O código de falha P268B soa como “calibração da bomba de combustível de alta pressão não aprendida/programada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “High Pressure Fuel Pump Calibration Not Learned/Programmed”.
Descrição técnica e descodificação do erro P268B
O código OBD-2 P268B é mais comummente definido como ‘calibração de bomba de combustível de alta pressão não programada’. É definido quando o PCM recebe informação sobre uma calibração ou adaptação de uma bomba de combustível de alta pressão (HPF) avariada.
Esta falha é mais frequentemente encontrada em veículos Ford Transit durante o treino ou calibração de HPF. A falha pode ser de software ou mecânica.
Em caso de falha mecânica, a bomba de combustível de alta pressão pode estar avariada e, por conseguinte, a calibração falha. No caso de um erro de software, ocorreu uma falha de adaptação e, portanto, a programação falhou.
O PCM activa, portanto, o código de erro P268B quando monitoriza uma ou mais condições após calibração ou adaptação. Isto pode ser causado por um problema mecânico ou eléctrico.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P268B para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- O motor pode não arrancar ou pode arrancar e depois empatar.
- Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
- Abastecimento insuficiente de combustível devido ao funcionamento incorrecto da bomba de combustível.
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Presença de odor de combustível.
- O motor pára ao atingir a temperatura de funcionamento.
- Não podem estar presentes outros sintomas para além de um código de falha armazenado.
Uma falha relacionada com a calibração da bomba de combustível pode causar problemas no arranque do motor, portanto, o erro P268B é considerado grave. Se for ignorado, os componentes podem falhar completamente.
Causas do erro
O código P268B pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Bomba de combustível defeituosa.
- Calibração ou adaptação incorrecta.
- Relé da bomba de combustível defeituoso, sem voltagem para a bomba de combustível.
- Os danos na cablagem conduzem a um circuito aberto na linha de alimentação da bomba de combustível.
- Conectores soltos ou danificados.
- O circuito de feedback está aberto.
- Fusível da bomba de combustível queimado devido a curto-circuito com a terra.
- Linha de autocarro CAN avariada.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P268B
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P268B:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P268B.
- Limpar os códigos de falha da memória do computador e testar o carro para descobrir se a falha reaparece.
- Efectuar uma calibração ou adaptação com uma ferramenta de digitalização adequada.
- Testar o módulo da bomba de combustível.
- Verificar se a bomba de combustível está a funcionar correctamente.
- Testar o relé da bomba de combustível.
- Inspeccionar visualmente os cabos e ligações eléctricas para verificar se estão soltos e danificados.
- Verificar o interruptor de inércia, ligá-lo se necessário.
- Substituir o fusível, se necessário.
- Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema foi resolvido.
Diagnosticar e resolver problemas
Para diagnosticar os circuitos da bomba de combustível e limpar o código de falha P268B, é necessário um diagrama de cablagem para o seu veículo. Pode então prosseguir com o passo seguinte.
Se o veículo arranca e conduz, sem queixas de dirigibilidade, é muito provável que haja uma interrupção no circuito de feedback entre o PCM e o circuito de tensão de alimentação da bomba de combustível. Reparação, se necessário.
Quando o veículo não arranca ou arranca e corta devido à baixa pressão do combustível, verificar o fusível da bomba de combustível. Se for rebentado, verificar o circuito de alimentação da bomba de combustível para detectar uma falha na terra.
Retirar o relé da bomba de combustível (FP) e depois verificar a resistência entre o circuito de voltagem do conector da bomba de combustível e a terra. Se houver uma pequena resistência que indique uma falha no solo, desligar a bomba de combustível e verificá-la novamente.
Se a bomba de combustível mostrar uma resistência elevada ou infinita após desligá-la, substituir a bomba de combustível em curto-circuito. Se a resistência for baixa após desligar a bomba de combustível, remover o curto-circuito no circuito de alimentação FP.
Após a verificação dos circuitos eléctricos, é provável que ocorram vários cenários. Ou o P268B desaparecerá porque o problema da cablagem foi corrigido. Ou o problema é um relé defeituoso, módulo ou a própria bomba de combustível.
Mais frequentemente o problema P268B ocorre após uma bomba de injecção de combustível mal adaptada, ou com uma ferramenta de digitalização mal concebida. A melhor solução é tê-la adaptada por um scanner de serviço ou por uma oficina especializada.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P268B pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Ford (Transit)
Com o código de falha P268B é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P025A, P025B, P025C, P025D.