Código de falha P2686 – tensão de alimentação do actuador circuito “C” alta

O código de falha P2686 soa como “tensão de alimentação do actuador circuito “C” alta”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Actuator Supply Voltage “C” Circuit High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2686

O código de falha OBD-II P2686 é um código genérico definido como ‘alto nível de sinal no circuito ‘C’ da tensão de alimentação do actuador’. É definido quando o módulo de controlo detecta um elevado nível de sinal entre dois ou mais módulos de controlo.

Código de falha P2686 – tensão de alimentação do actuador circuito

O Módulo de Controlo de Motores (ECM) é responsável pela monitorização e ajuste de numerosos sensores e actuadores. Também assegura que todos estes componentes funcionam sem problemas de acordo com os valores requeridos.

Isto é feito a fim de maximizar a economia e o desempenho do seu veículo.

Quando o ECM detecta um valor anormal no circuito de tensão de alimentação do accionamento. Reconhece a anormalidade ao comparar os valores reais com os valores desejados.

Se estiverem fora dos limites desejados, a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) acender-se-á no conjunto de instrumentos e o código P2686 será gravado na memória. O ECM deve monitorizar esta falha durante vários ciclos antes que a lâmpada de falha se ilumine.

A designação “C” refere-se a uma parte do circuito CAN (rede de controladores) e não a um circuito, fio ou peça específica. Utilizar as informações de serviço técnico do fabricante do equipamento original para a determinação.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2686 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. Os sintomas reais dependem de onde no sistema CAN a falha tenha ocorrido.
  4. Más mudanças de velocidade.
  5. O motor pára ou arranca mal.
  6. Redução do desempenho do motor.
  7. Características gerais de condução deficiente.
  8. Aumento do consumo de combustível.

O erro P2686 indica uma falha de comunicação CAN, pelo que podem ocorrer problemas de dirigibilidade e outros sintomas. Dependendo do que for afectado, o erro pode ser ligeiro a grave.

Causas do erro

O código P2686 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Feixes de cabos ou conectores queimados, danificados, em curto-circuito ou corroídos.
  • Danos em componentes electrónicos ou eléctricos devido a picos de corrente.
  • Baixa voltagem da bateria ou do sistema.
  • Entrada de água nos módulos de controlo e nos feixes de cabos.
  • Sensores avariados ou defeituosos.
  • Falha do PCM ou outro módulo de controlo.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2686

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2686:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias apareceu o erro P2686.
  2. Limpar os códigos de falha da memória do computador e testar o carro para descobrir se a falha reaparece.
  3. Medir a voltagem da bateria e comparar o valor com a especificação do fabricante.
  4. Verificar a continuidade dos circuitos e ligações eléctricas.
  5. Testar o funcionamento do módulo de controlo (PCM) seguindo o procedimento do fabricante do veículo.
  6. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema está resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

O código de diagnóstico P2686 não é recomendado sem conhecimentos especializados, uma vez que o bus CAN é composto por milhares de circuitos que ligam muitas unidades de controlo. Além disso, há um grande número de sensores que estão ligados ao PCM por várias centenas de circuitos mais.

Encontrar um circuito partido é uma tarefa complexa, exigindo uma verificação completa de todo o feixe de fios e testes individuais de cada fio.

Se estiver suficientemente confiante nas suas capacidades de diagnóstico para diagnosticar este código, inicie o procedimento inspeccionando todos os cabos visíveis. Procurar sinais óbvios de danos, tais como fusão, arranhões e corrosão.

Se forem encontrados defeitos, a melhor opção é substituir a secção relevante do feixe de cabos entre os conectores. Substituir o feixe de cabos conforme necessário, remover quaisquer códigos e digitalizar novamente o sistema para códigos devolvidos.

Uma vez que todas as unidades de controlo requerem um aterramento fiável para o seu funcionamento, verificar cuidadosamente todas as ligações de terra. Consulte o Manual do Proprietário para encontrar todos os pontos de ligação à terra no carro, bem como a localização real de todos os módulos de controlo.

Se o código P2686 persistir após a rectificação de falhas de cablagem visíveis, as hipóteses de uma resolução bem sucedida são muito reduzidas. Por conseguinte, é melhor que o veículo seja diagnosticado e reparado profissionalmente.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2686 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Chrysler
  • Citroen
  • Dodge
  • Ford
  • Honda
  • Nissan
  • Peugeot
  • Toyota
  • MAZ

Com o código de falha P2686 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2669, P2670, P2671, P2684, P2685.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário