Código de falha P2711 – desacoplamento inesperado de engrenagens mecânicas

O código de falha P2711 soa como “desacoplamento inesperado de engrenagens mecânicas”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Unexpected Mechanical Gear Disengagement”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2711

Este código de falha de diagnóstico (DTC) é um código de transmissão genérico. O erro P2711 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2711 – desacoplamento inesperado de engrenagens mecânicas

O código de falha aparece quando o módulo de controlo PCM detecta um problema entre os sinais de velocidade do eixo de saída e de entrada. O módulo de controlo percebe o problema como uma desconexão mecânica da engrenagem. Isto pode levar a problemas de mudança de velocidades e de direcção.

O desengate mecânico inesperado da engrenagem ocorre quando o PCM detecta que o sensor de velocidade do eixo de saída está avariado. O sistema detecta a falha quando as engrenagens estão prontas ou quase prontas para mudar.

O PCM controla a pressão hidráulica e os solenóides electrónicos para seleccionar e manter as várias engrenagens na transmissão. Quando o PCM detecta que a transmissão não está a segurar a engrenagem solicitada, estabelece o código P2711.

Quando desengatada mecanicamente, a velocidade de saída não aumenta gradualmente como durante o funcionamento normal, pelo que ocorre um erro no sistema. Para algumas marcas e modelos, serão necessárias várias falhas do sistema antes que a lâmpada indicadora (MIL) se acenda.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2711 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. A caixa de velocidades não se desloca correctamente.
  3. A mudança ou a condução é uma seca.
  4. Aumento do consumo de combustível.
  5. Vibrações do velocímetro de alta velocidade ou falha completa.
  6. Rotações flutuantes e tentativas de paralisação quando ocioso.
  7. Não podem estar presentes outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

Um código de falha armazenado P2711 é considerado grave, uma vez que pode causar problemas de condução e segurança. As condições que contribuíram para o código armazenado devem ser corrigidas o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P2711 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Baixo nível de fluido de transmissão.
  • Forte contaminação do fluido de transmissão.
  • Falha mecânica no interior da transmissão.
  • Sensores de velocidade de entrada ou de saída defeituosos.
  • Feixe de cabos em curto-circuito ou danificado.
  • Conector de feixe de fios defeituoso.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2711

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2711:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Testar o veículo para descobrir se o erro P2711 aparece novamente.
  4. Verificar o nível e a qualidade do fluido de transmissão.
  5. Verificar os sensores de velocidade de entrada e saída do eixo.
  6. Inspeccionar visualmente os fios e conectores relevantes em busca de danos.
  7. Substituir os componentes defeituosos, se necessário.
  8. Testar a transmissão quanto a falhas mecânicas internas.
  9. Testar o módulo de controlo de transmissão (MTC).

Diagnosticar e resolver problemas

A primeira coisa a fazer é verificar o nível e a qualidade do fluido de transmissão e, se necessário, completá-lo ou substituí-lo. Ao substituir o fluido de transmissão, o filtro também deve ser substituído.

A seguir, ao diagnosticar o código P2711 vale a pena verificar se o sistema eléctrico está danificado. Nos automóveis modernos, os sinais eléctricos e electrónicos exigem uma boa cablagem para uma transmissão de dados adequada.

Quaisquer falhas, tais como quebras, conectores desconectados ou corrosão, podem interromper os sinais, levando a falhas no controlo de transmissão. A seguir, verificar a bateria, uma vez que alguns módulos PCM e TCM são sensíveis à baixa tensão.

Se a bateria estiver fraca, o sistema pode detectar isto como uma falha. Verificar se a bateria está a fornecer pelo menos 12 volts e se o alternador está a funcionar correctamente, com um mínimo de 13 volts ao ralenti.

Se não houver problemas nesta fase, verificar o sensor de velocidade do eixo de entrada e o sensor de velocidade do eixo de saída. Se não forem encontrados problemas nos sensores, então devem ser efectuados diagnósticos internos dos componentes de fricção, engrenagens, caixa de válvulas e outras partes da transmissão.

O módulo de controlo de transmissão (MTC) falha muito raramente, mas isso pode acontecer. Portanto, ao diagnosticar o erro P2711, é necessário verificar se todas as outras etapas foram concluídas.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2711 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A3, TT)
  • Citroen
  • Peugeot (508)
  • Skoda (Yeti)
  • Volkswagen (Passat, Scirocco)

Com o código de falha P2711 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2793, P2794, P2795.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário