Código de falha P2757 – conversor de torque controlo da pressão da embraiagem desempenho do circuito de controlo de solenóide/preso

O código de falha P2757 soa como “conversor de torque controlo da pressão da embraiagem desempenho do circuito de controlo de solenóide/preso”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Torque Converter Clutch (TCC) Pressure Control Solenoid Control Circuit Performance/Stuck Off”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2757

O código de diagnóstico de falha P2757 é definido quando o PCM ou TCM detecta uma falha na válvula solenóide de controlo da pressão da embreagem do conversor de torque. Neste caso, está encravado no estado desactivado. As transmissões automáticas controladas por computador utilizam pressões hidráulicas variáveis para mudar de velocidade e operar a embraiagem do conversor de torque (TCC).

Código de falha P2757 – conversor de torque controlo da pressão da embraiagem desempenho do circuito de controlo de solenóide/preso

Nos veículos modernos equipados com transmissões automáticas, é utilizado um conversor de torque entre o motor e a transmissão. É utilizado para aumentar o binário de saída do motor e a tracção das rodas.

O motor e a transmissão estão efectivamente ligados através de um mecanismo de embraiagem hidráulico no interior do conversor de torque. O que aumenta o torque até as velocidades se igualarem.

Solenóides do conversor de torque (TCC), dirigir o fluido hidráulico e engatar a embraiagem do conversor de torque para criar uma forte ligação e aumentar a eficiência.

Quando o solenóide de transmissão é defeituoso, na maioria dos casos o problema não está na parte eléctrica. Embora o erro P2757 indique exactamente isso. O problema é geralmente um material estranho que obstrui o funcionamento mecânico do solenóide ou o fluxo de fluido através do corpo da válvula de transmissão.

A válvula solenóide de pressão linear regula a pressão de descarga da bomba de óleo. De acordo com as condições de condução, em resposta a um sinal enviado do Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) ou do Módulo de Controlo de Potência (PCM).

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2757 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O carro entra no modo de emergência da caixa de velocidades.
  3. A transmissão escorrega durante a mudança de velocidades.
  4. Encravamentos de transmissão em engrenagens.
  5. As mudanças de velocidades são difíceis.
  6. Sobreaquecimento da transmissão.
  7. Aumento do consumo de combustível.
  8. Problemas com o acoplamento e desengate da embraiagem de bloqueio do conversor de torque.

A avaria P2757 é bastante grave, uma vez que a sua ocorrência pode levar a problemas de condução. Podem ocorrer problemas de transmissão, afectando o funcionamento do motor. É aconselhável rectificá-lo o mais rapidamente possível para evitar consequências mais graves.

Causas do erro

O código P2757 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A válvula solenóide de embreagem do conversor de torque (TCC) está defeituosa.
  • Fluido contaminado ou filtro de transmissão entupido.
  • Baixo nível de fluido de transmissão.
  • As passagens do fluido de transmissão estão obstruídas.
  • Bomba de transmissão defeituosa ou carcaça da válvula de transmissão.
  • Outras avarias mecânicas no interior da transmissão.
  • Problema de cablagem ou conector danificado.
  • Em casos raros, mau funcionamento da PCM ou da MTC.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2757

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2757:

  1. Mudar o fluido ATF e o filtro.
  2. Encher o fluido de transmissão até ao nível requerido.
  3. Lavagem para limpar as condutas internas da transmissão.
  4. Teste, se necessário substituir a válvula solenóide de controlo de pressão avariada.
  5. Reparar ou substituir a bomba de transmissão avariada e a caixa da válvula de transmissão.
  6. Verificar os conectores bem como a cablagem.
  7. Flash ou substituir o PCM/TCM.

Diagnosticar e resolver problemas

Antes de iniciar o processo de resolução de problemas P2757, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.

A seguir, deve verificar o nível do líquido e verificar se há contaminação. Antes de substituir o fluido, deve verificar os registos do veículo para ver quando o filtro e o fluido foram trocados pela última vez.

Deverá então efectuar uma inspecção visual detalhada para verificar o estado da cablagem em busca de defeitos óbvios. Verificar os conectores e a cablagem para a válvula solenóide do conversor de torque e PCM ou TCM.

As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A verificação da continuidade da cablagem deve ser sempre efectuada com a energia desligada do circuito. Para evitar curto-circuitos e criar danos adicionais.

A resistência ou falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito. Isto exigirá reparação ou substituição.

Solenóide de embreagem de conversor de torque (TCC)

Verificar a resistência na solenóide TCC e na cablagem de transmissão interna depois de remover o conector do feixe de cabos. O multímetro deve ser ajustado à escala de ohm com condutores positivos e negativos nos pinos para o circuito de potência e controlo do TCC.

A resistência deve estar dentro das especificações do fabricante. Se for muito elevado ou excedido. Remover a panela de óleo da transmissão para inspeccionar o solenóide dentro da transmissão, se possível. Verificar a tensão no circuito de alimentação do solenóide TCC ou no conector do feixe de cabos na MTC.

Módulo de Controlo de Transmissão (MTC)

Uma vez que a embraiagem do conversor de torque é activada apenas durante certas condições de condução. Será necessário monitorizar a MTC com a ferramenta de diagnóstico avançado. Para determinar se o MTC está a enviar um comando para o solenóide TCC e quais são as leituras reais do feedback.

Para verificar se a MTC está realmente a enviar um sinal, será necessário um multímetro gráfico preparado para o ciclo de trabalho ou um osciloscópio de armazenamento digital. Ligar o fio positivo do multímetro, ao feixe de cabos que vai para o MTC. E o fio negativo para uma boa terra.

O ciclo de trabalho deve ser o mesmo que o estabelecido pela MTC na leitura da ferramenta de diagnóstico alargado. Se o ciclo se mantiver a 0% ou 100% ou for intermitente, verificar novamente as ligações. Se todos os cabos e o solenóide estiverem OK, mas o erro P2757 permanecer, a MTC pode estar defeituosa.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2757 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet (Captiva)
  • Ford (Fusion)
  • Lexus (GS300, GS350, IS250, LX570)
  • Mazda (RX-8)
  • Toyota (Camry, Corolla, Land Cruiser, Prado, Probox, RAV4, Sequoia, Tundra)
  • Volkswagen (Polo)

Com o código de falha P2757 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2756, P2758, P2759, P2760, P2761, P2762, P2763, P2764.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário