O código de falha P266B soa como “actuador de braço basculante “A” circuito sensor de posição gama/desempenho (Banco 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Rocker Arm Actuator “A” Position Sensor Circuit Range/Performance (Bank 2)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P266B
O código de falha OBD-II P266B é um código genérico definido como “Incompatibilidade na gama de características de funcionamento do sensor de posição do balancim ‘A’ circuito (Banco 2)”. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta que o circuito do sensor de posição “A” do trem de válvulas (balancim) no Bloco 2 do Motor tem um intervalo de funcionamento não compatível.
Este código só se aplica a veículos com actuador electrónico de válvulas. Estes são veículos cuja pressão do óleo do motor é controlada electronicamente para alterar a regulação das válvulas. Estes são frequentemente referidos como sistemas de temporização variável de válvulas (VVT, VTEC e outros).
Em funcionamento típico, é aplicado um sinal de 12 volts a todos os solenóides do interruptor basculante quando a ignição está ligada. O circuito do actuador de balanço é terminado quando o PCM aplica um pulso de terra ao actuador apropriado no intervalo exacto.
O actuador empurrará para cima uma extremidade do balancim, que está ligada à cabeça do cilindro por um pivô fixo. Este movimento faz com que a extremidade frontal do balancim se desloque para baixo, onde faz contacto com a haste da válvula e abre a válvula.
Quando o solenóide é desenergizado, o actuador retrai e a válvula fecha. Esta acção repete-se com cada curso de cada cilindro de um motor em funcionamento.
Os veículos mais recentes utilizam tecnologia de válvulas variáveis para permitir um maior fluxo de ar através do motor a rotações mais elevadas. Isto permite um maior desempenho numa gama mais vasta.
Alguns fabricantes estão a mudar para um sistema de elevação de válvulas ajustável que permite que a válvula abra mais largamente. Existem sensores de posição dentro do conjunto de balancins de elevador variável, pelo que o módulo de controlo PCM pode monitorizar o que o conjunto está a fazer.
Se o PCM detectar um desajuste do alcance de operação no circuito do sensor de posição do balancim ‘A’ (Banco 2). O código P266B será armazenado e a luz de aviso de falha pode acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P266B para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- Redução da potência do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- O motor está irregularmente em marcha lenta.
- Possível detonação no motor, especialmente durante a aceleração.
- Aceleração súbita do motor.
- O desempenho global pode ser prejudicado em toda a gama de funcionamento do motor.
Este erro é bastante grave, uma vez que pode causar problemas de manuseamento do veículo. Se o código P266B não for corrigido atempadamente, podem ocorrer danos mecânicos graves no motor.
Causas do erro
O código P266B pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de posição do braço oscilante defeituoso.
- Problema com a cablagem ou conectores no circuito do sensor de posição do interruptor basculante.
- Baixo nível ou pressão do óleo do motor.
- Tipo errado de óleo de motor.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P266B
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P266B:
- Ler todos os dados e códigos de falha armazenados na memória PCM com uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Reiniciar os códigos armazenados e testar a condução do carro.
- Se o erro P266B retornar, verificar os conectores e a cablagem em busca de danos ou mau contacto.
- Verificar o sensor de posição do interruptor basculante.
- Verificar o nível, qualidade, tipo e pressão do óleo do motor.
- Se o código ainda estiver activo, o PCM provavelmente precisa de ser flashado ou substituído.
Diagnosticar e resolver problemas
Antes de iniciar o processo de resolução de problemas P266B, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar-lhe muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.
Certifique-se de que o motor está cheio até ao nível correcto com o óleo recomendado e que está em boas condições de funcionamento. Em caso de dúvida sobre a integridade do sistema de lubrificação, utilizar um manómetro para verificar a pressão.
O baixo nível de óleo e a pressão no motor são as principais razões para que os códigos variáveis de regulação das válvulas sejam mantidos.
Deve então ser realizada uma inspecção visual detalhada para verificar se as cablagens apresentam falhas óbvias. Verificar todos os cabos e conectores associados com os actuadores de balancins, bem como os sensores de posição dos actuadores de balancins.
As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A verificação da continuidade da cablagem deve ser sempre realizada com todos os controladores associados desligados do circuito para evitar danos.
A resistência ou a falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito. Neste caso, será necessária a sua reparação ou substituição.
Se, após uma verificação completa, todos os actuadores, sensores e circuitos estiverem OK, mas o erro P266B permanecer, o PCM pode estar defeituoso.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P266B pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Ford
- Mitsubishi
Com o código de falha P266B é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P266A, P266C, P266D, P266E.