Código de falha P2746 – sensor de velocidade do eixo intermédio “B” gama de circuitos/desempenho

O código de falha P2746 soa como “sensor de velocidade do eixo intermédio “B” gama de circuitos/desempenho”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intermediate Shaft Speed (ISS) Sensor “B” Circuit Range/Performance”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2746

O código de falha diagnóstica P2746 indica um intervalo de funcionamento inadequado para o sensor de velocidade do eixo intermédio (ISS) circuito ‘B’. Sem um sinal de velocidade de saída preciso, o Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) não pode mudar correctamente de velocidade, pelo que este código é definido.

Código de falha P2746 – sensor de velocidade do eixo intermédio

O eixo intermédio, ajuda a distribuir a força rotacional desde a transmissão de entrada até ao eixo de saída dentro da transmissão. A velocidade do eixo intermédio depende da engrenagem em que se encontra.

Numa caixa de velocidades manual, o selector de velocidades determina isto, pelo que não há necessidade de controlar a velocidade do eixo intermédio. Numa caixa de velocidades automática, a engrenagem em que se encontra é determinada pelo módulo de controlo de transmissão (MTC). Também utiliza várias entradas de sensores que contribuem para uma mudança de velocidade suave e eficiente.

Se o módulo de controlo de transmissão (TCM) detectar uma falha, o PCM/ECM pode anular os valores com base noutros sensores para determinar o tempo do turno. Isto ajusta o conversor de torque e a pressão se a informação do sensor ISS não estiver disponível.

O código de erro P2746 é definido quando o Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) monitoriza uma inadequação do intervalo de desempenho no sensor de velocidade ‘B’ ou no seu circuito. Sem o sinal correcto do sensor de velocidade do eixo intermédio, a transmissão não pode fornecer uma estratégia óptima de mudança de marcha.

A velocidade do eixo intermédio deve ser gradualmente aumentada até se atingir o ponto de mudança necessário. Se o sensor estiver defeituoso, isto não acontece, pelo que não será possível determinar a estratégia de mudança de marcha.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2746 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O velocímetro ou tacómetro não está a funcionar, ou está avariado.
  4. As mudanças de velocidades são difíceis.
  5. Problemas com a mudança de velocidades.
  6. O motor não acelera bem.
  7. Ignição de Jerky/falcão ao ralenti ou sob carga.
  8. O motor pode estagnar ou não arrancar.
  9. Redução da potência do motor.
  10. Aumento do consumo de combustível.

O erro P2746 é bastante grave, uma vez que as condições que levaram à sua persistência podem causar danos na transmissão.

Causas do erro

O código P2746 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de velocidade do eixo intermédio (ISS) defeituoso ou danificado.
  • O sensor de velocidade do eixo de saída falhou.
  • Sensor de velocidade do eixo de entrada defeituoso.
  • A válvula solenóide de mudança não funciona correctamente.
  • Cablagem aberta, em curto-circuito, ou conectores nos circuitos dos sensores listados.
  • Fluido de transmissão sujo ou líquido de transmissão insuficiente.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2746

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2746:

  1. Ler todos os erros armazenados utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os erros e realizar um test drive para ver se o erro P2746 aparece novamente.
  3. Se o código aparecer novamente, inspeccionar os fios e conectores em busca de danos.
  4. Testar o circuito do sensor de velocidade do eixo intermédio (ISS), se houver um problema, substituir o sensor defeituoso.
  5. Inspeccionar a cablagem eléctrica e as ligações dos sensores associados.
  6. Flash ou substituir o PCM, se necessário.

Diagnosticar e resolver problemas

Vale a pena consultar primeiro os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para a sua marca específica de carro com erro P2746. Se o problema já estiver descrito, seguir as instruções pode poupar-lhe tempo e dinheiro no diagnóstico e reparação do problema.

Inspeccionar visualmente todos os cabos e conectores que conduzem ao sensor de velocidade do eixo intermédio (ISS). Procure cuidadosamente por abrasões, fios expostos ou quebras. Note também quaisquer áreas derretidas ou danificadas de outra forma. Reparação, se necessário.

Cablagem eléctrica

Verificar o feixe de cabos para conexões soltas, fios soltos ou terminais sujos. Desligar todas as ligações do feixe de cabos do veículo, do sensor de velocidade do eixo intermédio e da unidade PCM/ECM.

Utilizando um multímetro numa escala ohm, verificar a existência de resistência excessiva. Se a resistência for muito elevada, rastrear o feixe de fios através do circuito entre cada conector para determinar a causa.

Se a resistência indicar acima do limite, procurar fios partidos ou danificados. Verificar se existe uma falha de terra nas secções de cablagem movendo o condutor positivo ou negativo para uma boa ligação à terra.

Se houver resistência, pode haver um curto-circuito à terra. Os feixes de cabos devem ser verificados quanto a danos nos feixes de cabos ou áreas que possam ser agarradas por contacto com o chassis do carro.

A cablagem defeituosa é muitas vezes a causa do erro P2746.

Sensor de velocidade do eixo intermédio

Um problema comum com o sensor de velocidade do eixo intermédio é a contaminação. Portanto, após a remoção do sensor, a melhor opção é a sua limpeza. Um pano limpo e um limpador de travões podem ser usados para isto.

Verificar o feixe de cabos quanto a possíveis sinais de cabos danificados ou ligações soltas. Medir a resistência removendo o conector e utilizando um multímetro digital numa escala ohm. Se a resistência estiver fora do alcance ou acima do limite, substituir o sensor.

Verifique o conector do sensor e do feixe de cabos PCM para obter energia utilizando o diagrama de cablagem de fábrica. Se não for detectada energia, o sensor terá de ser substituído.

Dependendo do modelo do veículo, a leitura da tensão deve ser de 12 volts ou uma tensão de referência de 5 volts. Se a voltagem não estiver dentro das especificações, pode suspeitar-se de uma falha à terra.

Também não descartam um PCM/ECM defeituoso ou um problema de cablagem entre a caixa de velocidades e o PCM/ECM.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2746 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Chevrolet
  • Chrysler
  • Dodge
  • Ford
  • Honda (Accord, Pilot)
  • Jeep
  • Lexus
  • Mazda
  • Mercedes-Benz
  • Skoda
  • Subaru (Impreza)
  • Toyota
  • Volkswagen

Com o código de falha P2746 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0700, P2745, P2747, P2748, P2750.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário