Código de falha P2616 – circuito de saída de sinal de posição do eixo de comando alto

O código de falha P2616 soa como “circuito de saída de sinal de posição do eixo de comando alto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Camshaft Position (CMP) Signal Output Circuit High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2616

O código de erro P2616 é um código de erro genérico definido como ‘circuito de saída de alto nível de posição do eixo de cames’. É definido quando o PCM detecta que existe um problema com o circuito de saída do sinal do sensor de posição da árvore de cames.

Código de falha P2616 – circuito de saída de sinal de posição do eixo de comando alto

O código é definido quando o módulo de controlo de transmissão (PCM) detecta uma tensão incorrecta no circuito de saída do sinal de posição do eixo de comando. O sinal de posição da árvore de cames ajuda o PCM a determinar o tempo de ignição, bem como o fornecimento de combustível.

Dependendo da velocidade (RPM) e carga do motor, a unidade de controlo do motor (ECU) controla a quantidade de injecção de combustível e o tempo de ignição. Nos motores com regulação variável das válvulas (VVT), a regulação das válvulas de admissão e de escape é controlada.

O sensor de posição da cambota (CKP) e o sensor de posição da cambota (CMP) são os principais que o módulo PCM utiliza para ajustar o faseamento. Se um motor com VVT tiver duas unidades, haverá dois sensores de posição da árvore de cames.

O sensor de posição da árvore de cames responde a uma engrenagem na árvore de cames, o que dá ao PCM informação constante sobre a sua velocidade e posição. Se o PCM não conseguir detectar um sinal CMP normal, irá definir o código de falha P2616.

Se ocorrer uma falha no circuito e o PCM não conseguir detectar a deflexão real da árvore de cames a partir da configuração de base. Isto tem um sério efeito adverso na eficiência dos motores, na economia de combustível e nas emissões de gases de escape.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2616 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O motor pode funcionar mas com desempenho reduzido (perda de potência).
  3. O motor pode arrancar mas não arrancar.
  4. O veículo pode estagnar ou começar mal.
  5. Ignição de Jerky/falcão ao ralenti ou sob carga.
  6. Aumento do consumo de combustível.

Consoante os sintomas, o código P2616 pode ser moderado ou muito grave. Se a avaria for causada por uma transmissão de cronometragem defeituosa, o resultado pode ser danos no motor interno.

Causas do erro

O código P2616 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de posição do eixo de comando com defeito CMP.
  • Cablagem do sensor de posição aberta ou em curto-circuito.
  • Conector de sensor CMP danificado.
  • Fusível queimado no sistema.
  • Dentes em falta ou ranhura de chaveta cortada a fixar o anel dentado.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2616

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2616:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Limpar os erros da memória do computador e testar o carro para ver se o código P2616 aparece novamente.
  3. Inspeccionar os cabos e conectores eléctricos e reparar quaisquer falhas, se necessário.
  4. Verificar o funcionamento do sensor de posição da árvore de cames utilizando uma ferramenta de digitalização.
  5. Se não forem encontrados problemas, verifique o módulo PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

Primeiro todos os dados armazenados e códigos de erro devem ser lidos com um scanner OBD-II. A fim de determinar quando e em que circunstâncias o erro ocorreu.

Os códigos de erro devem então ser apagados da memória PCM e o veículo deve ser testado. Isto ajudará a determinar se o código P2616 reaparece e se o erro é intermitente.

Depois disso, o nível e o estado do óleo devem ser verificados, a pressão correcta desempenha um papel fundamental no funcionamento deste circuito. Em seguida, localizar todos os componentes do circuito eléctrico e efectuar uma inspecção visual minuciosa.

Verificar os cabos quanto a defeitos óbvios tais como arranhões, abrasões, fios expostos ou áreas derretidas. A seguir, verificar os conectores quanto à segurança, corrosão e contactos danificados.

Teste de cablagem

Se o código persistir, prepare-se para realizar testes de resistência em todos os cabos relacionados. Certifique-se de desligar o sensor e a sua fiação do PCM para evitar danificar o controlador durante o teste de resistência.

Comparar todas as leituras com os valores indicados no manual e reparar ou substituir, se necessário. Para além da cablagem, verificar o próprio sensor de posição da árvore de cames.

Limpar todos os códigos após a reparação ter sido concluída e testar a drive antes de voltar a digitalizar o sistema para uma devolução da falha.

Se o código P2616 não regressar, a reparação pode ser considerada bem sucedida. Contudo, se o código regressar, poderá ter uma PCM defeituosa, ou uma falha recorrente que não foi resolvida durante o diagnóstico.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2616 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Mercedes-Benz (GL350, ML350, W164)
  • Toyota

Com o código de falha P2616 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0116, P2614, P2615, P2617, P2618, P2619.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário