O código de falha P245F soa como “sensor de pressão do filtro de partículas diesel “B” gama de circuitos/desempenho”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Diesel Particulate Filter (DPF) Pressure Sensor “B” Circuit Range/Performance”.
Descrição técnica e descodificação do erro P245F
O código de falha P245F é um código genérico definido como “Intervalo de funcionamento inadequado do sensor de pressão do filtro de partículas do circuito ‘B'”. É montado em veículos com um motor diesel.
O filtro de partículas diesel (DPF) é concebido para remover noventa por cento das partículas de carbono (fuligem) dos gases de escape dos motores diesel. Está localizado a montante do conversor catalítico ou da armadilha de NOx.
Quando o escape do motor passa através do filtro de fuligem, as partículas grandes ficam presas entre as fibras. À medida que a fuligem se acumula, a pressão dos gases de escape aumenta.
Após uma quantidade suficiente de fuligem ter acumulado e a pressão dos gases de escape ter atingido o nível programado. O elemento filtrante deve ser regenerado para permitir que os gases de escape continuem a passar através do DPF.
Na maioria dos casos, o sensor de pressão DPF é instalado no compartimento do motor, longe do próprio filtro de partículas. Controla a contrapressão dos gases de escape antes de estes atingirem o elemento filtrante. Isto é conseguido por meio de mangueiras de silicone que estão ligadas ao filtro de partículas e ao sensor de pressão DPF.
Quando o PCM detecta uma condição de pressão de gás de escape que não satisfaz as especificações do fabricante. Ou o sinal de entrada eléctrica do sensor de pressão do filtro de partículas ‘B’ excede os limites programados. O código P245F será armazenado e a lâmpada de mau funcionamento no painel de instrumentos acender-se-á.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P245F para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- A lâmpada de aviso do filtro de partículas pode acender-se.
- O rendimento do motor pode ser reduzido.
- Aumento da temperatura do motor.
- Excesso de fuligem emitida com os gases de escape do carro.
A avaria P245F não é considerada muito grave, mas se deixada sem solução durante muito tempo, o módulo de controlo do motor (ECM) pode fazer com que o veículo entre no modo de emergência. Isto resultará na limitação da velocidade do veículo e numa queda na potência do motor.
Causas do erro
O código P245F pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de pressão DPF defeituoso.
- Circuito aberto ou curto-circuito no sensor de pressão DPF circuito “B”.
- Os tubos ou mangueiras do sensor de pressão DPF estão obstruídos.
- Utilização de combustível com elevado teor de enxofre.
- Filtro de partículas com defeito.
- Elemento filtrante de ar contaminado.
- Vazamento de ar em frente ao DPF altera a leitura do sensor.
- Uma estratégia de ECM incorrecta impede uma regeneração correcta.
- Por vezes a causa é um módulo de ECM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P245F
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P245F:
- Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Testar o carro para ver se a avaria reaparece.
- Se o código aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
- Verificar o filtro de partículas bem como o sensor de pressão do filtro de partículas.
- Reparar ou substituir quaisquer componentes danificados ou defeituosos.
- Testar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
É melhor começar a solucionar o erro P245F com uma inspecção visual dos arneses e conectores relevantes. Deve ser dada especial atenção à cablagem perto de componentes de escape quentes e arestas afiadas.
O sensor de pressão DPF deve então ser verificado utilizando um multímetro. Se o sensor não cumprir os requisitos de resistência do fabricante, deve ser substituído.
Se o sensor estiver OK, verificar se as mangueiras estão bloqueadas ou quebradas e limpar ou substituir, se necessário. Utilizar mangueiras de silicone de alta temperatura para substituição.
As mangueiras para o sensor de pressão DPF podem ser derretidas ou rachadas pela temperatura. Portanto, ao substituí-los, poderá ser necessário redireccioná-los para excluir elementos de alta temperatura.
Depois de testar o sensor e inspeccionar as mangueiras, o circuito eléctrico do sistema deve ser verificado. Desligar todos os módulos de controlo associados antes de verificar a resistência com um multímetro. Se necessário, reparar ou substituir circuitos danificados ou em curto-circuito.
Ao seguir todas as recomendações, o erro P245F será muito provavelmente corrigido e desaparecerá. Se não o fizer, o problema pode ser um módulo de controlo do motor (ECM) defeituoso.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P245F pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Dodge
- Ford
- GMC
- Land Rover (Freelander)
- Mercedes-Benz
- Porsche
- Toyota
- Volkswagen
Com o código de falha P245F é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P245E, P2460, P2461, P2462.