O código de falha P2643 soa como “sinal de feedback de gestão de binário “B” baixo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Torque Management Feedback Signal “B” Low”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2643
Este é um código genérico definido como “feedback de controlo de binário de baixa entrada ‘B'”. Independentemente da redacção real, a presença do código P2643 indica que o feedback do controlo de binário falhou dentro do período de tempo estabelecido pelo fabricante.
Quase todos os fabricantes utilizam uma estratégia conhecida como “controlo de binário” nas transmissões automáticas. Para reduzir a dureza dos turnos, bem como para prolongar a vida útil dos componentes internos da transmissão. Esta estratégia é particularmente útil em automóveis de alta potência e alto desempenho. Onde a aceleração súbita pode causar graves danos mecânicos à transmissão.
Em termos simples, o sistema utiliza entradas de vários sensores de motor e módulos de controlo. Tais como o módulo de gestão de combustível, avanço de ignição, módulo de controlo de transmissão e outros. A temporização da ignição é ajustada pouco antes e durante a mudança de velocidades.
Num sistema totalmente funcional, isto reduz eficazmente o binário do motor, o que melhora o tacto e torna as mudanças mais suaves. De facto, em alguns automóveis este sistema é tão avançado que as mudanças de velocidade são quase imperceptíveis.
O módulo de controlo de transmissão (MTC) envia um pedido de controlo de binário para o módulo de controlo de transmissão (PCM) através do sistema CAN bus. Por exemplo, durante uma aceleração agressiva quando as condições de condução o exigem. Ao mesmo tempo, o PCM comunica com o MTC para confirmar que recebeu o pedido de controlo de binário.
No entanto, se ocorrer qualquer falha ou defeito durante o pedido e o MTC não puder receber feedback devido à baixa força do sinal, informará o MTC de que o pedido falhou. O código de falha P2643 será então escrito na memória.
Note-se que o número de ciclos de falha necessários para definir o código e iluminar a lâmpada de controlo depende do fabricante. Em alguns casos, a falha será definida na primeira falha. Noutros casos, até oito ou mais ciclos de falha devem ocorrer antes do código ser definido e a lâmpada indicadora acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2643 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- O carro entra no modo de emergência da caixa de velocidades.
- A transmissão escorrega durante a mudança de velocidades.
- Encravamentos de transmissão em engrenagens.
- As mudanças de velocidades são difíceis.
- O motor pode ficar parado ao ralenti ou em baixas rotações.
- Aumento do consumo de combustível.
- O desempenho global pode ser reduzido em toda a gama de funcionamento do motor.
Este erro é bastante grave pois pode causar problemas de manuseamento com o veículo. Se o código P2643 não for corrigido atempadamente, podem ocorrer danos mecânicos graves na transmissão.
Causas do erro
O código P2643 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Má ligação eléctrica do autocarro CAN (Controller Area Network).
- Problema de cablagem ou conector danificado.
- Falha do circuito de condução do sistema no PCM
- Em alguns casos, falha do PCM ou do MTC.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2643
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2643:
- Ler todos os dados e códigos de falha armazenados na memória PCM com uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Reiniciar os códigos armazenados e testar a condução do carro.
- Se o erro tiver voltado, verificar os conectores, bem como o feixe de cabos, em busca de danos ou mau contacto.
- Verificar a ligação eléctrica do autocarro CAN.
- Se o código ainda estiver activo, o PCM/TCM muito provavelmente precisa de ser flashado ou substituído.
Diagnosticar e resolver problemas
Antes de iniciar o processo de resolução de problemas P2643, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar-lhe muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.
Deverá então efectuar uma inspecção visual detalhada para verificar o estado da cablagem em busca de falhas óbvias. Verificar os conectores e os cabos, bem como o PCM ou o MTC.
As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A verificação da continuidade da cablagem deve ser sempre efectuada com a energia desligada do circuito. Para evitar um curto-circuito e causar danos adicionais.
A resistência ou falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito. Neste caso, será necessário reparar ou substituir.
Módulo de Controlo de Transmissão (MTC)
Para verificar se a MTC está realmente a enviar um sinal, será necessário um multímetro gráfico ajustado ao ciclo de trabalho ou um osciloscópio de armazenamento digital. O fio positivo do multímetro, liga-se à cablagem que vai para o MTC. E o fio negativo para uma boa terra.
O ciclo de trabalho deve ser o mesmo que o estabelecido pela MTC na leitura da ferramenta de diagnóstico alargado. Se o ciclo se mantiver a 0% ou 100% ou for intermitente, verificar novamente as ligações. Se toda a cablagem estiver OK mas o erro P2643 permanecer, a MTC pode estar avariada.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2643 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Ford
- Mercedes-Benz
Com o código de falha P2643 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2641, P2642, P2644.