Código de falha P2675 – circuito de controlo de entrada de ar limpador/abrir

O código de falha P2675 soa como “circuito de controlo de entrada de ar limpador/abrir”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Air Cleaner Inlet Control Circuit/Open”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2675

O código armazenado P2675 significa que o Módulo de Controlo Powertrain (PCM) detectou uma falha. Isto deve-se a um sinal em falta no circuito de controlo de entrada do purificador de ar.

Código de falha P2675 – circuito de controlo de entrada de ar limpador/abrir

Os veículos modernos de algumas marcas estão equipados com um sistema de admissão de ar mais limpo que controla o fluxo de ar. O ar flui através do tubo de admissão de ar e directamente para o corpo do acelerador e para o sensor de fluxo de massa.

Quando a chave de ignição é rodada para a posição ON e a tensão é aplicada aos vários controladores de bordo (incluindo o PCM). Inúmeros procedimentos de auto-diagnóstico são iniciados.

O PCM utiliza entradas dos sensores do motor para definir automaticamente a estratégia de arranque do motor e realizar estes auto-testes. O circuito de controlo de entrada do purificador de ar é um dos sinais de entrada exigidos pelo PCM para sintonização automática.

Se o PCM não conseguir detectar um sinal da entrada do circuito de controlo de entrada do filtro de ar. Quando o interruptor de ignição é colocado em ON e a energia é aplicada ao PCM. O código P2675 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento pode acender-se.

Nem todas as primeiras falhas irão definir o código e iluminar a lâmpada de aviso de falha. Em alguns casos são necessários vários ciclos de falhas antes que a lâmpada indicadora se ilumine.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2675 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como código de falha).
  2. Pode não haver outros sintomas para além do código de falha armazenado.
  3. Tempo de arranque do motor mais longo do que o normal.
  4. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  5. Aumento do consumo de combustível.

O erro P2675 é normalmente um erro moderado, mas pode por vezes ser grave, dependendo dos sintomas específicos da falha. Recomenda-se, portanto, que a falha seja corrigida o mais depressa possível quando for detectado um problema.

Causas do erro

O código P2675 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Regulador de entrada de ar defeituoso do filtro de ar.
  • Conector corroído ou danificado.
  • Feixe de cabos defeituoso ou danificado.
  • Condutas de ar danificadas ou entupidas.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2675

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2675:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias apareceu o erro P2675.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e as ligações relacionadas com o regulador de admissão do filtro de ar para verificar a sua folga e danos.
  4. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema está resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo no processo de resolução de problemas P2675, é estudar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo a longo prazo, apontando-lhe a direcção certa.

O próximo passo no diagnóstico será uma inspecção visual dos arneses e conectores relevantes. Deve prestar especial atenção à cablagem perto de componentes de escape quentes e arestas afiadas.

Se não houver nada de errado com os feixes de cabos, verificar se as mangueiras estão bloqueadas ou quebradas e limpá-las ou substituí-las, se necessário. Utilizar mangueiras de silicone de alta temperatura para substituição.

Ao seguir todas as recomendações, o erro P2675 será muito provavelmente corrigido e desaparecerá. Se não o fizer, o problema pode ser um módulo PCM defeituoso.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2675 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Toyota

Com o código de falha P2675 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2676, P2677.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário