Código de falha P2463 – restrição do filtro de partículas diesel – acumulação de fuligem

O código de falha P2463 soa como “restrição do filtro de partículas diesel – acumulação de fuligem”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Diesel Particulate Filter (DPF) Restriction – Soot Accumulation”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2463

O código de avaria P2463 é um código genérico definido como “restrição do funcionamento do filtro de partículas devido à acumulação de fuligem”. É colocado em veículos com motores diesel quando o PCM detecta uma acumulação excessiva de partículas de fuligem.

Código de falha P2463 – restrição do filtro de partículas diesel – acumulação de fuligem

O filtro de partículas diesel (DPF) é concebido para remover noventa por cento das partículas de carbono (fuligem) dos gases de escape dos motores diesel. Está localizado a montante do conversor catalítico ou da armadilha de NOx.

Quando o escape do motor passa através do filtro de fuligem, as partículas grandes ficam presas entre as fibras. À medida que a fuligem se acumula, a pressão dos gases de escape aumenta.

Após uma quantidade suficiente de fuligem ter acumulado e a pressão dos gases de escape ter atingido o nível programado. O elemento filtrante deve ser regenerado para permitir que os gases de escape continuem a passar através do DPF.

À medida que a fuligem se acumula, a pressão a montante do DPF aumenta gradualmente à medida que o fluxo de gases de escape é restringido. Se o processo de regeneração for atrasado ou não for iniciado, o DPF ficará cada vez mais entupido até ser atingido um limiar crítico.

Quando isto acontece, o sistema de exaustão já não pode evacuar eficazmente o fluxo de gases de escape, uma vez que o DPF entupido forma um tampão no sistema. Para evitar danos no motor, o PCM definirá o código P2463 e a luz de aviso acender-se-á.

A PCM colocará o motor em modo de segurança e desactivará o sistema EGR para evitar uma acumulação ainda maior de fuligem no DPF. Na maioria dos casos, o modo à prova de falhas permanecerá até que o problema tenha sido rectificado.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2463 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. A lâmpada de aviso do filtro de fuligem pode acender-se.
  3. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  4. O veículo pode entrar em modo de colisão ou de emergência.
  5. O rendimento do motor pode ser reduzido.
  6. Aumento do consumo de combustível.
  7. Excessiva quantidade de fuligem emitida com os gases de escape do veículo.
  8. Aumento da temperatura do motor.
  9. Em alguns casos, todo o sistema de escape pode estar mais quente do que o normal.

A avaria P2463 não é considerada muito grave, mas se deixada por resolver durante um longo período de tempo, o módulo de controlo do motor (ECM) pode fazer com que o veículo entre no modo de emergência. Isto resultará na limitação da velocidade do veículo e numa queda na potência do motor.

Causas do erro

O código P2463 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de pressão DPF defeituoso.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no circuito do sensor de pressão DPF.
  • Os tubos ou mangueiras do sensor de pressão DPF estão obstruídos.
  • Utilização de combustível com elevado teor de enxofre.
  • Defeito do filtro de partículas diesel.
  • Válvula de recirculação de gases de escape (EGR) defeituosa.
  • Uma estratégia PCM incorrecta impede uma regeneração correcta.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2463

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2463:

  1. Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
  2. Limpar os códigos de falha da memória do computador.
  3. Test-drive o carro para ver se o erro P2463 aparece novamente.
  4. Se o código aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
  5. Verificar o filtro de partículas assim como o sensor de pressão do filtro de partículas.
  6. Testar os tubos e mangueiras do sensor de pressão DPF para bloqueio.
  7. Reparar ou substituir quaisquer componentes danificados ou defeituosos.
  8. Testar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (ECM).

Diagnosticar e resolver problemas

É melhor começar a solucionar o erro P2463 com uma inspecção visual dos arneses e conectores relevantes. Deve ser dada especial atenção à cablagem perto de componentes de escape quentes e arestas afiadas.

O sensor de pressão DPF deve então ser verificado utilizando um multímetro. Se o sensor não cumprir os requisitos de resistência do fabricante, deve ser substituído.

Se o sensor estiver OK, verificar se as mangueiras estão bloqueadas ou quebradas e limpar ou substituir, se necessário. Utilizar mangueiras de silicone de alta temperatura para substituição.

As mangueiras para o sensor de pressão DPF podem ser derretidas ou rachadas pela temperatura. Portanto, ao substituí-los, poderá ser necessário redireccioná-los para excluir elementos de alta temperatura.

Depois de testar o sensor e inspeccionar as mangueiras, o circuito eléctrico do sistema deve ser verificado. Desligar todos os módulos de controlo associados antes de verificar a resistência com um multímetro. Se necessário, reparar ou substituir circuitos danificados ou em curto-circuito.

Regeneração de DPF

Se o código ainda estiver presente mas todos os valores eléctricos estiverem dentro das especificações, utilizar a ferramenta de digitalização para iniciar o processo de regeneração DPF. Se o processo de regeneração já começou, monitorize-o na ferramenta de digitalização e preste especial atenção à pressão em frente do DPF.

A pressão real depende das condições de funcionamento, mas não deve aproximar-se da pressão máxima permitida durante o processo. Para detalhes sobre a pressão máxima permitida a montante do DPF, consultar o manual do utilizador.

Se a pressão a montante se aproximar do limite prescrito, o DPF provavelmente já atingiu o fim da sua vida útil. A regeneração forçada pode resolver temporariamente o código P2463, mas é provável que o problema se repita muito em breve.

Deve lembrar-se que todas as substituições do DPF requerem adaptação pelo módulo de controlo (PCM) para reconhecer o componente a ser substituído.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2463 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A3)
  • Chevrolet (Captiva, Silverado)
  • Citroen
  • Dodge
  • Ford (Focus, Kuga, Tourneo, Transit)
  • Isuzu (D-Max, NPR75)
  • Jeep
  • Land Rover
  • Mazda
  • Mercedes-Benz (Sprinter, Viano)
  • Mitsubishi (L200)
  • Opel (Antara)
  • Peugeot
  • Skoda (Octavia)
  • Toyota (Auris, Hilux, Land Cruiser, Prado)
  • Volkswagen (Jetta, Passat)
  • Volvo

Com o código de falha P2463 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P242F, P2452, P2453, P2454, P2455, P2456, P2458.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário