em alguns casos, quando este código está presente, o PCM colocará a transmissão em “modo de operação de emergência”. Neste modo, a transmissão começará a funcionar com restrições. Se a transmissão automática começar a mudar irregularmente quando P2767 é comunicada, a falha deve ser imediatamente rectificada.

Causas do erro

O código P2767 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Feixe de cabos ou conectores danificados.
  • Sensor de velocidade de entrada defeituoso.
  • Sensor de velocidade de saída defeituoso.
  • Válvula solenóide de mudança defeituosa.
  • O fluido de transmissão ATF está contaminado.
  • Baixo nível de fluido de transmissão.
  • Falha PCM ou erro de programação PCM.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2767

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2767:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao carro e ler os códigos de erro eventualmente presentes.
  2. Limpar os códigos e testar o carro para ver se há algum problema.
  3. Verificar o nível e o estado do fluido de transmissão. Se o nível for baixo, encher o fluido. Quando o fluido está contaminado, deve ser substituído.
  4. Se o código de erro não desaparecer, verificar a tensão de referência e o sinal de terra do sensor de velocidade do eixo de entrada de transmissão automática. Verificar também a integridade e resistência do circuito do sensor.
  5. Reparar ou substituir quaisquer fios ou circuitos danificados. Se os circuitos e fios estiverem OK, verificar todos os sensores e válvulas solenóides relevantes.

Diagnosticar e resolver problemas

Verifique o código de erro P2767 nos Boletins do Serviço Técnico (TSB) do seu veículo. O seu problema pode ter uma reparação emitida pelo fabricante, o que pode poupar tempo e dinheiro durante o diagnóstico.

Iniciar o diagnóstico com uma inspecção visual da cablagem e dos conectores do sistema. Os cabos danificados, bem como os conectores, devem ser reparados ou substituídos. Lembre-se de verificar a bateria e inspeccionar os cabos a ela ligados, verificar também a alimentação do alternador.

Ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico, recuperar quaisquer códigos armazenados para utilização posterior. Se estiverem presentes códigos de entrada e saída do sensor, determinar qual o circuito defeituoso.

Assegurar-se de que não há resíduos metálicos em excesso nas superfícies magnéticas dos sensores. Para melhores resultados, remover detritos em excesso antes de os reinstalar. Depois de remover os sensores, inspeccionar também as ranhuras e entalhes no eixo de transmissão.

Utilizar um multímetro para testar os sensores individuais de acordo com as especificações do fabricante. Os sensores que não cumpram as especificações devem ser substituídos.

Antes de testar a resistência e a continuidade com um multímetro, desligar os respectivos controladores. Não o fazer pode resultar em falha do controlador.

Notar uma avaria no PCM ou erro de programação PCM. Se todos os circuitos e sensores do sistema estiverem em bom estado de funcionamento e cumprirem as especificações do fabricante.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2767 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chrysler (300)
  • Daihatsu
  • Dodge (Charger)
  • Ford (Focus)
  • Honda
  • Jeep (Commander, Grand Cherokee)
  • Lexus (NX200)
  • Mazda
  • Mercedes-Benz (ML350)
  • Toyota (Auris, Corolla, Fielder, RAV4, Vitz)
  • Volkswagen

Com o código de falha P2767 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2765, P2766, P2768.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário