O código de falha P253F soa como “deterioração do óleo do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Engine Oil Deteriorated”.
Descrição técnica e descodificação do erro P253F
O código de falha OBD-II P253F é um código genérico definido como “deterioração do óleo do motor”. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta que o intervalo de troca de óleo do motor foi excedido. Ou a qualidade do óleo do motor deteriorou-se ao ponto de precisar de ser mudada.
Nos veículos equipados com sistemas de monitorização da vida útil do óleo do motor, o PCM utiliza diferentes estratégias e parâmetros para determinar a vida útil restante. Normalmente, os sistemas menos sofisticados simplesmente calculam a quilometragem desde a última mudança de óleo e reiniciam o contador.
Sistemas mais sofisticados utilizam tipicamente informação como o número de arranques do motor e outros parâmetros, incluindo a distância total percorrida. A temperatura e humidade médias, a carga média do motor e o número de vezes que o motor foi operado com a borboleta totalmente aberta também podem ser tidos em conta.
Na prática, a taxa de deterioração do óleo de motor depende de muitos factores, tais como a oxidação do óleo e o efeito das altas temperaturas do motor nos aditivos. Segue-se o efeito combinado dos ácidos corrosivos e o efeito de diluição do combustível não queimado que se infiltra no óleo.
Todos os principais fabricantes de automóveis recomendam a mudança do óleo do motor pelo menos uma vez por ano. Mesmo que a distância percorrida seja consideravelmente inferior à recomendada.
Quando o PCM detecta ou determina que o óleo do motor tem pouca vida útil restante, estabelece o código P253F. Uma luz de aviso acender-se-á então no painel de instrumentos.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P253F para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Mensagem de verificação de óleo.
- Baixa pressão de óleo.
- Mau arranque do motor.
A falha de qualidade do óleo P253F é considerada uma falha média, mas é aconselhável corrigi-la o mais rapidamente possível. Uma lubrificação insuficiente ou deficiente pode causar danos permanentes no motor interno.
Causas do erro
O código P253F pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de qualidade do óleo é defeituoso.
- O monitor de vida útil do petróleo deve ser reiniciado.
- O intervalo de troca de óleo foi excedido.
- Baixo nível de óleo do motor.
- Baixa qualidade do óleo.
- Degradação excessiva do óleo devido ao sobreaquecimento do motor.
- Utilização de óleo impróprio.
- Presença de contaminantes, por exemplo, partículas de desgaste metálicas.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P253F
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P253F:
- Ler todos os dados e códigos de falhas armazenados, utilizando um scanner OBD-II.
- Limpar os códigos e verificar se o código de erro P253F aparece novamente.
- Verificar o nível e o estado do óleo do motor. Se necessário, trocar o óleo juntamente com o filtro.
- Testar a pressão do óleo do motor.
- Inspeccionar o sensor de qualidade do óleo.
- Verifique o sensor com um multímetro digital e substitua-o, se necessário.
- Preste atenção ao desgaste mecânico do motor. Verificar fisicamente a pressão do óleo com um manómetro mecânico de pressão de óleo.
Diagnosticar e resolver problemas
Verificar se o nível de óleo está no nível correcto, se não está diluído com combustível ou líquido de arrefecimento, e se não é de consistência espessa e lenta. Se necessário, completar ou substituir o óleo antes de prosseguir com o diagnóstico.
Efectuar uma inspecção visual completa dos feixes de cabos para procurar feixes e conectores danificados, queimados, desconectados, em curto-circuito ou corroídos. Se necessário, reparar, limpar o código P253F e voltar a digitalizar o sistema para ver se o código regressa.
Verificar a cablagem com um multímetro
Depois de não serem encontrados danos visíveis, verificar o sensor de qualidade do óleo quanto à resistência, à terra e à tensão de referência. Comparar todas as leituras com as indicadas no manual. Se necessário, substituir os cabos para assegurar que todas as leituras estão de acordo com as especificações do fabricante.
Lembre-se de desligar o sensor de qualidade do óleo do PCM durante as verificações de resistência e continuidade para evitar danos no controlador.
Verificação da pressão do óleo
É necessário verificar se a pressão do óleo está dentro da gama especificada pelo fabricante, isto pode ser feito ligando um manómetro ao motor. A utilização de um scanner não é recomendada, uma vez que o scanner utiliza a mesma informação que o PCM.
O PCM e a ferramenta de digitalização podem indicar uma condição de pressão de óleo que se baseia em dados incorrectos.
Pode levar alguns segundos para que o medidor registe a leitura, mas após cerca de dez segundos deverá estabilizar. Registar a leitura e compará-la com o valor indicado no manual.
Permitir que o motor aqueça, mantendo-se atento à leitura da bitola. À medida que o motor aquece pode haver uma ligeira queda de pressão indicada pelo manómetro. Contudo, a pressão do óleo não deve descer abaixo do valor mínimo especificado quando o motor está à temperatura de funcionamento.
As leituras da pressão do óleo que ficam abaixo dos limites inferiores aceitáveis indicam desgaste excessivo ou outros problemas mecânicos no interior do motor. Neste caso, a simples substituição do sensor de qualidade do óleo não resolverá o problema do erro P253F.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P253F pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet (Captiva)
- Ford (Kuga, Mondeo, Transit)
- Infiniti (QX70)
- Mazda
- Nissan (Qashqai, X-Trail)
- Opel (Combo, Corsa, Vivaro)
- Renault (Clio, Duster, Koleos, Megane)
- Vauxhall
Com o código de falha P253F é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P250A, P250B, P250C, P250D, P250E, P250F, P252A, P252B, P252C, P252D, P252E, P252F.