O código de falha P2458 soa como “duração da regeneração do filtro de partículas diesel”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Diesel Particulate Filter Regeneration Duration”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2458
O código armazenado P2458 significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma falha no sistema de regeneração do Filtro de Partículas Diesel (DPF). Este erro indica que o processo de regeneração não foi concluído correctamente.
Os sistemas DPF, são concebidos para remover noventa por cento das partículas de carbono (fuligem) dos gases de escape dos motores diesel. Como resultado, os veículos modernos a gasóleo emitem muito menos fumo do que os veículos do passado.
O sistema de limpeza DPF é instalado no silenciador de escape, onde se encontra o elemento filtrante. As partículas grosseiras de fuligem são retidas pelo elemento filtrante e os gases de escape passam através dele e para fora do tubo de escape.
Como o elemento filtrante acumula uma certa quantidade de partículas de fuligem, fica parcialmente entupido e a contrapressão dos gases de escape aumenta. A contrapressão do DPF é monitorizada pelo PCM utilizando um sensor de pressão.
Quando a contrapressão atinge um determinado nível, o PCM toma medidas para regenerar o elemento filtrante.
Para que o elemento filtrante se regenere, a temperatura no interior do DPF tem de atingir cerca de 650 graus Celsius. Na maioria dos casos é utilizado um sistema de injecção especial para este efeito.
Os sistemas activos de regeneração DPF são automaticamente activados pelo PCM e o processo ocorre enquanto o veículo está em movimento. Os sistemas de regeneração DPF passiva requerem a intervenção do operador (após o PCM emitir um aviso) e normalmente têm lugar depois de o veículo ter sido estacionado.
Se o PCM detectar que o processo de regeneração não foi concluído conforme indicado, ou se a pressão de exaustão não atingir o nível desejado, o erro P2458 pode ser armazenado e a lâmpada de aviso de falha acende-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2458 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- Fumo preto do tubo de escape.
- Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
- Excesso de temperatura do motor.
- Corpo componente do sistema de escape sobreaquecido.
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
A avaria P2458 não é considerada muito grave; contudo, se não for resolvida durante um longo período de tempo, o módulo de controlo do motor (ECM) poderá colocar o veículo num modo de emergência. Isto resultará na limitação da velocidade do veículo e numa queda na potência do motor.
Causas do erro
O código P2458 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de pressão DPF com defeito.
- Sensor de pressão de escape defeituoso.
- O circuito do sensor de pressão DPF está aberto ou em curto-circuito.
- Tubos ou mangueiras DPF com sensor de pressão entupidos.
- Quantidade errada ou insuficiente de fluido de regeneração.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2458
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2458:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Test-drive o veículo para ver se o erro P2458 aparece novamente.
- Inspeccionar visualmente os fios no circuito do sensor de pressão DPF.
- Verificar os tubos ou mangueiras para o sensor de pressão.
- Verificar o próprio sensor de pressão de escape.
- Prestar atenção à adequação ou quantidade de fluido de regeneração.
- Testar o módulo de controlo do motor (PCM).
Diagnosticar e resolver problemas
O diagnóstico da avaria P2458 deve começar por verificar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) do seu veículo em particular. O seu problema pode ser conhecido, o que poderá poupar-lhe tempo e dinheiro durante o diagnóstico.
Efectuar uma inspecção visual de todos os cabos e conectores relevantes associados ao sistema. Inspeccionar cuidadosamente os arneses que estão perto dos tubos de escape quentes e dos colectores.
Em seguida, ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico e recuperar quaisquer códigos de falha armazenados. Registar esta informação para diagnóstico posterior, limpar os códigos e realizar um test drive.
Se o código não se apagar imediatamente após o ensaio, verificar o nível e a qualidade do fluido de escape diesel e depois activar o sistema de regeneração DPF.
O procedimento de regeneração pode ter sido inadvertidamente interrompido por outro problema não relacionado que tenha sido rectificado. O processo de regeneração pode agora ser concluído com sucesso após a limpeza dos códigos.
Se o erro P2458 se mantiver, testar o sensor de pressão DPF com um multímetro. Se o sensor não cumprir as especificações de resistência do fabricante quando testado, deve ser substituído.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2458 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Skoda (Octavia)
- Toyota (Land Cruiser)
- Vauxhall (Insignia)
- Volkswagen (Golf)
Com o código de falha P2458 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0304, P2459, P2463, P246B, P260E.