Código de falha P2500 – lâmpada do gerador circuito L-terminal baixo

O código de falha P2500 soa como “lâmpada do gerador circuito L-terminal baixo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Generator Lamp L-Terminal Circuit Low”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2500

O código de falha OBD-II P2500 é um código genérico definido como “sinal baixo no circuito terminal da lâmpada do alternador ‘L'”. A letra “L” indica um terminal específico e é utilizada para monitorizar a carga e está directamente ligada ao indicador de carga.

Código de falha P2500 – lâmpada do gerador circuito L-terminal baixo

O alternador é concebido para gerar a corrente requerida pelo veículo num determinado momento. Isto é conseguido através de um circuito no módulo de controlo que estima o consumo total de energia.

A lâmpada de aviso do alternador está localizada no painel de instrumentos. O seu principal objectivo é alertar o condutor para potenciais problemas no sistema de carregamento, pelo que a luz de aviso se acende.

O PCM controla normalmente a continuidade do circuito de controlo da lâmpada do alternador sempre que o motor está em funcionamento. O circuito de controlo da lâmpada é parte integrante do funcionamento do alternador e da manutenção do nível de carga da bateria.

Cada vez que a ignição é ligada e a energia é aplicada ao PCM, são efectuados vários auto-testes do controlador. Para além de realizar um auto-teste do controlador interno, a Controller Area Network (CAN) é utilizada para comparar sinais de cada módulo individual. Para garantir que os diferentes sistemas estão a comunicar correctamente.

Se for detectado um sinal baixo ao monitorizar o circuito de controlo da lâmpada do alternador, o código P2500 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) poderá acender-se. Dependendo da gravidade percebida da falha, podem ser necessários vários ciclos de falha para que a MIL se ilumine.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2500 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. A tensão do sistema do veículo pode ser ou anormalmente alta ou anormalmente baixa.
  4. Alguns medidores ou sensores no tablier podem estar inactivos.
  5. O motor pára ou arranca mal.
  6. Desligamento involuntário do motor.
  7. Redução da potência do motor.

Um código de falha P2500 armazenado pode resultar em vários problemas de condução, incluindo a ausência de arranque ou uma bateria descarregada. Por conseguinte, as falhas do módulo de controlo interno devem ser sempre levadas a sério.

Causas do erro

O código P2500 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Alternador defeituoso.
  • Módulo de controlo de alternador defeituoso.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
  • Lâmpada de aviso de alternador avariada.
  • Conectores soltos ou danificados.
  • A má fundamentação é uma causa comum.
  • Bateria fraca ou totalmente descarregada.
  • Picos de tensão causados por procedimentos de arranque incorrectos a partir de uma fonte externa.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso ou erro de programação.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2500

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2500:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para saber quando e em que circunstâncias aparece o erro P2500.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se a falha reaparece.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e o conector do módulo de controlo.
  4. Retirar e verificar a lâmpada de aviso do alternador.
  5. Inspeccionar visualmente e testar o alternador.
  6. Se necessário, reparar ou substituir o alternador e quaisquer fios defeituosos.
  7. Verificar o regulador de voltagem e a bateria.
  8. Se não houver defeitos, verificar o próprio PCM e a sua parte de software.

Diagnosticar e resolver problemas

Quando ocorre um código de falha P2500, por vezes podem estar presentes outras falhas. Os códigos associados referem-se geralmente a tensões anormais do sistema (altas ou baixas). E também códigos de descoordenação do intervalo de desempenho, que podem estar relacionados com vários sensores.

Se não houver códigos adicionais, a primeira coisa a fazer é verificar a bateria para determinar o seu estado de carga e operabilidade geral. Se a bateria estiver descarregada ou danificada, recarregar ou substituir.

Verificação da cablagem

Depois de verificar a bateria, inspeccionar visualmente todos os cabos associados ao alternador. Se necessário, reparar ou substituir para assegurar uma transferência de carga eficaz.

Se não houver sinais visíveis de curto-circuitos ou outros danos, utilizar um voltímetro para verificar a resistência e a ligação à terra. Substituir se necessário para assegurar que todos os valores eléctricos estão dentro dos limites especificados pelo fabricante.

Localizar também quaisquer fusíveis que estejam de alguma forma ligados ao sistema de carregamento. Uma vez verificado, substituir quaisquer fusíveis danificados ou suspeitos.

Teste do alternador

Uma vez verificados todos os cabos, o próprio alternador deve ser verificado utilizando um multímetro. Em muitos casos, um alternador defeituoso é a causa do erro P2500.

Se o defeito no alternador for confirmado, substituí-lo por um alternador novo ou refabricado, uma vez que é quase sempre mais rentável do que repará-lo. No entanto, garantir que a unidade substituída é idêntica à original em todos os aspectos, incluindo os suportes de montagem e as especificações.

Após a substituição, ligar o motor e observar a luz de aviso no painel de instrumentos para garantir que o alternador está a funcionar correctamente. A luz de aviso deve apagar-se dentro de poucos segundos.

Se a lâmpada de carga não se iluminar, pode ser a causa do erro. Por conseguinte, a lâmpada de aviso do alternador deve ser testada e reparada.

Também pode medir a voltagem do sistema, deve estar entre 14,2 e 14,8 volts. Permitir que o veículo funcione durante pelo menos um ciclo completo de condução antes de voltar a digitalizar o sistema. Muito provavelmente não haverá erro P2500, mas por vezes é necessária uma limpeza adicional com a ferramenta de digitalização.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2500 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet (Captiva)
  • Ford
  • Hyundai
  • Kia
  • Land Rover
  • Mercedes-Benz (E240, Sprinter, W211)
  • Opel (Corsa, Insignia)
  • Ssangyong

Com o código de falha P2500 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0621, P0623, P2501, P2502.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário