O código de falha P2518 soa como “A/C sensor de pressão de refrigerante circuito “B” alto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “A/C Refrigerant Pressure Sensor “B” Circuit High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2518
O código de erro OBD-II P2518 é um código genérico que é definido como um elevado nível de sinal no circuito do sensor de pressão do refrigerante do sistema de ar condicionado ‘B’. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta uma falha no circuito de um ou mais sensores de pressão do sistema de ar condicionado.
O sistema de ar condicionado deve ser carregado com uma quantidade precisa e ponderada de refrigerante para funcionar eficientemente. Isto não só fornece o mecanismo que produz ar frio, mas também serve para distribuir algum óleo lubrificante através do sistema.
Num sistema de ar condicionado totalmente funcional, as diferentes partes funcionam sempre a diferentes pressões. A tarefa dos sensores de pressão é fornecer aos módulos de controlo os dados de entrada sobre a pressão que é constantemente mantida nas diferentes partes do sistema.
Além disso, os sensores de pressão no sistema de ar condicionado também servem como dispositivos de segurança. Por exemplo, se a pressão do sistema for baixa, o módulo de controlo correspondente irá desactivar a embraiagem do compressor.
Isto significa que todo o sistema A/C está desactivado e permanecerá desactivado até que o problema seja corrigido. O módulo de controlo relevante também definirá o código P2518 e poderá iluminar uma luz de aviso.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2518 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Utilização limitada do sistema de ar condicionado.
- O compressor de ar condicionado não arranca quando é necessário.
- Temperatura instável do ar de alimentação do ventilador.
O nível de gravidade do erro P2518 é baixo, não afecta a segurança, mas apenas o conforto de condução. O veículo poderá continuar a conduzir, mas terá de ser rectificado para recuperar o conforto.
Causas do erro
O código P2518 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de pressão de refrigerante de ar condicionado defeituoso.
- Feixes de cabos partidos, danificados ou corroídos.
- Problema com o conector ou com os seus contactos.
- Baixa pressão no sistema de ar condicionado.
- Pressão excessiva no sistema.
- Falha no controlo climático electrónico (ECC).
- Avaria na unidade de controlo do ar condicionado.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2518
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2518:
- Verificar se o nível do refrigerante é normal.
- Verificar o sensor de pressão do refrigerante da unidade de ar condicionado.
- Inspeccionar os cabos e os terminais de ligação quanto a danos.
- Verificar o sistema quanto a fugas.
- Se o erro persistir, verificar a unidade de controlo do ar condicionado.
Diagnosticar e resolver problemas
Se ocorrer o erro P2518, o primeiro passo é verificar se não há refrigerante no sistema. Se não houver pressão no sistema, pode haver uma fuga algures ou pode simplesmente ter-se esgotado.
Neste caso, é aconselhável contactar uma oficina especializada para procurar uma fuga ou uma recarga. Após estas etapas, se o erro persistir, podem ser iniciadas novas soluções de problemas.
Verificar cablagem e sensor
Realizar uma inspecção visual minuciosa de todos os cabos e conectores associados. Procurar cabos e conectores danificados, queimados, em curto-circuito, desconectados ou corroídos. Se necessário, reparar se tais danos forem encontrados.
Se não houver danos visíveis nos feixes de cabos, efectuar uma verificação da tensão de referência, continuidade e resistência de todos os feixes de cabos relevantes. Ao mesmo tempo, desligar a cablagem dos módulos de controlo para que não sejam danificados durante o teste de resistência.
Os sensores de pressão fazem parte dos circuitos de controlo e devem, portanto, também ser verificados para determinar a causa do erro P2518. Prestar especial atenção à resistência interna dos sensores, pois este valor é uma indicação do seu estado geral.
Se for encontrado um sensor de pressão defeituoso, não é aconselhável removê-lo e substituí-lo você mesmo. Se houver algum refrigerante no sistema, este escapará para a atmosfera, por isso é melhor chamar um especialista.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2518 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Alfa Romeo
- Chevrolet
- Dodge
- Ford
- Honda
- Hyundai
- Mercedes-Benz (W211)
- Nissan
- Renault
- Vauxhall
- Volvo
Com o código de falha P2518 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2515, P2516, P2517.