O código de falha P2510 soa como “ECM/PCM sentido de relé de potência gama de circuitos/desempenho”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “ECM/PCM Power Relay Sense Circuit Range/Performance”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2510
Se o seu veículo equipado com OBD-II tiver armazenado o código P2510. Isto significa que o módulo de controlo detectou um circuito de relé de potência de ECM/PCM que não corresponde ao intervalo de funcionamento do circuito do sensor. Ou seja, o módulo de controlo de transmissão detectou que o seu próprio sensor de relé falhou.
A maioria dos circuitos de alimentação de PCM são relativamente simples e directos. Quando a ignição é rodada para a posição ‘ON’, é aplicada energia ao relé. Isto faz com que o solenóide feche dois pontos de contacto, um dos quais está permanentemente ligado à alimentação da bateria. Quando isto ocorre, o circuito fecha-se e a energia da bateria é aplicada ao PCM. Além disso, passando pelo circuito com um fusível ou ligação fusível.
Os retransmissores são normalmente de desenho de cinco pinos. O terminal de entrada principal é fornecido com a voltagem da bateria DC. A saída de terra, é ligada à terra ao motor ou ao chassis.
O terminal de entrada secundária é fornecido com a voltagem da bateria através de um circuito de fusível quando o interruptor de ignição está na posição “ON”. O quarto terminal é a saída para o PCM. O quinto, é o fio de sinal para a rede de controladores (CAN).
Os sistemas de controlo electrónico em veículos equipados com OBD-II são controlados por uma rede de computadores denominada módulos de controlo. Isto implica uma comunicação constante entre os vários módulos através da Controller Area Network (CAN).
Cada vez que o motor é ligado, o PCM efectua um auto-teste de todos os controladores. Se não for detectada nenhuma entrada normal do circuito do sensor de relé. O código P2510 será armazenado e a luz indicadora de falha poderá acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2510 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- Operação de emergência da transmissão para evitar mais danos.
- Pode haver problemas no arranque do motor.
- Pode ocorrer uma queda na potência do motor.
- Na maioria dos casos, o motor não arranca de todo.
O código de diagnóstico P2510 é considerado grave uma vez que o motor não pode ser ligado na maioria dos casos. Se este código estiver presente, mas o motor arranca e funciona. É provável que haja um problema com a programação PCM ou com o próprio módulo.
Causas do erro
O código P2510 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Relé de potência PCM com defeito.
- Fusível queimado.
- Circuito aberto ou curto-circuito no circuito CAN.
- Cablagem ou conectores danificados e corroídos.
- Baixa voltagem do sistema.
- Terminal eléctrico parcial ou completamente desconectado no interruptor de ignição.
- Interruptor de ignição com defeito.
- PCM defeituoso ou outro módulo de controlo, também possível erro de programação.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2510
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2510:
- Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
- Remover quaisquer códigos de falha de diagnóstico do PCM e realizar um teste de drive para ver se o código de falha de diagnóstico P2510 retorna.
- Se o código regressar, verificar o relé ECM/PCM para se certificar de que está a funcionar correctamente.
- Inspeccionar e verificar o fusível e a ligação fusível.
- Verificar o diagrama de cablagem do relé e do sistema de fusíveis.
- Limpar novamente os códigos de falha e realizar um test drive.
- Inserir a chave no interruptor de ignição e rodá-lo para a posição de ligado. Se a luz do Check Engine não acender mas o código na memória for novamente afixado, o relé pode estar avariado.
- Se o relé estiver defeituoso, poderá ser necessário substituir e reprogramar o PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Para descartar todas as possibilidades de erro P2510, inspeccionar visualmente os cabos e verificar a voltagem da bateria. Verificar também os terminais e cabos das baterias para conexões soltas.
Assegurar que a tensão do sistema é a especificada no manual. O sistema de carregamento está totalmente operacional e a bateria está em bom estado, iniciar o procedimento de diagnóstico.
Localizar o ponto de partida do circuito de alimentação do ECM/PCM. Este é normalmente o interruptor de ignição, por isso use um multímetro digital para verificar a tensão neste fio ou terminal. Comparar a leitura com o valor dado no manual e reparar, se necessário, se for encontrada uma anomalia.
Se o código permanecer, mas a fonte de alimentação de e para o interruptor de ignição estiver dentro do intervalo especificado. Registar e testar a fonte de alimentação da caixa de fusíveis e depois do conector PCM. Se forem encontradas anomalias, fazer as reparações necessárias. Para assegurar que todos os parâmetros eléctricos estão dentro das especificações do fabricante.
Os passos descritos acima ajudarão a resolver o erro P2510, mas em alguns casos em que a causa não é óbvia, podem estar presentes falhas intermitentes. Além disso, se o PCM já estiver danificado, pode necessitar de reparação por uma oficina especializada.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2510 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- BMW
- Chevrolet
- Iveco
- Mercedes-Benz (Sprinter, W211)
- Opel (Antara)
Com o código de falha P2510 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0688, P0689, P0690, P2511.