O código de falha P2730 soa como “circuito de controlo de pressão solenóide “E” alto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Pressure Control (PC) Solenoid “E” Control Circuit High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2730
Este código de falha de diagnóstico (DTC) é um código de transmissão genérico. O erro P2730 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O código de falha P2730 OBD-II é definido quando o módulo de controlo (PCM) tiver detectado um nível de sinal elevado no circuito “E” da válvula solenóide de controlo da pressão de transmissão. A maioria das transmissões automáticas tem pelo menos três válvulas que estão etiquetadas A, B e C.
O conjunto de códigos baseia-se numa falha específica que alerta o PCM e activa a luz de aviso do motor.
As válvulas solenóides de controlo da pressão de transmissão são utilizadas para controlar a pressão do fluido e o bom funcionamento da transmissão automática. O PCM recebe um sinal electrónico baseado na pressão no interior da válvula solenóide. A transmissão automática é controlada por correias e embraiagens que mudam de velocidade aplicando pressão de fluido no local certo e no momento certo.
Com base em sinais de dispositivos ligados que controlam a velocidade do veículo, o PCM controla as válvulas solenóides de pressão. Para dirigir o fluido à pressão correcta para os vários circuitos hidráulicos. O que altera a taxa de transmissão no momento certo.
O código P2730 é definido pelo PCM quando a válvula solenóide de controlo de pressão ‘E’ não funciona correctamente devido a um elevado nível de sinal no circuito de controlo.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2730 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada indicadora “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória do ECM como uma falha).
- O carro entra em modo de emergência.
- A caixa de velocidades desliza durante a mudança de velocidades.
- A transmissão está presa em engrenagem.
- As mudanças de velocidades são difíceis.
- Sobreaquecimento da transmissão.
- Aumento do consumo de combustível.
- Possíveis sintomas semelhantes aos da falha de ignição.
O código de gravidade da falha P2730 é geralmente moderado, mas pode rapidamente subir para um nível mais grave se não for corrigido a tempo.
Causas do erro
O código P2730 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A válvula solenóide de controlo de pressão está defeituosa.
- Fluido contaminado ou filtro da caixa de velocidades entupido.
- Baixo nível de fluido de transmissão.
- As passagens do fluido de transmissão estão obstruídas.
- Bomba de transmissão avariada ou carcaça da válvula de transmissão.
- Outras avarias mecânicas no interior da transmissão.
- Problema de cablagem ou conector danificado.
- Em casos raros, o PCM não funciona bem.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2730
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2730:
- Mudar o fluido ATF e o filtro.
- Encher o fluido de transmissão até ao nível requerido.
- Lavagem para limpar as condutas internas da transmissão.
- Teste, se necessário substituir a válvula solenóide de controlo de pressão avariada.
- Reparar ou substituir a bomba de transmissão avariada e a caixa da válvula de transmissão.
- Verificar os conectores bem como a cablagem.
- Flash ou substituir o PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Antes de iniciar o processo de resolução de problemas P2730, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.
A seguir, deve verificar o nível do fluido e verificar o seu estado quanto a contaminação. Antes de substituir o fluido, deve verificar os registos do veículo para ver quando o filtro e o fluido foram trocados pela última vez.
Deverá então efectuar uma inspecção visual detalhada para verificar o estado da cablagem em busca de defeitos óbvios. Verificar os conectores e a cablagem para a válvula solenóide de controlo da pressão de transmissão, bomba de transmissão e PCM. Consoante a configuração, a bomba de transmissão pode ser accionada eléctrica ou mecanicamente.
As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A verificação da continuidade da cablagem deve ser sempre efectuada com a energia desligada do circuito. Para evitar curto-circuitos e criar danos adicionais.
A resistência ou a falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito. Neste caso, a reparação ou substituição será necessária para resolver o código P2730.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2730 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura
- BMW
- Chevrolet (Cruze)
- Ford
- GMC
- Honda
- Land Rover
- Nissan
- Saturn
Com o código de falha P2730 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2722, P2723, P2724, P2725, P2726, P2727, P2728, P2729.