O código de falha P2590 soa como “sensor de posição de controlo de turbocompressor do circuito “B” intermitente/errático”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Turbocharger Boost Control Position Sensor (TBCPS) “B” Circuit Intermittent/Erratic”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2590
Este código de falha de diagnóstico (DTC) é um código de transmissão genérico. O erro P2590 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O sensor de posição de controlo do turbocompressor (TBCPS) converte a pressão do turbocompressor num sinal eléctrico para o módulo de controlo de transmissão (PCM). Esta informação é normalmente utilizada para afinar a quantidade de impulso fornecido ao motor pelo turbocompressor.
O PCM também recebe outras informações necessárias para calcular a pressão de impulso. Sempre que ocorre um problema eléctrico com o TBCPS, dependendo de como o fabricante quer identificar a falha. O PCM irá detectar esta falha e definir o código P2590. Este código é considerado apenas uma falha do circuito eléctrico.
A unidade de controlo também verifica o sinal de tensão do sensor TBCPS para determinar se está correcto quando o motor é inicialmente desligado. Este código aparece devido a problemas eléctricos. Por exemplo, falhas no circuito do sensor de pressão do sobrealimentador, bem como no sensor de posição de controlo do sobrealimentador.
Os procedimentos de resolução de problemas podem variar dependendo do fabricante, tipo de sensor e cores dos fios para o sensor.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2590 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- Diminuição da potência do motor.
- O motor não acelera bem.
- Aumento do consumo de combustível.
- Fumo preto a sair do tubo de escape.
- Ruídos inusitados de turbocompressores ou colectores.
- Os ruídos de assobio podem estar a vir das mangueiras ou da válvula de desvio.
- Possível detonação nos cilindros.
O código de gravidade da falha P2590 é geralmente moderado, mas pode rapidamente subir para um nível mais grave se não for corrigido a tempo.
Causas do erro
O código P2590 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Circuito aberto no circuito de sinal do sensor.
- Tensão ou falha de terra no circuito de sinal do sensor TBCPS.
- Circuito aberto na fonte de alimentação ou na terra.
- Sensor de posição do actuador de controlo da pressão do turbocompressor defeituoso.
- Em casos muito raros, o módulo de controlo de transmissão PCM pode estar defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2590
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2590:
- Verificar o circuito de sinal do sensor, corrigir se necessário.
- Verificar a existência de uma falha no solo.
- Se for detectada uma falha no fornecimento ou na terra, rectifique a causa.
- Se necessário, substituir o sensor de posição do actuador de controlo da pressão do turbocompressor defeituoso.
- Se o PCM falhou, flash ou substitua-o.
Diagnosticar e resolver problemas
Iniciando o diagnóstico de falha P2590 localizar o sensor TBCPS, este é normalmente aparafusado ou aparafusado directamente à caixa do turbocompressor. Inspeccionar visualmente o conector e a cablagem. Procurar arranhões, arranhões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido.
Desligar o conector e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior do conector. Note-se a tonalidade verde da oxidação ou corrosão. Se necessário, limpar ou substituir os terminais ou conectores.
Se tiver uma ferramenta de diagnóstico, elimine os códigos de falha de diagnóstico da memória e veja se o código P2590 regressa. Se não o fizer, deve continuar a detectar o problema.
Em seguida, testar o sensor TBCPS e circuitos associados. Com a chave desligada, desligue o conector eléctrico do sensor TBCPS. Ligar o fio preto do voltímetro digital ao terminal de terra no conector do feixe de cabos do sensor TBCPS.
Ligar o fio vermelho do voltímetro digital ao terminal de fornecimento de energia no conector do arnês de sensores TBCPS. Rode a chave para a posição do interruptor do motor. O voltímetro deve ler 12 ou 5 volts. Se não o fizer, reparar uma quebra na cablagem na linha de alimentação ou de terra ou substituir o PCM.
Se o teste anterior for aprovado, teremos de verificar o fio de sinal. Sem remover o conector, mover o fio vermelho do terminal do cabo de alimentação para o terminal do cabo de sinal. O voltímetro deve agora mostrar 5 volts. Caso contrário, reparar a quebra no cabo do sinal ou substituir o PCM.
Se todos os testes anteriores forem aprovados mas o erro P2590 permanecer, o mais provável é que indique um sensor TBCPS falhado. Embora um PCM falhado não possa ser excluído até que o sensor TBCPS seja substituído.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2590 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Dodge
- Ford
- GMC
- Hyundai
- Mercedes-Benz
- Toyota
Com o código de falha P2590 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2586, P2587, P2588, P2589.