O código de falha P2504 soa como “sistema de carregamento de alta tensão”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Charging System Voltage High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2504
Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P2504 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Este código de falha é definido como “nível de alta tensão no sistema de carga”. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta um valor anormal de tensão da bateria.
A falha diz respeito à tecnologia LIN, que é um sistema de comunicação em série sobre o qual é transmitido apenas um sinal. Foi concebido para substituir as redes CAN, que normalmente utilizam sinais múltiplos.
Apenas um fio é utilizado para a comunicação LIN, permitindo a construção de redes simples à sua volta, para as quais a velocidade não é crítica.
Quando a ignição é ligada à posição “ON”, o PCM, via LIN, efectua uma verificação dos sistemas de carregamento, arranque e bateria. Quando o motor está em funcionamento, num sistema totalmente funcional, a tensão de bordo deve estar entre 13,8 e 14,4 volts.
O Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) monitoriza o circuito de ignição para determinar se o sistema de carregamento está a funcionar. Se a voltagem for demasiado alta, será definido um código de falha. Este código também aparecerá se não houver voltagem, mas deve haver.
Este problema é uma falha eléctrica. E as leituras que estão acima do intervalo programado farão com que a luz de aviso no tablier se apague. Também o código de erro P2504 será armazenado e armazenado como uma falha.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2504 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acende-se (o código será armazenado como uma falha).
- O indicador vermelho de carga da bateria acende-se.
- O motor pára ou arranca mal.
- Paragem frequente ou imprevisível do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Mudanças abruptas, erráticas ou imprevisíveis de transmissões automáticas.
- Leituras de instrumentos incorrectas.
- Drenagem constante da bateria.
O erro P2504 é bastante grave pois pode levar a problemas com a bateria, arranque ou sistema de carregamento. Outros sistemas de veículos também podem ser afectados. Recomenda-se, portanto, que a falha seja rectificada o mais depressa possível se a falha for detectada.
Causas do erro
O código P2504 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Bateria defeituosa.
- Alternador defeituoso.
- Alta descarga de bateria devido a curto-circuito na cablagem ou nos componentes eléctricos.
- Alta resistência no cabo entre o alternador e a bateria.
- Circuito aberto ou curto-circuito entre o alternador e o módulo de controlo.
- Acessórios instalados incorrectamente, por exemplo, alarme, rádio, luzes.
- Por vezes, um módulo PCM defeituoso é a causa.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2504
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2504:
- Verificar se a bateria está totalmente carregada e em condições de funcionamento.
- Verificar o alternador.
- Inspeccionar os fios e conectores de ligação quanto a danos.
- Se o erro persistir, verifique o módulo PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de avarias P2504 é verificar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com um determinado veículo.
A causa mais comum deste código é a baixa voltagem da bateria, e um sistema de carregamento defeituoso (alternador defeituoso). Ao verificar o alternador, vale a pena prestar atenção à correia do alternador. A correia do alternador é frequentemente a causa do mau funcionamento.
Verificação da bateria
Verificar se a bateria está totalmente carregada, verificando se há sinais de acumulação de ácido nos terminais. Verificar também se as ligações dos terminais estão seguras e limpas, reparar ou substituir os terminais, se necessário.
Assegurar que todos os consumidores de energia estão desligados ou desligados e verificar o sistema para garantir que a bateria não é drenada. Se for detectada uma fuga, isolar todos os circuitos um a um para determinar o culpado e reparar, se necessário.
Verifique a bateria sob carga e substitua-a se for encontrado um defeito. Limpar todos os códigos e voltar a testar o sistema para garantir que a falha não regressa. Se a bateria funcionar de acordo com as especificações do manual. Não é encontrada qualquer falha no arnês de cabos, continue a verificar o alternador.
Teste do alternador
Assegurar que todos os cabos estão ligados, ligar o scanner OBD-2 e verificar a saída do alternador enquanto o motor está em funcionamento. Se a leitura da saída do alternador não exceder 14 volts, o alternador pode estar avariado, mas a cablagem deve ser verificada.
Verificar todas as ligações à terra primárias e secundárias para garantir que todas as ligações estão OK. A má ligação à terra leva frequentemente ao sobreaquecimento nos pontos de ligação. Por conseguinte, verifique todos os olhais de cabo para sinais de queimadura, queimadura ou faíscas. Mandar repará-los, se necessário.
Note-se que a saída do alternador deve estar dentro da gama de 14,2V quando o motor está a funcionar ao ralenti. E cerca de 14,6 V quando a velocidade do motor aumenta.
Se o código persistir e não houver falha na cablagem, mas a taxa de carga não for a especificada, o alternador está defeituoso. No entanto, isto deve ser confirmado por uma ferramenta de digitalização. Se não estiver disponível uma ferramenta de digitalização, deve ser utilizado um multímetro para confirmar a falha do alternador.
Falha intermitente ou falha do PCM
As acções descritas acima aplicam-se à maioria dos veículos e devem limpar o código P2504. No entanto, se o código regressar, é provável que possa estar presente uma falha intermitente. Neste caso, será necessário permitir que o problema se agrave antes de se poder fazer um diagnóstico preciso e uma reparação final.
Existe também a possibilidade de a tensão anormal do sistema poder danificar o PCM se o PCM estiver a controlar a saída do alternador. Se for este o caso, o PCM deve ser substituído, reprogramado e o veículo deve ser verificado. Para ver se algum código regressa.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2504 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chrysler (PT Cruiser)
- Dodge
- Ford (Focus)
- Honda (Civic)
- Jeep (Grand Cherokee, Wrangler)
- Mazda
- Renault (Duster)
- Subaru
Com o código de falha P2504 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2502, P2503.