O código de falha P2540 soa como “circuito do sensor do sistema de combustível de baixa pressão gama/desempenho”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Low Pressure Fuel System Sensor Circuit Range/Performance”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2540
O código de anomalia OBD-II P2540 é definido como “Desadequação do intervalo de desempenho do circuito do sensor de combustível de baixa pressão”. Definido quando o PCM (módulo de controlo de transmissão) detecta uma leitura anormal no circuito do sensor de baixa pressão do sistema de combustível.
O sensor de pressão de combustível (FPS) converte a pressão de combustível do sistema num sinal eléctrico para o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM). O PCM analisa a tensão do sensor FPS para determinar a quantidade exacta de combustível a injectar no motor.
Este código é definido se os dados recebidos pelo módulo de controlo forem demasiado diferentes da referência. Também verifica o sinal de voltagem do sensor FPS para determinar se está correcto quando o motor é inicialmente introduzido.
O código P2540 pode ser definido devido a problemas mecânicos (geralmente pressão/volume de combustível) ou eléctricos (circuito do sensor de pressão de combustível). As etapas de resolução de problemas podem variar dependendo do fabricante, tipo de sensor e cor do fio.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2540 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados, por exemplo, falha de ignição.
- O motor pára ou arranca mal.
- O motor não pode ser acelerado e a resposta do acelerador não responde.
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
A gravidade do erro P2540 varia de moderada a elevada, a causa deve ser eliminada o mais rapidamente possível. Pode levar a sérios danos mecânicos no futuro.
Causas do erro
O código P2540 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor do sistema de combustível com defeito de baixa pressão.
- Conector corroído ou danificado.
- Feixe de cabos defeituoso ou danificado.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2540
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2540:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Test-drive o veículo para ver se o erro P2540 aparece novamente.
- Verificar a qualidade do combustível utilizado.
- Inspeccionar visualmente os fios e conectores que vão para o sensor.
- Testar o sensor do sistema de combustível de baixa pressão, substituir se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de problemas P2540, é estudar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo a longo prazo, apontando-lhe a direcção certa.
A seguir, é necessário localizar o sensor FPS para uma inspecção e teste posterior. Este sensor está normalmente localizado directamente na linha de combustível, junto aos injectores e ao colector de admissão.
Inspeccionar visualmente o conector e o arnês de cabos. Procurar arranhões, abrasões, fios expostos, áreas queimadas ou plástico derretido. Desligar o conector e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior do conector.
Verificar se não parecem queimados ou se têm uma tonalidade verde, indicando corrosão. Se os terminais precisarem de ser limpos, utilizar um limpador de contacto eléctrico e uma escova de cerdas de plástico. Deixá-los secar e aplicar massa lubrificante eléctrica nas áreas de contacto dos terminais.
Se tiver uma ferramenta de digitalização, elimine os códigos de falha de diagnóstico da memória e veja se o código P2540 regressa. Caso contrário, o problema estava provavelmente nas ligações.
Verificar o sensor
Se o código P2540 regressar, verificar o sensor FPS e circuitos associados. Com a chave desligada, desligar o conector eléctrico do sensor. Ligar o fio preto do voltímetro digital ao terminal de terra no conector da cablagem do sensor.
Ligar o cabo vermelho do voltímetro digital ao terminal de alimentação no conector do arnês do sensor. Desligar a chave de ignição e desligar o motor.
O voltímetro deve ler 12 ou 5 volts, dependendo das especificações do seu veículo. Se não o fizer, reparar uma quebra na cablagem no cabo de alimentação ou no cabo de terra.
Se o teste anterior tiver sido aprovado, verificar o sinal de chumbo. Desconectando o conector, mover o cabo vermelho do terminal do cabo de alimentação para o terminal do cabo de sinal. O voltímetro deve ler 5 volts. Se não o fizer, reparar um fio de sinal partido ou substituir o PCM.
Se todas as verificações anteriores forem aprovadas mas se continuar a receber o erro P2540, provavelmente indica um sensor FPS defeituoso. Mas um PCM defeituoso não pode ser excluído até que o sensor FPS seja substituído.
Se não tiver a certeza, procure a assistência de um técnico de diagnóstico de veículos qualificado. Para que o PCM seja correctamente instalado, deve ser programado ou calibrado para o veículo específico.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2540 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Ford
- Mercedes-Benz
Com o código de falha P2540 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2539, P2541, P2542, P2543.