Código de falha P2505 – avaria do sinal de entrada de energia ECM/PCM

O código de falha P2505 soa como “avaria do sinal de entrada de energia ECM/PCM”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “ECM/PCM Power Input Signal Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2505

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P2505 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2505 – avaria do sinal de entrada de energia ECM/PCM

O código de falha OBD-II P2505 é definido quando o módulo de controlo de transmissão detecta uma falha no sinal de entrada de potência. Isto ocorre quando a entrada de energia PCM sai das especificações de fábrica. Simplificando, o sinal de alimentação está fora dos limites alto ou baixo estabelecidos pelo fabricante.

O PCM requer uma tensão estável para funcionar eficazmente, pelo que os fabricantes fazem o seu melhor para assegurar que uma corrente estável seja sempre fornecida ao módulo de controlo. No entanto, as condições reais de funcionamento e os factores ambientais adversos fazem a diferença.

Temperaturas, vibrações e humidade extremas criam tensões e tensões elevadas na cablagem, nos conectores e nos componentes eléctricos. Que compreendem os milhares de ligações que compõem o sistema eléctrico de um veículo.

Ao longo do tempo, podem ocorrer problemas de resistência ou de continuidade de sinal no sistema eléctrico do veículo. Isto deve-se à perda parcial ou total de contacto, corrosão na cablagem ou nos conectores.

Assim, quando há problemas com um sinal de entrada defeituoso nos circuitos que fornecem energia ao PCM, pode haver resultados ou sintomas imprevisíveis. Em alguns casos, o módulo de controlo pode desactivar-se a si próprio como medida de protecção.

Noutros casos, a única indicação pode ser a lâmpada de sinalização iluminada e o código de falha armazenado. Desde que a falha da tensão de alimentação não danifique o PCM até ao ponto em que o veículo não se possa deslocar.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2505 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. O motor pára ou arranca mal.
  5. Por vezes pode não haver sintomas, apesar de um código de falha armazenado.

O código de falha diagnóstica P2505 é considerado grave, uma vez que o veículo pode ter problemas de manuseamento e desempenho. Por esta razão, esta falha deve ser rectificada o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P2505 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Falha da bateria.
  • Mau contacto entre os terminais da bateria e os terminais da bateria devido à corrosão ou acumulação de ácido.
  • Feixes de cabos ou conectores danificados e corroídos.
  • Rastilho queimado.
  • O alternador não está a carregar a bateria normalmente.
  • Relé PCM com defeito.
  • O módulo de controlo de transmissão está defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2505

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2505:

  1. Inspeccionar o arnês de cabos PCM para detectar danos, abrasões, quebras e calções. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
  2. Verificar os cabos das baterias quanto a ligações soltas, terminais partidos e corrosão. Se necessário, reparar ou substituir os cabos das baterias.
  3. Remover quaisquer códigos de falha de diagnóstico do PCM e da unidade de teste para ver se o código de falha de diagnóstico P2505 retorna.
  4. Se o código regressar, verificar o relé PCM para se certificar de que está a funcionar correctamente.
  5. Inspeccionar e verificar o fusível e a ligação fusível.
  6. Verificar o diagrama de cablagem do relé e do sistema de fusíveis.
  7. Testar o correcto funcionamento da bateria e do sistema de carregamento. Se necessário, reparar ou substituir a bateria ou os componentes do sistema de carregamento.
  8. Limpar novamente os códigos de falha e realizar um test drive.
  9. Inserir a chave no interruptor de ignição e rodá-lo para a posição de ligado. Se a luz do Check Engine não acender mas o código na memória ainda estiver presente, o relé pode estar avariado.
  10. Se o relé estiver defeituoso, poderá ser necessário substituir e reprogramar o PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

Para descartar todas as possibilidades de erro P2505, inspeccionar visualmente os cabos e verificar a voltagem da bateria. Verificar também os terminais e cabos das baterias para conexões soltas.

Assegurar que a voltagem do sistema é a mesma que a especificada no manual. O sistema de carregamento está totalmente funcional e a bateria está em bom estado, iniciar o procedimento de diagnóstico. Verificar as ligações à terra entre a bateria e o motor e entre a bateria e a carroçaria quanto a corrosão ou mau contacto.

Agora encontre o ponto de partida do circuito de fornecimento de energia PCM. Este é normalmente o interruptor de ignição, por isso use um multímetro digital para verificar a tensão neste fio ou terminal. Comparar a leitura com o valor dado no manual e reparar, se necessário, se for encontrada uma anomalia.

Se o código permanecer, mas a fonte de alimentação de e para o interruptor de ignição estiver dentro do intervalo especificado. Registar e testar a fonte de alimentação da caixa de fusíveis e depois do conector PCM. Se forem encontradas anomalias, fazer as reparações necessárias. Para assegurar que todos os parâmetros eléctricos estão dentro das especificações do fabricante.

Os passos descritos acima resolverão o erro P2505, mas em alguns casos em que a causa não é óbvia, podem estar presentes falhas intermitentes. Além disso, se o PCM já estiver danificado pode precisar de ser reparado por uma oficina especializada.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2505 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford
  • Mercedes-Benz (W204, W211)
  • Volvo

Com o código de falha P2505 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2506, P2507, P2508, P2509.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário