Código de falha P2742 – temperatura do fluido de transmissão sensor “B” circuito de baixa entrada

O código de falha P2742 soa como “temperatura do fluido de transmissão sensor “B” circuito de baixa entrada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Transmission Fluid Temperature (TFT) Sensor “B” Circuit Low Input”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2742

Este código de falha de diagnóstico (DTC) é um código de transmissão genérico. O erro P2742 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2742 – temperatura do fluido de transmissão sensor

O sensor de temperatura do fluido de transmissão (TFT) faz parte da válvula de pressão do fluido de transmissão (TFP). É um termistor que muda de valor em função da temperatura.

À medida que a temperatura sobe, a resistência diminui e à medida que a temperatura baixa, a resistência aumenta. O PCM fornece um sinal de referência de 5V ao sensor e mede a queda de tensão no circuito.

Quando o fluido de transmissão está frio, a resistência do sensor é elevada e o PCM detecta um sinal de alta tensão. À medida que a temperatura do fluido aquece à temperatura normal de funcionamento, a resistência diminui e com ela a tensão do sinal.

Este sensor é utilizado pelo PCM ou MTC para determinar a temperatura do fluido de transmissão automática. O sinal é utilizado para determinar os melhores pontos de mudança e ajustar a pressão da linha.

Em funcionamento, isto fará com que o módulo de controlo (PCM ou TCM) engata a embraiagem do conversor de binário (TCC) mais cedo e desengata a engrenagem de sobrealinhamento. Isto é feito para baixar a temperatura do fluido se este ficar acima do normal.

Este código é definido se o circuito do sensor ‘B’ tiver um sinal baixo que não corresponda às características armazenadas na memória PCM / TCM.

Por vezes o problema pode ser devido a problemas mecânicos internos dentro da transmissão. Mas mais frequentemente, o erro P2742 é um problema com o circuito eléctrico do sensor TFPS. Isto não deve ser ignorado, especialmente quando se lida com um problema recorrente.

As acções de resolução de problemas podem variar dependendo do fabricante, tipo de sensor TFPS e cores dos fios.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2742 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos iluminar-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. O carro arranca em 2ª ou 3ª velocidade (modo de emergência).
  3. Incapaz de mudar de velocidade.
  4. A transmissão é deslocada com força ou escorrega.
  5. Transmissão sobreaquecida.
  6. Problemas de acoplamento e desacoplamento da embraiagem de bloqueio do conversor.
  7. Aumento do consumo de combustível.

A gravidade do erro P2742 é bastante elevada, pelo que é aconselhável corrigir o problema o mais rapidamente possível. A ignorância prolongada do problema pode levar a reparações mais extensas e dispendiosas. Com o tempo, o desempenho do veículo pode deteriorar-se de tal forma que simplesmente não pode ser conduzido.

Causas do erro

O código P2742 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Possível curto-circuito de terra no circuito de sinal do sensor TFT.
  • Possível falha do sensor TFT (curto-circuito interno).
  • O fluido de transmissão ATF está contaminado ou é baixo.
  • Passagens de fluido de transmissão entupidas ou bloqueadas.
  • Falha mecânica no interior da transmissão.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2742

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2742:

  1. Mudar o fluido ATF e o filtro.
  2. Encher o fluido de transmissão até ao nível requerido.
  3. Lavagem para limpar as condutas internas da transmissão.
  4. Teste, se necessário substituindo o sensor de temperatura do fluido de transmissão defeituoso.
  5. Resolução de problemas de falhas mecânicas no interior da transmissão.
  6. Verificar os conectores bem como a cablagem.
  7. PCM intermitente ou de substituição.

Diagnosticar e resolver problemas

Verifique sempre os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular, para começar. O problema P2742 pode já ser um problema conhecido com uma reparação conhecida emitida pelo fabricante. Isto pode poupar-lhe tempo e dinheiro durante o diagnóstico.

O passo seguinte é localizar o sensor de temperatura do fluido de transmissão (TFT). Uma vez encontrados, inspeccionar visualmente o conector e o arnês de cabos. Procurar arranhões, arranhões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido.

Desligar o conector e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior do conector. Ver se parecem queimados ou têm uma tonalidade verde que indica corrosão. Se os terminais precisarem de ser limpos, utilizar um limpador de contacto eléctrico e uma escova de cerdas de plástico. Deixar secar e aplicar massa lubrificante eléctrica nas áreas de contacto dos terminais.

Utilizando uma ferramenta de diagnóstico, limpar os códigos de falha da memória e ver se o erro P2742 retorna. Se o código regressar, teremos de testar o sensor TFT e circuitos associados.

Teste de cablagem

Com a chave de ignição desligada, desligar o conector eléctrico do sensor TFT. Ligar um voltímetro digital. O fio preto para terra e o fio vermelho para o terminal de sinal no conector do feixe de cabos do sensor TFT.

Ligar a chave de ignição. Dependendo das especificações do fabricante, o voltímetro deve mostrar 12 volts ou 5 volts. Abanar a ligação e ver se a leitura muda. Se a voltagem estiver incorrecta, substituir os fios ou conectores defeituosos.

Verificar sensor

Ligar um cabo de um ohmímetro ao terminal de sinal no sensor TFT e o outro cabo à terra. Verificar a resistência de acordo com as especificações do fabricante. Abanar o conector no sensor de temperatura do fluido de transmissão, verificando a resistência. Se a leitura do ohmímetro for diferente da recomendação do fabricante, substituir o sensor TFT.

Se a cablagem e os testes dos sensores estiverem concluídos, mas ainda assim receber o código P2742. É necessário ver o módulo PCM / MTC, bem como as falhas de transmissão interna. Mas faça isto depois de substituir o sensor TFT. Na maioria das vezes, é o problema que se coloca.

Se não tiver a certeza, procure a assistência de um técnico de diagnóstico de veículos qualificado.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2742 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Acura
  • BMW
  • Ford
  • Honda
  • Infiniti
  • Jaguar
  • Jeep
  • Lexus
  • Nissan
  • Toyota

Com o código de falha P2742 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2740, P2741, P2743, P2744.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário